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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO, TRABALHO E RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NA CHAPADA DO APODÍ – CEARÁ

Autor(es):
OLIVEIRA, MARIA JOSÉ ALVES DE FREITAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
As transformações ocorridas no mundo nas últimas décadas do século XX e início do século
XXI, decorrentes do processo de globalização, caracterizadas pela reestruturação produtiva
com base na acumulação flexível e no avanço das relações capitalistas no campo, vêm
impactando nos espaços rurais e consequentemente, na agricultura familiar camponesa. O
presente trabalho teve como objetivo analisar os processos de formação/educativos
constituídos na prática de resistência dos(as) agricultores(as) camponeses(as) frente às novas
tecnologias no contexto com o agronegócio na Chapada do Apodi, município de Limoeiro do
Norte, Ceará, no período de 2000 a 2015. Como forma de aproximar-se do objeto a
investigação de cunho qualitativo, se desenvolveu em várias fontes. Na pesquisa documental,
foram analisados documentos, projetos e leis concernentes à problemática, tanto no âmbito
municipal, como estadual e federal. Os estudos bibliográficos voltaram-se para categorias
como agricultura familiar e camponesa, fundamentando-se em Martins(1995), e
Wanderley(2009), sobre o processo de globalização e mundialização do capital foram
consultados Ianni(1997), Bauman(1999), Chesnais(1996), para reestruturação produtiva e
impactos na agricultura no Ceará e na Chapada do Apodí, foram consultados Elias(2002),
Carvalho(2014), Mendes(2014), Rigotto(2011), e Freitas(2011), e para compreensão dos
aspectos educativos nas ações dos movimentos sociais nos apoiamos em Glória Gohn(2011).
Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, conversas informais e observação
participante, com agricultores(as), representante do STTR, e participantes de movimentos
sociais. Estes dados demonstram a expropriação e exploração do território camponês da
Chapada do Apodí, pelo agronegócio, através do uso de tecnologias convencionais com
impactos danosos ao meio ambiente e à saúde humana, e das formas de organização da
produção na exploração da força de trabalho da agricultura familiar camponesa. Os dados
demonstram também que no contexto de disputa com o agronegócio, a agricultura familiar
camponesa em articulação com o Movimento 21, e com outros sujeitos individuais e
coletivos, desenvolvem práticas educativas em espaços como seminários, audiências públicas,
marchas, e através de suas práxis constroem estratégias de enfrentamento ao modelo do
agonegócio, e propõem um outro modelo de desenvolvimento baseado em outras relações
políticas, de produção e com a natureza, numa dinâmica de luta pela terra e pela sua
reprodução social.
Palavras-chave: Reestruturação produtiva. Agronegócio. Agricultura familiar camponesa.
Resistência

Abstract:
ABSTRACT
The transformations occurring in the world in the last decades of the twentieth century and
beginning of the twenty-first century, due to the globalization process, characterized by
productive restructuring based on flexible accumulation and the advance of capitalist relations
in the countryside, have impacted on rural spaces and, consequently, on Peasant family
farming. The objective of this study was to analyze the training / educational processes in
peasant farmers' resistance to new technologies in the context of agribusiness in the Chapada
do Apodi, in the municipality of Limoeiro do Norte, Ceará, in the period from 2000 to 2015.
As a way of approaching the object of qualitative research, it has developed in several
sources. In documentary research, documents, projects and laws concerning the problem were
analyzed, at the municipal, state and federal levels. The bibliographical studies turned to
categories such as family and peasant agriculture, based on Martins (1995) and Wanderley
(2009), on the process of globalization and globalization of capital were consulted Ianni
(1997), Bauman (1999), Chesnais (1996), for productive restructuring and impacts on
agriculture in Ceará and Chapada do Apodí, were consulted by Elias (2002), Carvalho (2014),
Mendes (2014), Rigotto (2011) and Freitas (2011). Understanding of educational aspects in
the actions of social movements are supported by Glória Gohn (2011). Empirical data were
collected through interviews, informal conversations and participant observation, with
farmers, STTR representative, and participants from social movements. These data
demonstrate the expropriation and exploitation of the peasant territory of Chapada do Apodí,
by agribusiness, through the use of conventional technologies with harmful impacts on the
environment and human health, and the forms of organization of production in the
exploitation of agricultural labor force Peasant family. The data also show that in the context
of a dispute with agribusiness, peasant family agriculture in articulation with Movement 21,
and with other individual and collective subjects, develop educational practices in spaces such
as seminars, public hearings, marches, and through their praxis Construct strategies to cope
with the agribusiness model, and propose another model of development based on other
political relations, production and with nature, in a dynamic of struggle for land and its social
reproduction.
Keywords: Productive Restructuring. Agribusiness. Peasant family farming. Resistance

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, MARIA JOSÉ ALVES DE FREITAS. EDUCAÇÃO, TRABALHO E RESISTÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NA CHAPADA DO APODÍ – CEARÁ. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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