Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MARIA NÚBIA DE ARAÚJO

Autor(es):
ARAÚJO, MARIA NÚBIA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A pesquisa, realizada na forma de dissertação, insere-se na Linha de Pesquisa Marxismo e Formação do Educador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e no Grupo de Pesquisas Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana-GPOSSHE do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário da UECE. A questão central perseguida neste estudo é a compreensão dos fundamentos históricos e filosóficos do curso de Pedagogia no Brasil e suas implicações para a formação docente, perscrutando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, seu processo de elaboração e o movimento em confronto com os determinantes históricos. Com essa finalidade, procedeu-se ao levantamento, análise e interpretação de fontes primárias e secundárias sobre a temática. O trabalho assume como referencial teórico-metodológico a abordagem ontológica do ser social desenvolvida por Marx e recuperada por Lukács. O exame do complexo da educação se deu no seio das contradições capitalistas, isto é, da relação entre o trabalho explorado e a propriedade privada. A verificação das reformas educacionais nos leva ao entendimento de que essas seguem orientações dos organismos internacionais e atendem às exigências de reprodução do capital. O texto se encontra organizado em três capítulos. O primeiro apresenta a perspectiva de análise ao abordar a relação entre história e essência humana em Marx e a superação da dicotomia entre sujeito e objeto. O segundo capítulo discorre sobre a práxis, a formação e a educação humana. Trata-se de uma abordagem sobre os elementos teóricos e filosóficos desses complexos e sua relação com a pedagogia. E o terceiro capítulo condensa o resultado da pesquisa, a partir da investigação dos documentos elucida as implicações para a formação inicial e continuada de professores, realizadas a partir de 1990. Analisa-se excertos pontuais das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n.º 1/06 (BRASIL, 2006b), do documento Professores do Brasil: impasses e desafios (2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada (BRASIL, 2015). As diretrizes para o curso de Pedagogia se organizam em torno de três conceitos: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição central, configurando-se como a base dessa formação e apresenta determinações histórico-pedagógicas de uma nova concepção de pedagogo. O perfil de pedagogo expressa uma concepção de docência ampliada e corresponde aos requisitos da sociedade capitalista ao se fundamentar nos princípios de adaptabilidade, polivalência e flexibilidade. Por fim, a investigação evidenciou a responsabilização dos professores pelo seu processo de formação, o aumento do número de cursos de pedagogia na rede privada, após a implantação das diretrizes, sobretudo, na modalidade à distância e a indicação de que a formação docente deve se realizar, preferencialmente, à distância.
Palavras-chave: Educação. Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Formação docente

Abstract:
RESUMEN
La investigación, realizada en la forma de disertación, se inserta en la Línea de Investigación Marxismo y Formación del Educador del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estatal del Ceará y en el Grupo de Investigaciones Ontología del Ser Social, Historia, Educación y Emancipación Humana-GPOSSHE del Instituto de Estudios e Investigaciones del Movimiento Obrero de UECE. La cuestión central perseguida en este estudio es la comprensión de los fundamentos históricos y filosóficos del curso de Pedagogía en Brasil y sus implicaciones para la formación docente, escrutando las Directrices Curriculares Nacionales para el curso de graduación en Pedagogía, su proceso de elaboración y el movimiento en confrontación con los determinantes históricos. Con ese fin, se procedió al levantamiento, análisis e interpretación de fuentes primarias y secundarias sobre la temática. El trabajo asume como referencial teórico-metodológico el abordaje ontológico del ser social desarrollado por Marx y recuperado por Lukács. El examen del complejo de la educación se dio en el seno de las contradicciones capitalistas, es decir, de la relación entre el trabajo explotado y la propiedad privada. La verificación de las reformas educativas nos lleva al entendimiento de que estas siguen orientaciones de los organismos internacionales y atienden a las exigencias de reproducción del capital. El texto se organiza en tres capítulos.El primero presenta la perspectiva de análisis al abordar la relación entre historia y esencia humana en Marx y la superación de la dicotomía entre sujeto y objeto. El segundo capítulo discurre sobre la praxis, la formación y la educación humana, se trata de un enfoque sobre los elementos teóricos y filosóficos de estos complejos y su relación con la pedagogía.Y el tercer capítulo condensa el resultado de la investigación, a partir de la investigación de los documentos elucida las implicaciones para la formación inicial y continuada de profesores, realizadas a partir de 1990. Se analizan extractos puntuales de las Directrices Curriculares Nacionales para el Curso de Pedagogía - Resolución CNE / CP nº 1/06 (BRASIL, 2006b), del documento Profesores de Brasil: impases y desafíos (2009) y de las nuevas Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial a nivel superior y la formación continuada (BRASIL, 2015).Las directrices para el curso de Pedagogía se organizan en torno a tres conceptos: docencia, gestión y conocimiento. La docencia ocupa una posición central, se configura como la base de esa formación y presenta determinaciones histórico-pedagógicas de una nueva concepción de pedagogo. El perfil de pedagogo expresa una concepción de docencia ampliada y corresponde a los requisitos de la sociedad capitalista al fundamentarse en los principios de adaptabilidad, polivalencia y flexibilidad. Por último, la investigación evidenció la responsabilización de los profesores por su proceso de formación, el aumento del número de cursos de pedagogía en la red privada, después de la implantación de las directrices, sobre todo, en la modalidad a distancia y la indicación de que la formación docente debe realizarse preferentemente a la distancia.
Palabras-clave: Educación. Curso de Pedagogía. Directrices Curriculares. Formación docente.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, MARIA NÚBIA DE. MARIA NÚBIA DE ARAÚJO. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1