Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERMANECER OU EVADIR DA DOCÊNCIA? ESTUDO SOBRE PERSPECTIVAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID UECE

Autor(es):
CAVALCANTE, MARIA MIKAELE DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação discute a permanência no magistério entre professores iniciantes, egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como objetivo principal, compreender os motivos que levam a permanência na profissão, considerando a relação entre a preparação para a docência e a inserção profissional na profissão. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se identificar os motivos que embasam a escolha do magistério como profissão; conhecer a perspectiva de professores iniciantes egressos do Pibid sobre a contribuição dessa experiência para sua inserção e atuação na docência, bem como na profissão; caracterizar a inserção na docência com ênfase nos aspectos que facilitam e dificultam a atuação profissional nos primeiros anos; refletir sobre as perspectivas de professores iniciantes a cerca da permanência na profissão a partir de sua inserção e atuação na docência nos primeiros anos da carreira. O referencial teórico apoiou-se nas reflexões de Garcia (2010), Farias (2012, 2013 e 2014), André (2012, 2014 e 2015) Formosinho (2009), Nóvoa (2009), Almeida, Tartune e Nunes (2014), dentre outros. O estudo é caracterizado como uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo empírica. No que se refere aos procedimentos técnicos de coleta de dados, utilizamos o levantamento bibliográfico, análise documental, o emprego de questionário eletrônico para os egressos do Pibid de Pedagogia da UECE, respondido por 50 pessoas, dentre os quais consideramos as respostas de 23 ex pibidianos, e a realização de uma conversa individual, mediada por um caso de ensino, com quatro professores iniciantes, atuantes na rede pública de ensino do Ceará. Os dados referentes ao questionário revelaram que a principal motivação dos participantes para a escolha da docência ocorreu devido ao interesse pela área, precedido pela baixa concorrência no vestibular. Com relação à participação no Pibid, apontaram como sendo uma experiência que contribuiu para a identificação com a profissão, aproximação com o contexto escolar, formação e atuação profissional. No que se refere aos desafios do início da carreira profissional foi destacado ―o saber fazer‖, a falta de apoio da comunidade escolar e a desvalorização da profissão. Quanto a perspectiva de permanência na carreira, um grupo de seis professores indicou terem dúvidas sobre se continuariam ou não atuando como docentes. As análises dos dados oriundos da conversa com os professores iniciantes, por sua vez, indicaram que os participantes sentem-se motivados a permanecer na docência, apesar de também cogitarem outras possibilidades de atuação dentro da profissão. Constatamos que a experiência no Pibid contribuiu para a formação, identificação e inserção na carreira docente, pois os professores reconheceram que
se sentem mais preparados em decorrência dessa experiência. O estudo constata, ainda, os docentes iniciantes não recebem um acompanhamento adequado. O início na carreira se revelou como um momento de muitas dúvidas, inseguras, medos e solidão. Os desafios que estes docentes enfrentam não se concentram somente no âmbito da sala de aula, eles extrapolam inclusive, os muros da escola, sendo a desvalorização o fator de maior destaque em seus depoimentos. Por outro lado, revelam que a docência tem seus prazeres, em geral, associados aos alunos, ao acompanhamento de sua evolução ou quando são por eles reconhecidos. A dificuldade em ser e permanecer sendo professor é evidente, e apesar de também apresentar seus prazeres, é preciso uma mudança efetiva. Dessa forma, esperamos que essa pesquisa possa colaborar para aprofundar e ampliar o debate sobre a formação e atuação profissional docente no país, que ainda tem muito que avançar e um longo caminho por trilhar até alcançamos uma educação com qualidade socialmente referenciada. Palavras-chave: Permanência na docência. Professores iniciantes. Pibid.

Abstract:
ABSTRACT This dissertation thesis discusses the permanence in teaching among beginning teachers, graduated from Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid (Institutional Program of the Initiation to Teaching Scholarship) of the Pedagogy course of the University of the State of Ceará (UECE). Its main objective is to understand the reasons that lead to the permanence in the profession, considering the relationship between the preparation for teaching and the professional insertion in the actual job. With regard to the specific objectives, it was sought to identify the reasons that support the choice of teaching as a profession; to know the perspective of beginning teachers who graduated from Pibid on the contribution of this experience to their insertion and performance in teaching, as well as in the profession; to characterize the insertion in the teaching with emphasis in the aspects that facilitate and difficult the professional action in the first years; to reflect on the perspectives of beginning teachers about the permanence in the profession from their insertion and acting in teaching in the first years of the career. The theoretical framework was based on the reflections of Garcia (2010), Farias (2012, 2013 and 2014), André (2012, 2014 and 2015), Formosinho (2009), Nóvoa (2009), Almeida, Tartune and Nunes, among others. The study is characterized as a research of qualitative approach, of empirical type. Regarding the technical procedures of data collection, we used the bibliographical survey, documentary analysis and an electronic questionnaire submitted to the graduates of Pedagogy at UECE, answered by 50 people, of which we consider the responses of 23 ex-pibidians , and the realization of an individual conversation, mediated by a teaching case, with four teachers who started working in the public school system. The data on the questionnaire revealed that the main motivation of the participants to choose the teaching occurred due to the interest in the area, preceded by the low competition in the vestibular. Regarding the participation in the Pibid, they pointed out as an experience that contributed to the identification with the profession, approach to the school context, training and professional performance. Regarding the challenges of the beginning of the professional career, ―know-how‖ was highlighted. Regarding the prospect of career continuation, a group of six teachers indicated that they had doubts about whether or not they would continue as teachers. The analyses of the data from the conversation with the beginning teachers, in turn, indicated that the participants feel motivated to remain in the area, although they also consider other possibilities of acting within the profession. We found that the experience in the Pibid contributed to the formation, identification and insertion in the teaching career, since the teachers recognized that they felt more prepared as a result of this
experience. The study also identified that beginning teachers do not receive adequate follow-up; the beginning of the career turned out to be a time of many doubts, insecurity, fears and loneliness. The challenges that teachers face are not only focused on the classroom, they also go beyond the walls of the school, and the devaluation of the profession is the most prominent factor in their testimonies. On the other hand, they reveal that teaching has its pleasures, in general, associated to the students, the monitoring of their evolution or when they are acknowledged by them. The difficulty in being and remaining a teacher is evident, and although it also presents its pleasures, an effective change is needed. Thus, we hope that this research can collaborate to deepen and broaden the debate about the formation and professional activity of teachers in the country, who have a long way to go until we reach an education with socially referenced quality. Key words: Permanence in teaching. Beginning teachers. Pibid.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAVALCANTE, MARIA MIKAELE DA SILVA. PERMANECER OU EVADIR DA DOCÊNCIA? ESTUDO SOBRE PERSPECTIVAS DE PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID UECE. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1