Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS NO CONTEXTO DO SUS: Investigação dos cuidados clínicos de enfermagem

Autor(es):
CABRAL, LETÍCIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O sexo entre mulheres e, suas formas de prevenção representam ainda, uma questão de difícil manejo para os clientes que são assistidos pela atenção básica e, para os próprios profissionais de saúde. Os cuidados clínicos de enfermagem nas consultas ginecológicas visam analisar acerca do cotidiano do paciente e seu histórico sexual, à fim de conhece-lo, para decidir os métodos da assistência, mediante a necessidade individual. Assim, o estudo visa responder: Quais as necessidades de atendimento à saúde das MSM no seu contexto de vulnerabilidade? Onde se faz presente a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural nessa temática? Quais os cuidados prestados pelos (as) enfermeiros (as) durante o atendimento de MSM, sob a perspectiva das mulheres? Consta de um estudo transversal, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem, quantitativa e qualitativa dos dados. Os dados foram coletados junto a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas LGBT do Estado do Ceará e, ambientes como bares; praças, com o intuito de encontrar grupos diferenciados, cumprindo com ética e responsabilidade os momentos de entrevistas e da realização de questionários. A coleta foi realizada no período de junho a setembro do de 2016, entrevista realizada com 30 mulheres dentre as 152 que responderam ao questionário. A análise foi feita a partir da triangulação de dados, os qualitativos foram analisados de acordo com a análise categorial de Bardin e o software Iramuteq, enquanto os dados quantitativos com o SPSS, versão 20 e, discutidos diante de literatura pertinente. A amostra foi constituída por MSM entre 18 e 59 anos, sendo a faixa etária de adultas jovens predominante, com 60,5%. De acordo com a análise de conteúdo, quatro categorias se fizeram presentes: Percepção da participante sobre o cuidado; Orientações recebidas respeitando a orientação sexual; Relação da participante com a saúde sexual; Dificuldades. Nesse sentido, as discussões estiveram de acordo com a percepção dessas mulheres frente a assistência prestada pelos(as) enfermeiros(as). Percebeu-se que essa população enfrenta nesse contexto, um fenômeno de dimensões sociais que envolve a mulher, sociedade e, o cenário de qual fazem parte. A percepção que tem essas mulheres sobre a assistência é marcada pela falta de informação acerca de como prevenir-se na relação, falta de apoio e acompanhamento, de ações de educação em saúde e de sentirem-se parte desse sistema. É preciso compartilhar a importância desse reconhecimento, com o intuito de reformar ou reformular esse contexto vivenciado, com vistas à garantir visibilidade e ganhar mais força na intenção de reduzir a vulnerabilidade a que essas mulheres e a população LGBT de modo geral, está exposta. As categorias surgidas do decorrer das análises, evidenciam justamente as consequências do despreparo não só profissional, mas de uma questão de cunho social e político que é o olhar para as minorias.
Palavras – chave: Política de Saúde. Homossexualidade Feminina. Cuidados de Enfermagem. Preconceito.

Abstract:
ABSTRACT
O sexo entre mulheres, suas formas de prevenção representam ainda, uma questão de manejo difícil para os clientes que são assistidos pela atenção básica e para os próprios profissionais de saúde. Os cuidados clínicos de enfermagem nas consultas ginecológicas visam analisar sobre o cotidiano do paciente e seu histórico sexual, a fim de conhece-lo, para decidir os métodos da assistência, mediante uma necessidade individual. Assim, o estudo visa respondant: Quais as necessidades de atendimento à saúde das MSM no seu contexto de vulnerabilidade? Onde está a apresentar a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural nessa temática? Quais os cuidados prestados pelos (as) enfermeiros (as) durante o atendimento de MSM, sob a perspectiva das mulheres? Consta de um estudo transversal, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem, quantitativa e qualitativa dos dados. Os dados foram coletados junto a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas LGBT do Estado do Ceará e, ambientes como bares; Praças, com intuito de encontrar grupos diferenciados, cumprindo com ética e responsabilidade os momentos de entrevistas e realização de questionários. A coleta foi realizada no período de junho de 2016, entrevista realizada com 30 mulheres dentre como 152 que responderam ao questionário. A análise foi feita a partir da triangulação de dados, os elementos qualitativos foram analisados de acordo com o estudo categorial de Bardin e o software Iramuteq, os dados quantitativos com o SPSS, versão 20 e, discutiu a literatura pertinente. A amostra foi constituída por MSM entre 18 e 59 anos, sendo uma faixa etária de adultos jovens predominante, com 60,5%. De acordo com a análise de conteúdo, quatro categorias se fazem presentes: Percepção da participação sobre o cuidado; Orientações recebidas respeitando a orientação sexual; Relação da participação com uma saúde sexual; Dificuldades. Nesse sentido, como discussões de acordo com a percepção de que as mulheres devem prestar assistência prestada pelos (as) enfermeiros (as). Percebeu-se que essa população enfrenta esse contexto, um ambiente de dimensões sociais que envolve uma mulher, uma sociedade e um cenário de qualidade. A percepção que tem as mulheres sobre uma assistência é marcada pela falta de informação sobre como prevenir-se em relação, a falta de apoio e acompanhamento, as ações de educação em saúde e de sentimento-se parte do sistema. É preciso compartilhar um valor desse reconhecimento, com intuito de reformar ou reformular esse contexto vivenciado, com vistas a garantir visibilidade e ganhar mais força na intenção de reduzir a vulnerabilidade a que são mulheres e uma população LGBT de modo geral, está exposta. Como categorias cirúrgicas de analisar, evidenciam justamente como consequências do despreparo não só profissional, mas de uma questão de cunho social e político que é o olhar para como minorias.
Key - words: Health Policy. Female Homosexuality. Nursing care. Preconception.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CABRAL, LETÍCIA DA SILVA. HOMOSSEXUALIDADES FEMININAS NO CONTEXTO DO SUS: Investigação dos cuidados clínicos de enfermagem. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1