RESUMO
Esta dissertação apresenta uma discussão acerca dos desafios postos ao trabalho
dos assistentes sociais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Ceará (IFCE). Tem como objetivo elucidar os elementos que limitam o exercício
profissional dessa categoria, os quais dificultam a efetivação da política de
assistência estudantil no âmbito institucional. Assim, para a realização deste estudo,
opta-se pela pesquisa qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental
aprofundada e na pesquisa de campo, cujos sujeitos são os assistentes sociais do
IFCE. Para tanto, utiliza-se as técnicas do questionário, entrevista e observação
participante. A perspectiva teórica está fundamentada no método dialético marxista,
considerado o ideal para esta investigação. O estudo apresenta uma discussão
densa sobre as categorias Serviço Social, trabalho e assistência estudantil,
relacionando-as ao contexto sócio-histórico contemporâneo, de modo a dar suporte
ao entendimento ampliado ao objeto abordado. Por fim, a pesquisa mostra que os
desafios são muitos, mas que é possível articular o seu enfrentamento por meio de
uma ação coletiva da categoria de assistentes sociais, com vistas a minimizar os
impedimentos à atuação profissional, a vislumbrar a importância do seu trabalho
para viabilizar o acesso dos indivíduos à educação e a contribuir para a efetivação
dessa política como um direito universal.
Palavras-chave: Serviço Social. Trabalho. Assistência estudantil.