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Repositório Institucional - UECE
Título:
INVESTIGANDO O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO DE ALUNOS DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA-CE

Autor(es):
PINHEIRO, MICHELLE SOARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta  pesquisa  teve  como  objetivo  principal  investigar  o  desenvolvimento  do  letramento 
multimodal  crítico  de  estudantes  do  3º  ano  do  Ensino  Médio,  a  partir  de  atividades  de 
compreensão leitora do livro didático  Síntesis, nas aulas de Língua Espanhola em uma escola 
pública  cearense.  O  conceito  de  letramento  multimodal  crítico  foi,  aqui, definido  como  um 
conjunto de usos e práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita multimodais, permeados 
por  discursos  e  ideologias  que  têm  como  consequência  a  possibilidade  de  empoderamento 
social,  e  de  uma  postura  crítica  do  sujeito  diante  dos  textos  multimodais  lidos  e  vistos.  O 
referencial  teórico  que  serviu  de  suporte  para  reflexões  e  conceitos  acerca  do  letramento 
multimodal  crítico  foram:  Callow  (2008);  Predebom  (2015);  Kress  e  van  Leeuwen  (1996; 
2006);  Cassany  e  Castellà  (2010);  Newfield  (2011);  Janks  (2012)  e  Walsh  (2010).  A 
metodologia empregada foi a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008), que envolveu o uso de três 
modelos  de  questionário  (inicial,  pós-aula  e  final),  a  aplicação  de  dois  testes  de  sondagem 
(inicial  e  final)  e  a  análise  da  transcrição  das  falas  dos  estudantes  conforme  o  modelo  de 
Magalhães (2000). As análises dos dados obtidos pelos instrumentos de pesquisa foram feitas, 
primordialmente,  a  partir  das  dimensões  afetiva,  composicional  e  crítica  do  Show  me 
framework, de Callow (2008). Os principais resultados revelam que: pela dimensão afetiva, os 
estudantes pesquisados, ao término da pesquisa, já conseguiam expressar, espontaneamente, 
sentimentos em relação aos textos analisados, justificando suas reações por meio de relato de 
vivências e preferências; pela dimensão composicional, os estudantes empregavam, de forma 
coerente e segura, nas análises das imagens dos textos multimodais alguns aspectos inerentes 
à  Gramática  do  Design  Visual  de  Kress  e  van  Leeuwen  (1996;  2006),  no  entanto,  não 
conseguiram  fazer  a  relação  entre  as  escolhas  dos  elementos  composicionais  e  as 
intencionalidades dos produtores das imagens e dos textos; pela dimensão crítica, os alunos 
demonstraram  mais  desenvoltura,  pois  apresentaram  um  maior  amadurecimento  críticoreflexivo,  principalmente  em  relação  aos  temas,  a  saber:  gênero  feminino,  movimentos 
sociais,  mídia,  política,  educação  pública,  arte  e  violência.  Dessa  forma,  a  abordagem 
multimodal de Callow (2008) mostrou-se produtiva e útil para os estudantes pesquisados, por 
ter promovido e iniciado um processo de desenvolvimento do letramento multimodal crítico, 
nas aulas de Língua Espanhola. 
Palavras-chave: Letramento multimodal crítico. Multimodalidade. Língua Espanhola.

Abstract:
ABSTRACT
This  thesis  aims  to  investigate  the  critical  multimodal  literacy  process  with  3rd  year  high 
school  students, based on reading comprehension activities presented in the textbook  Sintesis
for  Spanish  classes  in  a  public  school  located  in  Fortaleza,  Ceará,  Brazil.  The  concept  of 
critical  multimodal  literacy  has  been  defined  as  a  series  of  usage  and  social  practices 
involving  the  multimodal  reading  and  writing,  whereby  discourses  and  ideologies  are 
articulated –  this stance makes possible the social empowerment and a critical position of the 
subject, in relation to multimodal texts, whatever modes they are. The theoretical framework 
of this reflection and the conceptualizations of critical multimodal literacy  in which this study 
is  based  are:  Callow  (2008);  Predebom  (2015);  Kress  and  van  Leeuwen  (1996,  2006); 
Cassany  and  Castellà  (2010);  Newfield  (2011);  Janks  (2012);  Walsh  (2010).  The  adopted 
methodology  has  been  action-research  (THIOLLENT,  2008),  which  used  three  types  of 
questionnaire (the initial, after-class and final), the application  of two survey  tests (initial and 
final) and the analysis  of the  students’ speech  transcriptions, according to Magalhães (2000). 
The data analysis  collected from  the instruments of research had made mainly from  Callow’s
perspective  (2008),  considering  the  Affective,  Compositional  and  Critical  dimensions.  The 
main results  revealed  that  concerning: 1) the affective dimension, the students, at  the end of 
this  research,  could  already  express,  spontaneously,  feelings  in  relation  to  the  analyzed 
multimodal texts,  since  they were  appreciating the subject  by the means of  their experiences
and main preferences; 2) the compositional dimension, the studentsm  in analyzing the images 
of  the  multimodal  texts,  used  some  of  aspects  inherent  to  Grammar  of  Visual  Design 
(KRESS;  VAN  LEEUWEN,  1996;  2006),  although  they  had  not  related  compositional 
elements  choices  and  intentionality  of  the  authors  of  images  and  texts;  3)  the  critical 
dimension, the students had great success, because they showed a  growing  critical-reflexive 
maturation  mostly  in  themes  involving,  to  know:  the  feminine,  social  movements,  media, 
politics, public education, arts and violence. This way, the multimodal approach implemented 
in the experiment with the  participants  showed very productive and useful for promoting and 
initiating the a process of development of critical multimodal literacy in Spanish classes.
Keywords: Critical Multimodal Literacy. Multimodality. Spanish Language classes.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, MICHELLE SOARES. INVESTIGANDO O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO DE ALUNOS DE ESPANHOL DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA-CE. 2016. 317 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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