RESUMO
Esta pesquisa tem por objeto de investigação o método construcionista cujas concepções
epistemológicas foram elaboradas por Seymour Papert – proeminente educador e matemático
sul-africano. Fundador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Papert é o teórico
mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, tendo criado, na década de 1970, a
linguagem de programação Logo. A partir da década de 1980, Papert começa a delinear seus
postulados epistemológicos sobre o construcionismo pedagógico. Tal investigação visa
constituir uma análise crítica baseada na perspectiva teórica do marxismo ontológico definido
em Marx e recuperado em Lukács. Além destes, pode-se citar contribuições teóricas de
Ponce, Suchodolski, Tonet, Saviani, Manacorda, Duarte, Mandel e Mészaros. Pesquisa
situada em um paradigma qualitativo de pesquisa, utiliza-se do materialismo históricodialético como método para esta pesquisa de caráter teórico-bibliográfico. Nesta análise,
pretende-se investigar as finalidades da educação pensadas em Papert. Outras questões que
esta investigação pretende responder são: quais os valores referenciados em seus postulados?
De qual forma o construcionismo pode contribuir para a aprendizagem? Em quais correntes
do pensamento humano ele se situa?
Palavras-chave: Construcionismo; Educação; Marxismo ontológico.