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Título:
ESTUDO COMPARATIVO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NAS UPAS DE FORTALEZA-CE: INTERFACE COM A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Autor(es):
TEIXEIRA, BRIGIDA LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Desde 2003, com a criação da Política Nacional de Humanização, o Sistema Único de Saúde inova para poder qualificar as práticas de gestão e de atenção em saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, também lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Então, a partir das diretrizes que norteiam a Política Nacional de Humanização (PNH), como a valorização do trabalho e do trabalhador, e a gestão participativa e democrática, dentre outras, surgiu o interesse analisar o impacto da Política Nacional de Humanização nestas unidades de saúde, nas UPAs. Trata-se de um estudo comparativo com abordagem quantitativa, com complementação do enfoque qualitativo. Objetivou-se descrever a satisfação dos profissionais da saúde da UPA, de acordo com os princípios da PNH. Especificamente, descrever as características sócio demográficas dos trabalhadores em estudo; analisar a satisfação dos profissionais da saúde das UPA quanto à estrutura, processo e resultado; descrever o conhecimento dos trabalhadores de saúde, que atuam nas UPA estudadas, sobre a PNH; discutir limites, avanços e perspectivas da PNH nas UPA em tela à luz das principais diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. O local da pesquisa foi duas Unidades de Pronto Atendimento geridas no estado do Ceará, especificamente na cidade de Fortaleza. A coleta de dados ocorreu no período de setembro e outubro de 2016, em que foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram profissionais de saúde que realizavam suas atividades laborais nas UPA de Fortaleza e que trabalhavam diretamente prestando assistência à saúde aos pacientes. Seguiu-se os preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, conforme parecer do pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (CEPEP/ISGH). Para o processamento dos dados quantitativos foi utilizado o software SPSS e para análise dos dados foi utilizada a análise de discurso. Os resultados demonstram que grande parte dos trabalhadores da UPA mostraram desconhecimento sobre a PNH; a influência da gestão na satisfação dos profissionais, mostrando diferença significativa da satisfação dos profissionais; déficit do trabalho em rede; porém, níveis elevados de satisfação nas UPA estudadas foram evidenciados em relação ao relacionamento com os colegas e trabalho em equipe. Compreende-se, portanto, que a satisfação do trabalhador é muito importante para que se tenha um tratamento humanizado. Para isso, é necessário que se coloque em prática a própria PNH.
Palavras-chave: Serviços Médicos de Emergência. Humanização da Assistência. Satisfação no Emprego.

Abstract:
ABSTRACT
Since 2003, with the creation of the National Humanization Policy, the Unified Health System innovates in order to qualify health management and health care practices. The Emergency Care Units (UPA) are part of the National Emergency and Urgency Policy, also launched in 2003 by the Ministry of Health, with the objective of integrating emergency care. Then, from the directives that guide the National Humanization Policy (PNH), such as the valorization of work and the worker and the participatory and democratic management, among others, the interest arose to analyze the impact of the National Humanization Policy in these health units, in the UPA. It is a comparative study with a quantitative approach, complementing the qualitative approach. The aim of this study was to describe the satisfaction of UPA health professionals, in accordance with the principles of the PNH. Specifically, to describe how the socio-demographic characteristics of the workers under study; to analyse the satisfaction of UPA health professionals regarding the structure, process and outcome; to describe the knowledge of the health workers, who work in the UPA studied, on the PNH; to discuss the limits, advances and perspectives of the PNH in the UPA on-screen in the light of the main guidelines recommended by the Ministry of Health. The research site was two Emergency Care Units managed in the state of Ceará, specifically in the city of Fortaleza. The data collection took place in the period of September and October of 2016, in which questionnaires were applied and semi-structured interviews were carried out. The research participants were health professionals who performed their work activities in the UPA of Fortaleza and who worked directly providing health care to the patients. The ethical precepts of the research involving human beings were followed, according to the opinion of the Research Ethics Committee of the Institute of Health and Hospital Management (CEPEP/ISGH). For the quantitative data processing, the SPSS software was used and discourse analysis was used for data analysis. The results show that a great part of the UPA workers showed a lack of knowledge about the PNH; the influence of management on the satisfaction of professionals, showing a significant difference in the satisfaction of professionals; and the deficit of networking; however, high levels of satisfaction in the UPA studied were evidenced in relation to the relationship with colleagues and teamwork. It is understood, therefore, that worker satisfaction is very important for a humanized treatment. For this, it is necessary to put into practice the PNH itself.
Keywords: Emergency Medical Services. Humanization of Assistance. Job Satisfaction.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
TEIXEIRA, BRIGIDA LIMA. ESTUDO COMPARATIVO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NAS UPAS DE FORTALEZA-CE: INTERFACE COM A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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