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Repositório Institucional - UECE
Título:
CENÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ESCOLA COMO LOCUS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA?

Autor(es):
SILVA, EDILENE TELES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta investigação sobre a escola como espaço e tempo para a formação docente concebe o desenvolvimento profissional de professores como um processo multifacetado que se dá de modo contínuo e contextual. A escola é vista nesta perspectiva como um locus singular à concretização de uma ambiência que se constitua formativa para os docentes. Em decorrência disto, estudos que a concebem como uma organização social na qual os professores produzem modos de atuação profissional, transformando-a e sendo por ela transformados, serviram como subsídios teóricos fundamentais. Buscou-se respaldo nas formulações de Enguita (1991), Fullan e Hargreaves (2000), Canário (2005), Farias (2006), Lima (2011), Freitas (2012, 2014) Garcia (1999; 2009), Imbernón (2004, 2009), Oliveira-Formosinho (2009) e outros que, pela convergência com a temática, se mostraram necessários à constituição do quadro teórico. Ao buscar fundamentos metodológicos coerentes com o objeto de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso qualitativo, tendo como locus uma escola de Ensino Médio da rede estadual do Ceará, no Município de Caucaia. A função de Professor Coordenador de Área (PCA) da referida rede foi o pano de fundo para a análise das repercussões da ação formativa exercida pelo PCA no desenvolvimento profissional dos professores, em particular, da escola como locus de formação contínua. Nove professores participaram da pesquisa, sendo três no exercício da função de PCA, três atuando como coordenadores escolares e três sob a coordenação de PCAs na escola investigada. Para a coleta de dados, recorrem-se às entrevistas semiestruturadas, observação-participante e discussão de um caso de ensino. De modo geral, os casos de ensino são empregados em contextos de formação de professores tanto como estratégia formativa quanto de investigação, sendo esta última a utilizada neste estudo. A síntese interpretativa decorrente dos cruzamentos entre os dados obtidos na realidade empírica e o quadro teórico aponta como principais resultados os seguintes: a) Existe um claro descompasso do modo de atuação do PCA na realidade investigada em relação aos documentos oficiais; b) Coexistem na rede estadual do Ceará dois principais modelos de desenvolvimento profissional: um centrado nos cursos de formação e outro que privilegia a escola como locus formativo docente, inserindo-se a função de PCA neste último; c) Diversos fatores atuam como entraves à ação formativa do PCA, sendo os mais proeminentes as más condições de trabalho e de formação, bem como a política de resultados das avaliações de larga escala, que agem como elemento propulsor do fenômeno atribuído de mal-estar docente; d) Constatou-se que os docentes fazem uso de suas margens de autonomia
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relativa no sentido de tentar romper com a cultura profissional de isolamento e individualismo ainda predominante na escola, todavia, por serem ações contingentes, produzem poucos efeitos à constituição de uma cultura colaborativa que leve a escola a se constituir como um locus formativo docente.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Escola como locus de Formação. Contexto de Trabalho. Professor Coordenador de Área.

Abstract:
ABSTRACT
It establishes as its main focus of analysis the professional development of teachers who work in the last stage of Basic Education. Professional teacher development is conceived as a multifaceted process which takes place in a continuous and contextual way. The school is seen in this perspective as a singular locus to the concretization of an environment that constitutes itself as formative for the teachers. As a result, studies which conceive it as a social organization in which teachers produce ways of professional activity, transforming it and being transformed by it, served as fundamental theoretical subsidies. Support was sought in the formulations of Enguita (1991), Fullan and Hargreaves (2000), Canário (2005), Farias (2006), Lima (2011), Freitas (2012, 2014) Garcia (1999; 2009), Oliveira-Formosinho (2009) and others that, due to the convergence with the theme, were necessary for the constitution of the theoretical framework. When searching for methodological foundations consistent with the research object, the qualitative case study was chosen, having as a locus a high school of the state network of Ceará, in the municipality of Caucaia. The role of Area Coordinator Teacher (Professor Coordenador de Área - PCA) of the aforementioned network was the background for the analysis of the repercussions of the training action carried out by the PCA in the professional development of teachers, in particular of the school as a locus of continuous training. Nine teachers took part in the research, three in the exercise of PCA, three acting as school coordinators and three under the coordination of PCAs in the school under investigation. For the collection of data, semistructured interviews, participant observation and discussion of a teaching case were applied. In general, teaching cases are used in teacher training contexts, both as a training and research strategy, the latter being used in this study. The interpretative synthesis resulting from the crosses between the data obtained in the empirical reality and the theoretical framework shows the following main results: a) There is a clear mismatch of the PCA‟s way of acting in the reality investigated in relation to the official documents; b) Two main models of professional development coexist in the state network of Ceará: one centered on training courses and another that privileges the school as a teacher training locus, inserting the PCA role in the latter; c) Several factors act as obstacles to the formative action of the PCA, with the most prominent being the poor working and training conditions, as well as the policy of results with large-scale evaluations, which act as a driving force for the phenomenon attributed to the teaching uneasiness; d) It was found that teachers use their margins of relative autonomy in order to try to break with the professional
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culture of isolation and individualism still predominant in school; however, because they are contingent actions, they produce few effects to the constitution of a collaborative culture that leads the school to become a teaching locus.
Keywords: Professional Development. School as locus of Formation. Work Context. Area Coordinator Teacher.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, EDILENE TELES DA. CENÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ESCOLA COMO LOCUS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA?. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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