RESUMO
Estudos internacionais demonstraram que as crianças com Transtorno do Espectro
Autista (TEA) são mais suscetíveis a serem vítimas de bullying. Entretanto, poucos
estudos verificaram este fenômeno nacionalmente e na perspectiva de pais,
professores de Educação Física (EF) e dos próprios alunos com TEA. Este trabalho
teve como objetivo identificar o envolvimento de alunos com TEA matriculados na
rede regular de ensino com o bullying, de acordo com eles mesmos, seus pais e
seus professores de EF. Trata-se de um estudo descritivo e predominantemente
quantitativo. Este estudo envolveu 63 pais/cuidadores (97% do sexo feminino), 51
professores de EF (56,9% homens e 78% lecionando em escolas públicas) e 19
alunos com TEA com idade entre 10 e 15 anos (sendo 95% meninos). Foram
aplicados três questionários distintos com questões fechadas e abertas entres os
participantes. Os professores de EF demonstraram um maior entendimento sobre o
conceito de bullying do que pais e autistas, citandos aspectos importantes como:
agressões físicas e psicológicas, repetição e diferença de poder. Houve 30 pais
(47,6%) que disseram não saber se o filho era envolvido em bullying, mas dos 33
pais que sabiam responder, 76% indicou que o filho era vítima, 21% agressor/vítima
e 3% agressor. Já os professores afirmaram que 53% dos autistas não estavam
envolvidos no problema e 47% apontaram o autista como vítima. Por fim, 63% dos
autistas se declararam vítimas e 29% não envolvido. Estas diferenças foram
estatisticamente relevantes. Os pais apontaram como principais consequências de
ser vítima de bullying não ter vontade de ir à escola (56%) e se isolar socialmente
(52%) e sendo vitima/agressor o aumento da agressividade (71%). A principal
reação dos pais/cuidadores ao descobrirem o envolvimento dos filhos foi procurar
funcionários da escola como direção e professores. É evidente a necessidade de
programas educativos para cuidadores, autista, professores de EF e todos do
ambiente escolar para a diminuição de bullying.
Palavras Chaves: Bullying. Transtorno do Espectro Autista. Professores de
Educação Física. Inclusão Escolar.