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Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CATEGORIAS LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NOS CURSOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE À LUZ DO ONTOMÉTODO MARXIANO/ LUKÁCSIANO

Autor(es):
SOBRINHO, TALITA LEANDRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho intenta contribuir para a formação dos comunicadores sociais, a partir da análise das categorias linguagem e comunicação, tomando como referência os Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, cuja análise foi realizada à luz do ontométodo marxiano/lukácsiano. Inicia-se o exame da problemática realizando uma revisão teórica das concepções linguagem e comunicação tendo como base a obra “A Construção do pensamento e da Linguagem” (2008) do psicólogo marxista Vigotski. Em tal autor reconhece-se a centralidade do trabalho na constituição do ser social, inaugurada por Marx e recuperada por Lukács. Segue-se com a análise ontológica do ser social, destacando o papel da linguagem e da comunicação na (re)produção social. Averígua-se o contexto de atual crise do capital e sua influência no ensino superior no Brasil. Historiciza-se a trajetória do currículo da comunicação social, desde o surgimento dos primeiros cursos nacionais, os processos legislativos, chegando aos cursos no Estado do Ceará. Verticaliza-se a análise sobre o atual desmembramento dos cursos, o qual implicou na extinção do curso de comunicação social, transformando as habilitações em cursos independentes, embora ainda pertencentes a área da comunicação. Investiga-se a presença e concepção das categorias linguagem e comunicação nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), averiguando o estatuto a elas conferido. O estudo aponta que as categorias linguagem e comunicação abordadas nos cursos em exame apresentam-se voltadas abertamente para atender às demandas do mercado, com foco explícito na gestão, desconsiderando, sobremaneira, a função dos complexos da linguagem e comunicação no processo de humanização do ser social. Há perdas de conteúdos teóricos em detrimento de técnicas para adaptar-se melhor aos novos cenários tecnológicos. Identifica-se, ademais, que sob as influências mercadológicas conferidas aos cursos, engendra-se um processo de fragmentação, de compartimentalização do conhecimento, do recuo da teoria e avanço do tecnicismo.
Palavras-chave: Linguagem. Comunicação. Ontométodo Marxiano/Lukácsiano. Crise do Capital. Ensino Superior.

Abstract:
ABSTRACT
The present work attempt to contribute to the formation of social communicators from analysis of the language and communication categories, taking as reference the Courses of Journalism and Advertising and Propaganda of the University of Fortaleza (UNIFOR). It is a theoretical, bibliographical and documentary research, whose analysis was carried out in the light of the Marxian/ Lukácsian ontomethodology.The study of the problematic begins with a theoretical revision of the conceptions of language and communication, based in the book "The Construction of Thought and Language" (2008) by the marxist psychologist Vigotski. The author acknowledges the centrality of work in the constitution of the social being, inaugurated by Marx and recovered by Lukács. It follows the ontological analysis of the social being, highlighting the function of language and communication in social (re)production. In that way, the current capital crisis and its influence on higher education in Brazil has the context explored. Historicizes the trajectory of the social communication curriculum, since the emergence of the first national courses, legislative procedures, reaching the courses in the state of Ceará. Verticalizes the analysis on the current dismemberment of the courses, which resulted in the extinction of the course of social communication, transforming specializations in independent courses, while still belonging to the area of communication. Investigates the presence and conception of the categories of language and communication in the Pedagogical Political Projects of the Advertising and Propaganda and Journalism courses of the University of Fortaleza (UNIFOR), investigating the status conferred upon them. The study points out that the language and communication categories approached in the courses under examination are openly aimed to answer the demands of the market, with an explicit focus on management, disregarding the function of the complexities of language and communication in the process of humanization of being social. There are losses of theoretical contents to give place to the techniques to adapt better to the new technological scenarios. It is also identified that, under the market influences conferred on the courses, is engendered a process of fragmentation of the of knowledge, of the retreat of the theory and the advancement of technicality.
Keywords: Language. Communication. Marxian/Lukácsiano. Ontomethod. Capital Crisis. Higher education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOBRINHO, TALITA LEANDRO. AS CATEGORIAS LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NOS CURSOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE À LUZ DO ONTOMÉTODO MARXIANO/ LUKÁCSIANO. 2017. 276 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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