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Repositório Institucional - UECE
Título:
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA ELABORAÇÃO DE MEMES EM ATIVIDADES COM FINS EDUCACIONAIS

Autor(es):
GONÇALVES, CARLA JÉSSICA SEVERIANO LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O letramento digital está imerso nas práticas mais corriqueiras das pessoas, descortinando cenários que ampliam as possibilidades das interações humanas. Transitar pelas redes sociais tornou-se um prolongamento das nossas práticas de linguagem. Isso possibilita que novas exigências comunicativas estabeleçam-se e ressignifiquem determinadas práticas discursivas, na contemporaneidade, principalmente, aquelas que envolvem o ambiente digital. Assim, novos campos de pesquisa também se estabelecem a partir da inserção das tecnologias que reinterpretam e reconfiguram uma infinidade de esferas de atuação e circulação de gêneros discursivos. Como exemplo, temos os memes – textos que se configuram a partir da multimodalidade (DIONÍSIO, 2011) – e que rapidamente se apresentaram como mobilizadores de práticas sociais e discursivas diversas, envolvendo responsividade (BAKTHIN, 1979). Sendo assim, propomo- nos a descrever as práticas de letramento digital presentes no processo de elaboração dos memes, além de investigar as habilidades necessárias para a sua elaboração, bem como avaliar o potencial pedagógico dos memes. Para tanto, aplicamos uma pesquisa com alunos do primeiro semestre do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará-UECE, no campus da FAFIDAM. Para a realização de nosso intuito, os participantes foram incitados a produzir memes a partir do gênero memorial, porque precisávamos de um texto fonte que os norteasse para o desencadeamento das atividades distribuídas em várias etapas que, além de fazê-los produzir textos escritos com vieses acadêmicos, os fizesse refletirem sobre a entrada em uma comunidade acadêmica. Acrescentado a isso, norteasse-nos para a descrição de quais letramentos eram possíveis de serem observados no processo de elaboração dos memes. Baseamo-nos em letramentos digitais elencados por Dudeney, Hockly, Pegrum. (2016) e Pinheiro (2013). Para isso, trabalhamos em uma pesquisa-ação, na qual propusemos duas etapas, uma de elaboração de memorial, que foi o nosso ponto de partida para a criação de memes, e outra de memes, momento em que os participantes conheceram uma plataforma (Meme generator) para a elaboração do material. Por fim, triangulamos os dados, quando aplicamos um questionário, a fim de complementar nossas observações, que foram materializadas em anotações em diário de campo da pesquisadora. Parra isto, nos detivemos a considerar quais as habilidades relativas à elaboração de memes? Isso porque acreditamos que há uma variedade de habilidades e, portanto, uma diversidade de letramentos que podem ser identificados no processo de elaboração de memes. Como resultados, pudemos observar que a construção dos memes possibilitou a aquisição de novas práticas de letramentos, dentro de um leque de possibilidades presentes para o desenvolvimento do letramento digital, além daqueles que se apresentaram mais comuns pela inserção dos participantes já usuários de tecnologia, tais como o letramento visual, comunicacional, tecnológico, informacional, entre outros.
Palavras-chave: Práticas de letramento. Letramento digital. Memes.

Abstract:
ABSTRACT
Digital literacy is immersed in people's everyday practices, revealing broadening scenarios that broaden the possibilities of human interactions. Transiting through social networks has become an extension of our language practices. This makes it possible for new communicative requirements to establish themselves and to resignify certain discursive practices, in contemporaneity, especially those involving the digital environment. Thus, new fields of research are also established from the insertion of technologies that reinterpret and reconfigure infinity of spheres of action and circulation of discursive genres. For example, we have memes (Dionisio, 2011) - and who quickly presented themselves as mobilizers of diverse social and discursive practices, involving responsiveness (Bakhtin, 1979). Thus, we propose to describe the digital literacy practices present in the process of memes elaboration, as well as to investigate the skills necessary for its elaboration. To do so, we applied a survey with students, who are in the first semester of the course of Letters from the State University of Ceará-UECE, in the campus FAFIDAM. In order to accomplish our purpose, the participants were encouraged to produce memes from the memorial genre, because we needed a source text that would guide the triggering of the activities distributed in several stages that besides to making them produce texts with academic bias, they could reflect on entering an academic community. Added to this, we were guided to the description of which letters were possible to be observed in the process of elaboration of the memes. We are based on digital literacy chosen by Dudeney, Hockly, Pegrum. (2016) and Pinheiro (2013). For this, we worked on an action research, in which we proposed two stages, the first one an elaboration of memorial, which was our starting point for the creation of memes, in this moment the participants knew a platform (meme-generator) for the preparation of the material. And finally, we applied a questionnaire in order to complement our observations, which were materialized in journal entries in the field of the researcher. For this, we stopped to consider which skills are related to making memes? This is because we believe that there are a variety of skills and therefore a diversity of literatures that can be identified in the process of making memes. As results we could observe that the elaboration of the memes made possible the acquisition of new literacy practices, within a range of possibilities present for the development of digital literacy, in addition to those that are presented more common by the insertion of participants already users of technology, such as visual, communicational, technological, informational, among others.
Keywords: Literacy practices. Digital literacy. Memes.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GONÇALVES, CARLA JÉSSICA SEVERIANO LIMA. PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA ELABORAÇÃO DE MEMES EM ATIVIDADES COM FINS EDUCACIONAIS. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de junho de 2024

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