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Repositório Institucional - UECE
Título:
SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO: UMA CARTOGRAFIA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE “HISTÓRIA E ENSINO” DA FECLESC/UECE.

Autor(es):
SANTOS, MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O último decênio do século XX é tomado como ponto de partida para situarmos o contexto desse estudo tendo em vista que é a partir da década de 1990 que se inicia o desenvolvimento de pesquisas voltadas à constituição dos saberes específicos da profissão docente. Em consonância com estas pesquisas, selecionamos como objeto investigativo os saberes que são mobilizados nas práticas pedagógicas dos professores da área de “História e Ensino”. A demarcação espacial recaiu sobre o curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento desta investigação foi o primeiro semestre do ano de 2016. Face ao nosso objetivo geral de compreender, por meio de uma cartografia da trajetória pessoal e profissional, como são constituídos os percursos de formação e os saberes que são mobilizados nas práticas pedagógicas dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE, escolhemos a abordagem qualitativae o estudo de caso como metodologia de pesquisa. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de Deleuze e Guattari (1995) Passos; Kastrup; Escóssia (2009); Rolnik (2014); Imbernón (2011); Nóvoa (1992); Gatti (2010); Fonseca (2003; 2009), Bittencourt (2004); Gauthieret al (1998), Monteiro (2007), Tardif (2011), Tardif e Lessard (2007), Pimenta e Anastaciou (2002); Leitinho (2008),Therrien, Dias e Leitinho (2016); Masetto (2003); Cunha (2006), Fonseca e Couto (2008), bem como outras bibliografias e dissertações. Os documentos utilizados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de História, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores da educação básica, os Projetos Pedagógicos (2003, 2006 e 2015), o Currículo Lattes dos professores, Editais de concursos; assim como, entrevistas semiestruturadas com cinco professores que ministraram/ministram as disciplinas que compõem a área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE na vigência do fluxo 2008.2, selecionado como recorte temporal. Considerando-se que todos fizeram o curso de licenciatura em História, a articulação entre a formação, os saberes e as práticas, foi percebida de modo particular, por cada um dos sujeitos. Deste modo, os professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/UECE se reportam a um repertório de saberes a serem mobilizados em suas práticas pedagógicas, contudo, nem todos os professores privilegiaram os saberes pedagógicos.
Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. Práticas pedagógicas. Professor de história. Docênciauniversitária.

Abstract:
ABSTRACT
The last decade of the twentieth century is considered as a starting point to situate the context of this study, since it is from the 1990s that the development of research facing the constitution of the specific knowledges of the teaching profession begins. On the basis of these researches, we have selected as an investigative object, the knowledge that are mobilized in the pedagogical practices of the professors in the area of "History and Teaching". The spatial demarcation did fall on the History course of the Faculty of Education, Sciences and Letters of the Central Hinterland (FECLESC). The temporal demarcation established for the development of this study, was the first semester of 2016. Faced with our general objective of understand, by means of a cartography of trajectory personal and professional, how are formed the training journey and the knowledge that are mobilized in the pedagogical practices of the teachers in the area of "History and Teaching" of FECLESC / UECE, we chose a qualitative approach and the study case as a research methodology. As a theoretical basis, we use the studies of Deleuze and Guattari (1995) Passos; Kastrup; Escóssia (2009); Rolnik (2014); Imbernón (2011); Nóvoa (1992); Gatti (2010); Fonseca (2003; 2009), Bittencourt (2004); Gauthier et al (1998), Monteiro (2007), Tardif (2011), Tardif and Lessard (2007), Pimenta and Anastaciou (2002); Leitinho (2008), Therrien, Dias and Leitinho (2016); Masetto (2003); Cunha (2006), Fonseca and Couto (2008), as well as other bibliographies and dissertations. The documents that were used were the National Curricular Guidelines (DCN) of the History courses, the National Curricular Guidelines (DCN) for the schooling of teachers of basic education, the Pedagogical Projects (2003, 2006 and 2015), the Curriculum Lattes of the professors, tender notices; as well as semi-structured interviews with five teachers, who taught / taught the disciplines that compose the history teaching area of FECLESC / UECE during the 2008.2 flow, selected as a time frame. Considering that all of them took the History graduation course, the articulation between the formation, the knowledge and the practices, was perceived in a particular form, by each one of the subjects. Thus, the professors in the area of "History and Teaching" of FECLESC / UECE refer to a repertoire of knowledge to be mobilized in their pedagogical practices, however, not all teachers have privileged the pedagogical knowledge.
Keywords: Teacher schooling. Teaching knowledge. Pedagogical practices. History teacher.University teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, MARIA TERLA SILVA CARNEIRO DOS. SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO: UMA CARTOGRAFIA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE “HISTÓRIA E ENSINO” DA FECLESC/UECE.. 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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