Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INFÂNCIA E CULTURA NO MUNDO BITA: REPRESENTAÇÕES, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS.

Autor(es):
LIMA, JANINE MARA FREITAS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho  é uma análise da animação infantil  Mundo Bita  cujo conteúdo 
está  disponível  no  Youtube  e  em  outros  canais  de  compartilhamento  na  TV  e  na 
internet.  Objetivo  mostrar  como  esta  produção  brasileira,  aborda  narrativas  e  as 
representações  sobre  o  universo  infantil,  tal  como  pensado  por  distintas  ideias  e 
concepções  pedagógicas.  Para  isso  partimos  da  visão  e  construção  histórica  do 
conceito  de  infância  no  Ocidente,  passando  pela  proposição  do  ensino  e  políticas 
pensadas, em especial no Brasil para essa idade. Em  seguida analiso  a categoria 
infância, e sua relação com a noção de cultura e educação  nas dimensões (nacional, 
visual, local, popular) e como essas dinâmicas preconizam uma condição múltipla e 
diversa de “ser criança”; Por fim utilizo  o método  de  análise de conteúdo, abordo  a 
animação  Mundo  Bita,  a  partir  de  cinco  unidades  temáticas  (Ser  em  movimento; 
gênero; O fazer da imaginação; Corpo e Manifestações culturais) para assim mostrar
como o desenho se apropria e reproduz representações sobre a infância, dentro das 
especificidades  culturais,  as  quais  a  tornam  uma  realidade,  etapa,  condição 
igualmente diversa do gênero humano.
Palavras-chave: Infância. Cultura. Mundo Bita.

Abstract:
ABSTRACT
The  present  work  is  an  analysis  of  the  animation  Mundo  Bita,  whose  content  is 
available on Youtube and other channels of sharing on TV and on the Internet. Aim 
to  show  how  this  Brazilian  production  approaches  narratives  and  representations 
about  the  universe  of  children,  as  thought  by  different  ideas  and  pedagogical 
conceptions.  For  this  we  start  from  the  vision  and  historical  construction  of  the 
concept  of  childhood  in  the  West,  passing  through  the  teaching  proposition  and 
thoughtful policies, especially in Brazil for that age. Then I analyze the category of 
childhood  and  its  relation  to  the  notion  of  culture  and  education  in  the  dimensions 
(national,  visual,  local,  popular)  and  how  these  dynamics  advocate  a  multiple  and 
diverse  condition  of  being  a  child;  Finally  I  use  the  method  of  content  analysis,  I 
approach  the  animation  Mundo  Bita,  from  five  thematic  units  (Being  in  movement, 
gender,  The  making  of  the  imagination,  Body  and  cultural  Manifestations)  to  thus 
show  how  the  drawing  appropriates  and  reproduces  representations  on  childhood, 
within  the  cultural  specificities,  which  make  it  a  reality,  stage,  condition  equally 
diverse of the human kind.
Keywords: Childhood. Culture.  World Bita.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, JANINE MARA FREITAS DE. INFÂNCIA E CULTURA NO MUNDO BITA: REPRESENTAÇÕES, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS. . 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1