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Repositório Institucional - UECE
Título:
O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Autor(es):
COSTA, RENATA MARIA PAIVA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação apresenta uma discussão acerca dos desafios postos ao trabalho 
dos assistentes sociais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do 
Ceará  (IFCE).  Tem  como  objetivo  elucidar  os  elementos  que  limitam  o  exercício 
profissional  dessa  categoria,  os  quais  dificultam  a  efetivação  da  política  de 
assistência estudantil no âmbito institucional. Assim, para a realização deste estudo, 
opta-se pela pesquisa  qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental 
aprofundada e na pesquisa de campo, cujos sujeitos são os assistentes sociais do 
IFCE.  Para  tanto,  utiliza-se  as  técnicas  do  questionário,  entrevista  e  observação 
participante. A perspectiva teórica está fundamentada no método dialético marxista, 
considerado  o  ideal  para  esta  investigação.  O  estudo  apresenta  uma  discussão 
densa  sobre  as  categorias  Serviço  Social,  trabalho  e  assistência  estudantil, 
relacionando-as ao contexto sócio-histórico contemporâneo, de modo a dar suporte 
ao entendimento ampliado ao objeto abordado.  Por fim,  a pesquisa  mostra que os 
desafios são muitos, mas que é possível articular o seu enfrentamento por meio de 
uma  ação  coletiva  da  categoria  de  assistentes  sociais,  com  vistas  a  minimizar  os 
impedimentos  à  atuação  profissional,  a  vislumbrar  a  importância  do  seu  trabalho 
para viabilizar o acesso dos indivíduos à educação e a contribuir para a efetivação 
dessa política como um direito universal.
Palavras-chave: Serviço Social. Trabalho. Assistência estudantil. 

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation presents a discussion about the challenges faced by social workers 
in  the  Federal  Institute  of  Education,  Science  and  Technology  of  Ceará   (IFCE).  It 
aims to elucidate the elements that limit the professional exercise of social workers, 
which make it difficult to implement the student assistance policy in the institutional 
sphere.  Thus,  for  the  accomplishment  of  this  study,  we  opt  for  the  qualitative 
research, that based on the deep bibliographical and documental research and the 
field  research,  whose  subjects  are  the  social  workers  of  the  IFCE.  For  that,  the 
techniques of the questionnaire, interview, and participant observation are used. Th e 
theoretical perspective is based on the Marxist dialectical method, that is ideal for this 
investigation.  The  study  presents  a  dense  discussion  about  the  categories  Social 
Work,  work  and  student  assistance,  relating  them  to  the  contemporary  sociohistorical context, in order to understand the object approached.  Finally, it shows that 
the  challenges  are  many,  but  that  it  is  possible  to  face  the  difficulties  through  a 
collective  action  of  the  social  workers`  category.  This  action  aims  to  minimize 
impediments to the professional activity and to glimpse the importance of their work 
to enable the Access to education. Also, it contributes to the realization of this policy 
as a universal right.
Keywords: Social Work. Job. Student assistance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, RENATA MARIA PAIVA DA. O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE). 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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