Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O CONSTRUCIONISMO DE PAPERT COMO CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA: FUNDAMENTOS PARA QUAL EDUCAÇÃO?

Autor(es):
MOTA, ÉRICO RICARD LIMA CAVALCANTE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Esta  pesquisa  tem  por  objeto  de  investigação  o  método  construcionista  cujas  concepções 
epistemológicas foram elaboradas por Seymour Papert  –  proeminente educador e matemático 
sul-africano.  Fundador  do  Massachusetts  Institute  of  Technology  (MIT),  Papert  é  o  teórico 
mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, tendo criado, na década de 1970, a 
linguagem de programação Logo. A partir da década de 1980, Papert começa a delinear seus 
postulados  epistemológicos  sobre  o  construcionismo  pedagógico.  Tal  investigação  visa 
constituir uma análise crítica  baseada na perspectiva teórica do marxismo ontológico definido 
em  Marx  e  recuperado  em  Lukács.  Além  destes,  pode-se  citar  contribuições  teóricas  de 
Ponce,  Suchodolski,  Tonet,  Saviani,  Manacorda,  Duarte,  Mandel  e  Mészaros.  Pesquisa 
situada  em  um  paradigma  qualitativo  de  pesquisa,  utiliza-se  do  materialismo  históricodialético  como  método  para  esta  pesquisa  de  caráter  teórico-bibliográfico.  Nesta  análise, 
pretende-se  investigar  as  finalidades  da  educação  pensadas  em  Papert.  Outras  questões  que 
esta investigação pretende responder são: quais os valores referenciados em seus postulados? 
De qual forma o construcionismo pode contribuir para a aprendizagem? Em quais correntes 
do pensamento humano ele se situa?
Palavras-chave: Construcionismo; Educação; Marxismo ontológico.

Abstract:
ABSTRACT
This  research  is  the  subject  of  investigation  constructionist  method  whose  epistemological 
concepts  were  developed  by  Seymour  Papert  –  educator  and  prominent  South  African 
mathematician. Founder of the Massachusetts  Institute of  Technology  (MIT), Papert is best 
known  on  the  use  of  computers  in  education,  having  theoretical,  in  the  1970s,  created  the 
Logo  programming  language.  From  the  1980s,  Papert  begins  to  outline  its  epistemological 
assumptions about the pedagogical constructionism. This research aims to provide a critical 
analysis based on the theoretical perspective of ontological Marxism in Marx and set up in 
Lukacs.  Besides  these,  one  can  cite  theoretical  contributions  of  Ponce,  Suchodolski,  Tonet, 
Saviani, Manacorda, Duarte, Mandel and Mészaros. Research located in a qualitative research 
paradigm,  we  use  the  historical-dialectical  materialism  as  a  method  for  this  research 
theoretical and bibliographical. In this analysis, we intend to investigate the aims of education 
in Papert thought. Other issues that this research intends to answer are: what values referenced 
in its principles? Which way constructionism can contribute to learning? In currents of human 
thought which it stands?
Key-words: Constructionism; Education; Ontological marxism

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOTA, ÉRICO RICARD LIMA CAVALCANTE. O CONSTRUCIONISMO DE PAPERT COMO CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA: FUNDAMENTOS PARA QUAL EDUCAÇÃO?. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1