RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do letramento
multimodal crítico de estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a partir de atividades de
compreensão leitora do livro didático Síntesis, nas aulas de Língua Espanhola em uma escola
pública cearense. O conceito de letramento multimodal crítico foi, aqui, definido como um
conjunto de usos e práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita multimodais, permeados
por discursos e ideologias que têm como consequência a possibilidade de empoderamento
social, e de uma postura crítica do sujeito diante dos textos multimodais lidos e vistos. O
referencial teórico que serviu de suporte para reflexões e conceitos acerca do letramento
multimodal crítico foram: Callow (2008); Predebom (2015); Kress e van Leeuwen (1996;
2006); Cassany e Castellà (2010); Newfield (2011); Janks (2012) e Walsh (2010). A
metodologia empregada foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008), que envolveu o uso de três
modelos de questionário (inicial, pós-aula e final), a aplicação de dois testes de sondagem
(inicial e final) e a análise da transcrição das falas dos estudantes conforme o modelo de
Magalhães (2000). As análises dos dados obtidos pelos instrumentos de pesquisa foram feitas,
primordialmente, a partir das dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me
framework, de Callow (2008). Os principais resultados revelam que: pela dimensão afetiva, os
estudantes pesquisados, ao término da pesquisa, já conseguiam expressar, espontaneamente,
sentimentos em relação aos textos analisados, justificando suas reações por meio de relato de
vivências e preferências; pela dimensão composicional, os estudantes empregavam, de forma
coerente e segura, nas análises das imagens dos textos multimodais alguns aspectos inerentes
à Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996; 2006), no entanto, não
conseguiram fazer a relação entre as escolhas dos elementos composicionais e as
intencionalidades dos produtores das imagens e dos textos; pela dimensão crítica, os alunos
demonstraram mais desenvoltura, pois apresentaram um maior amadurecimento críticoreflexivo, principalmente em relação aos temas, a saber: gênero feminino, movimentos
sociais, mídia, política, educação pública, arte e violência. Dessa forma, a abordagem
multimodal de Callow (2008) mostrou-se produtiva e útil para os estudantes pesquisados, por
ter promovido e iniciado um processo de desenvolvimento do letramento multimodal crítico,
nas aulas de Língua Espanhola.
Palavras-chave: Letramento multimodal crítico. Multimodalidade. Língua Espanhola.