Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO SUPERIOR E SISTEMA DE COTAS: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES NEGROS/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Autor(es):
MEDEIROS, RICHELLY BARBOSA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A discussão sobre ações afirmativas vem ganhando destaque nas últimas décadas no campo da educação, fundamentando a defesa e a adoção de sistemas de cotas para o ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas, indígenas, negros/as e de baixa renda em universidades públicas brasileiras. Nessa seara, esta dissertação reflete os resultados do estudo sobre a trajetória acadêmica de alunos/as negros/as ingressantes pelo Sistema de Cotas (Lei 12.711/2012) na Universidade Federal do Ceará – UFC. As questões norteadoras versaram sobre quem são esses jovens (histórias individuais e sociofamiliares); como são tecidas as suas relações raciais no espaço acadêmico e, por fim, como eles/as avaliam as suas vivências estudantis na formação universitária. A abordagem é qualitativa, tendo ocorrido através da aplicação do instrumental de observação, que gerou a produção de diários de campo; e de entrevista semiestruturada, com nove (9) estudantes da UFC, de cursos das áreas de humanas, ciências da saúde e engenharia. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. Este trabalho parte de diálogos na esfera da ontologia do ser social, tendo como dois principais interlocutores Karl Marx e György Lukács, a fim de situar as possibilidades e limites das políticas de ações afirmativas nos campos da emancipação política e da emancipação humana. Ademais, problematizaram-se as desigualdades raciais no contexto da formação social e histórica brasileira, com o objetivo de debater o acesso-exclusão da população negra à educação formal, do escravismo até a contemporaneidade. Verificou-se ser a relação desse segmento com tal política tensionada por questões materiais (pela distribuição desigual do trabalho e dos seus produtos) e simbólicas (o racismo, o mito da democracia racial, a teoria do branqueamento e outras discussões de efeitos perversos sobre a identidade negra e sobre as relações étnico-raciais nacionais). O racismo é, nessa lógica, avaliado como estrutural e superestrutural, por intermédio do diálogo com teorias do marxista italiano Antonio Gramsci. A partir daí, debate-se essa categoria e suas determinações sobre as relações raciais tecidas pelo alunado negro e cotista na UFC. Avaliou-se, ainda, o significado das ações afirmativas e, especialmente, do sistema de cotas, para garantir a democratização da educação superior aos/às negros/as na realidade nacional. Essa reivindicação é influenciada pelo conflito entre dois projetos em
9
disputa no país, um projeto antinegro e outro antirracista. No primeiro, nega-se a negritude, o racismo, a cultura negra e as desigualdades raciais. Já no segundo, o antirracista, tensionam-se as ações afirmativas, com vistas a defesa pela redução da distância entre negros e não-negros no acesso a direitos sociais e humanos no país. Dada a formação sócio-histórica do Brasil, ora um, ora outro avança, mesmo que, ao longo dos tempos, tenha se sobressaído o projeto antirracista. A UFC é um espaço, também, dessa disputa, que incide sobre as trajetórias acadêmicas dos/as alunos/as negros/as, ingressantes pelas cotas, podendo gerar passividade, adoecimento, sofrimento e outras respostas dessa natureza, ou, quando não, podendo instigar afirmação, denúncia e resistências.
Palavras-chave: Desigualdades raciais. Racismo. Educação. Ações Afirmativas.

Abstract:
ABSTRACT
The discussion about affirmative action has been gaining prominence in recent decades in the field of education, grounding the defense and adoption of quota systems for the entry of students from public, indigenous, black and low income schools in Brazilian public universities. In this section, this dissertation reflects the results of the study on the academic trajectory of black students entering the Quota System (Law 12.711 / 20012) at the Federal University of Ceará - UFC. The guiding questions were about who these young people are (individual and socio-family histories); How their racial relations are woven in academic space, and finally, how they evaluate their student experiences in university education. The approach is qualitative, having occurred through the application of observation instruments, generating the production of field diaries; And a semi-structured interview, with nine (9) UFC students from courses in the areas of humanities, health sciences and engineering. In addition, bibliographical and documentary research was carried out. This work is based on dialogues in the ontology of the social being, with two main interlocutors Karl Marx and György Lukács, in order to situate the possibilities and limits of affirmative action policies in the fields of political emancipation and human emancipation. In addition, racial inequalities were analyzed in the context of Brazilian social and historical formation, with the aim of discussing the access-exclusion of the black population to formal education, from slavery to contemporaneity. It has been found that this segment's relationship with such a policy is based on material issues (for the unequal distribution of labor and its products) and symbolic (racism, the myth of racial democracy, the theory of money laundering and other discussions of perverse effects on Black racial identity and national ethnic-racial relations). The cluster is, in this logic, evaluated as structural and superstructural, through the dialogue with theories of the Italian Marxist Antonio Gramsci. From then on, this category and its determinations on the racial relations woven by the black-and-share student in the UFC are debated. It was also evaluated the meaning of affirmative action, and especially of the quota system, to guarantee the democratization of higher education to the blacks in the national reality. This claim is influenced by the conflict between two disputed projects in the country, one anti-Black project and another antiracist. In the first, negritude, racism, black culture and racial inequalities are denied. Already in the second, the anti-racist, intend, affirmative actions, with a
11
view to defense by reducing the distance between blacks and non-blacks in access to social and human rights in the country. Given the socio-historical formation of Brazil, now one, and another advances, even though, over time, the anti-racist project has stood out. The UFC is also a space for this dispute, which focuses on the academic trajectories of the black students, entering the quotas, and can generate passivity, sickness, suffering and other responses of this nature, or, if not, Instigate affirmation, denunciation and resistance.
Keywords: Racial inequalities. Racism. Education. Affirmative Actions.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MEDEIROS, RICHELLY BARBOSA DE. EDUCAÇÃO SUPERIOR E SISTEMA DE COTAS: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES NEGROS/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1