Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM BULLYING DE ACORDO COM ELAS PRÓPRIAS, PAIS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):
FALCÃO, CARLA SAMYA NOGUEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Estudos internacionais demonstraram que as crianças com Transtorno do Espectro 
Autista (TEA) são mais suscetíveis a serem vítimas de bullying. Entretanto, poucos 
estudos verificaram este fenômeno nacionalmente e na perspectiva de pais, 
professores de Educação Física (EF) e dos próprios alunos com TEA. Este trabalho 
teve como objetivo identificar o envolvimento de alunos com TEA matriculados na 
rede regular de ensino com o bullying, de acordo com eles mesmos, seus pais e 
seus professores de EF. Trata-se de um estudo descritivo e predominantemente 
quantitativo. Este estudo envolveu 63 pais/cuidadores (97% do sexo feminino), 51 
professores de EF (56,9% homens e 78% lecionando em escolas públicas) e 19
alunos com TEA com idade entre 10 e 15 anos (sendo 95% meninos). Foram
aplicados três questionários distintos com questões fechadas e abertas entres os 
participantes. Os professores de EF demonstraram um maior entendimento sobre o 
conceito de bullying do que pais e autistas, citandos aspectos importantes como:
agressões físicas e psicológicas, repetição e diferença de poder. Houve 30 pais 
(47,6%) que disseram não saber se o filho era envolvido em bullying, mas dos 33 
pais que sabiam responder, 76% indicou que o filho era vítima, 21% agressor/vítima 
e 3% agressor. Já os professores afirmaram que 53% dos autistas não estavam 
envolvidos no problema e 47% apontaram o autista como vítima. Por fim, 63% dos 
autistas se declararam vítimas e 29% não envolvido. Estas diferenças foram 
estatisticamente relevantes. Os pais apontaram como principais consequências de 
ser vítima de bullying não ter vontade de ir à escola (56%) e se isolar socialmente
(52%) e sendo vitima/agressor o aumento da agressividade (71%). A principal 
reação dos pais/cuidadores ao descobrirem o envolvimento dos filhos foi procurar
funcionários da escola como direção e professores. É evidente a necessidade de 
programas educativos para cuidadores, autista, professores de EF e todos do 
ambiente escolar para a diminuição de bullying.
Palavras Chaves: Bullying. Transtorno do Espectro Autista. Professores de 
Educação Física. Inclusão Escolar.

Abstract:
ABSTRACT
International studies have shown that children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) 
are more likely to be bullied. However, few studies have verified this phenomenon 
nationally and from the parents’ perspective, Physical Education (PE) teachers and 
ASD students themselves. This work aimed to identify the involvement of ASD 
students enrolled in the regular school with bullying, according to themselves, their 
parents and their PE teachers. This is a descriptive and predominantly quantitative 
study. This study involved 63 parents/guardians (97% female), 51 teachers of PE
(56.9% men and 78% teaching in public schools) and 19 students with ASD between 
10 and 15 years old (95% boys). Three separate questionnaires were applied with 
closed and open questions among participants. PE teachers demonstrated a greater 
understanding of the bullying concept than parents and autistics, citing important 
aspects such as: physical and psychological aggression, repetition and power 
difference. There were 30 parents (47.6%) who said they did not know if their child 
was involved in bullying, but 33 parents who responded, 76% indicated that the child 
was a victim, 21% aggressor/victim and 3% aggressor. The teachers stated that 53% 
of the autistic children were not involved in the problem and 47% pointed the autistic 
as a victim. Finally, 63% of autistic patients were declared victims and 29% were not 
involved. These differences were statistically relevant. The parents pointed out the 
main consequences of bullying, not wanting to go to school (56%) and social 
isolation (52%) and being aggressive/aggressive (71%). The main reaction of 
parents/caregivers when they discovered their children's involvement was to look for 
school staff as principal and teachers. It is evident the need for educational programs 
for caregivers, autistic, PE teachers and all involved on school environment for 
bullying reduction.
KeyWords: Intimidation. Autism Spectrum Disorder. Teachers of Physical Education. 
School Inclusion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FALCÃO, CARLA SAMYA NOGUEIRA. ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS EM BULLYING DE ACORDO COM ELAS PRÓPRIAS, PAIS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA . 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1