RESUMO
O estudo do ‘fanzine e a formação estética de professores do Ensino
Fundamental: constituição dialógica’ - pretendeu revelar o potencial dessa
atividade como possibilidade de constituição de saberes estéticos por
professores do Ensino Fundamental com base na produção de fanzine em uma
perspectiva dialógica. Buscou-se, então, conhecer dos professores, em relação
à estética, suas perspectivas e seus saberes, visando sempre a ampliar a sua
sensibilidade, apoiada na dialogicidade, com suporte na produção de fanzines,
a fim de que isso se reflita em suas práticas pedagógicas na escola. Este estudo
teve como categorias centrais de análise a formação de professores, prática
pedagógica, Educação Estética, dialogicidade e fanzine. Fanzine é uma espécie
de revista amadora que se caracteriza pelo seu baixo custo e pela liberdade do
autor em expressar o seu pensamento por meio de diversas linguagens. A
pesquisa desenvolvida foi uma pesquisa–ação, de abordagem qualitativa, tendo
como campo de investigação uma escola de ensino básico e, como sujeitos
participantes, seis professores da referida escola. A pesquisa de campo
compreendeu cinco encontros dialógicos. Nesses foram realizadas as seguintes
atividades: Produção de crachás; Materialização de relatos; Produção de fanzine
coletivo; Produção de fanzine individual; Momento dialógico de leituras de
fanzines. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista
semiestruturada e os registros fotográficos e de áudios dos encontros. As
análises evidenciaram que, ao final dos encontros dialógicos, os professores
ampliaram a sua sensibilidade, desenvolvendo, desde então, um olhar mais
sensível em relação ao seu ambiente físico e social, passando, inclusive, a
utilizar essa sensibilidade em suas práticas pedagógicas. O estudo também
permitiu perceber que os professores ressignificaram suas concepções sobre
Estética, e que vislumbraram no fanzine uma prática inovadora, com potencial
suficiente para ser utilizado não apenas na Educação Estética, mas também nas
mais diversas áreas do conhecimento. É possível, então, concluir que as
produções de fanzines contribuíram para a compreensão, por parte dos
participantes, do conceito e importância da Estética na Educação e na vida. Além
disso, foi sinalizada, por meio das produções de fanzine, a possibilidade da
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abordagem de temas bastante diversificados e interessantes, como é o caso da
dimensão política da Educação na conjuntura atual.
Palavras-chave: Fanzine. Estética. Dialogicidade.