Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TRABALHANDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PROCESSO FORMATIVO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autor(es):
BRANCO, MIRIAN FERREIRA COELHO CASTELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Para que os sistemas de saúde, tanto dos países desenvolvidos, quanto os em desenvolvimento, consigam vencer os desafios presentes e futuros, é preciso entre outras coisas, promover sérias transformações no modelo formador dos profissionais de saúde. No Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu para a efetivação da política de saúde, que instituiu a necessidade de profundas mudanças, tanto no campo das práticas de saúde como da formação profissional. Em relação à formação, verifica-se que o ensino dos cursos de graduação na área da saúde ainda possui caráter tecnicista, centrado em conteúdos organizados de forma dissociada, nos quais predomina o paradigma do modelo biomédico, curativista e hospitalocêntrico. A formação assim pautada repercute em desafios para a atuação dos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). Inúmeras iniciativas têm sido empreendidas como forma de promover a reorientação da formação em saúde, como a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a criação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O presente estudo aborda a formação em enfermagem e se constitui num recorte da pesquisa “Trabalhando na Atenção Primária à Saúde: encontros e desencontros entre o processo formativo e os desafios da prática profissional”. O objetivo foi analisar a prática dos enfermeiros egressos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de uma capital do nordeste brasileiro, considerando dois pré-requisitos: a graduação ter se dado norteada por currículo subsidiado pelas DCN e atuação na APS. Optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com doze enfermeiros egressos da IES no período de fevereiro a novembro de 2016. Os discursos foram organizados por meio do Software Q. S. R. Nvivo. Seguiu os preceitos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, conforme parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual sob nº 388.536. Foram parâmetros para a análise as DCN, o Pró-Saúde, a Política Nacional da Atenção Básica, a Implantação da Unidade de Saúde da Família e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A análise foi norteada pelos vetores Orientação Teórica, Cenários de Prática e Orientação Pedagógica. Verificou-se evidências relacionadas aos vetores dos eixos: Determinantes de saúde e doença; Produção de conhecimentos segundo as necessidades do SUS; Pós-graduação e educação permanente; Interação Ensino-Serviço; Diversificação dos cenários do processo de aprendizagem; Articulação dos Serviços Universitários com o SUS; Análise crítica da atenção básica; Integração do ciclo básico/ciclo profissional; Mudança metodológica. A discussão foi norteada pelos principais documentos oficiais que orientam a atuação do enfermeiro no contexto da Saúde Coletiva: Política Nacional de Atenção Básica, implantação da Unidade de Saúde da Família e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Assim, compreendeu-se que mudanças são necessárias, porém complexas, devido às influências históricas arraigadas da formação profissional, a qual a concepção biomédica, tecnicista, curativista e fragmentadora de saberes e práticas oferece impasses na implementação de novas perspectivas direcionadas a uma formação ampliada, crítica e reflexiva, pautada no compromisso ético e político com o SUS, o que é desafiador. Contudo, este desafio deve ser assumido pela IES e por seu corpo docente.
Palavras-chave: Enfermagem. Papel do Profissional de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Prática Profissional.

Abstract:
ABSTRACT
In order for health systems in both developed and developing countries to overcome present and future challenges, it is necessary, among other things, to promote serious changes in the model of health professionals. In Brazil, the creation of the Unified Health System (SUS) was given to the effectiveness of health policy, which instituted the need for profound changes, both in the field of health practices and of professional training. Regarding training, it is verified that the teaching of undergraduate courses in the health area still has a technical character, centred on content organized in a dissociated way, in which the paradigm of the biomedical, curativist and hospital-centred model prevails. The training, thus, has repercussions on the challenges faced by professionals in Primary Health Care (PHC). Numerous initiatives have been undertaken as a way to promote the reorientation of health education, such as the establishment of the National Curricular Guidelines (NCG) and the creation of the National Program for Reorientation of Vocational Training in Health (Pro-Health). This study addresses nursing education and constitutes a cut of the research "Working in Primary Health Care: meetings and disagreements between the training process and the challenges of professional practice". The aim was to analyse the practice of nurses who graduated from a Higher Education Institution (HEI) in a capital city of the Brazilian Northeast, considering two prerequisites: the graduation was guided by a curriculum subsidized by the NCG and work in the PHC. The qualitative research was chosen. Data were collected through a semi structured interview with twelve nurses from the HEI from February to November, 2016. The speeches were organized through Software Q. S. R. Nvivo. It followed the ethical precepts of the research involving human beings, according to the Committee of Ethics in Research of the State University under nº 388.536. Parameters for the analysis were NCG, Pro-Health, the National Policy for Primary Care, the implementation of the Family Health Unit and the National Policy for Permanent Health Education. The analysis was guided by the vectors Theoretical Guidance, Practice Scenarios and Pedagogical Guidance. There were evidences related to the vectors of the axes: Determinants of health and disease; Production of knowledge according to SUS needs; Postgraduate and continuing education; Teaching-Service Interaction; Diversification of the learning process scenarios; Articulation of University Services with SUS; Critical analysis of basic care; Integration of the basic cycle/professional cycle; Methodological change. The discussion was guided by the main official documents that guide the nurses' performance in the context of Collective Health: the National Primary Care Policy, the implementation of the Family Health Unit and the National Policy on Permanent Health Education. Therefore, it was understood that changes are necessary, but complex, due to the deep historical influences of professional formation, which the biomedical, technical, curative and fragmentary of knowledge and practices conception offers impasses in the implementation of new perspectives directed to an amplified, critical and reflexive formation, based on the commitment Ethical and political with the SUS, which is challenging. However, this challenge must be taken up by HEI and its faculty.
Keywords: Nursing. Nursing Professional Role. Primary Health Care. Professional Practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRANCO, MIRIAN FERREIRA COELHO CASTELO. TRABALHANDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PROCESSO FORMATIVO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1