Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O FANZINE E A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO DIALÓGICA

Autor(es):
MOURA, ANDRÉA SALES BRAGA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O estudo do ‘fanzine e a formação estética de professores do Ensino
Fundamental: constituição dialógica’ - pretendeu revelar o potencial dessa
atividade como possibilidade de constituição de saberes estéticos por
professores do Ensino Fundamental com base na produção de fanzine em uma
perspectiva dialógica. Buscou-se, então, conhecer dos professores, em relação
à estética, suas perspectivas e seus saberes, visando sempre a ampliar a sua
sensibilidade, apoiada na dialogicidade, com suporte na produção de fanzines,
a fim de que isso se reflita em suas práticas pedagógicas na escola. Este estudo
teve como categorias centrais de análise a formação de professores, prática
pedagógica, Educação Estética, dialogicidade e fanzine. Fanzine é uma espécie
de revista amadora que se caracteriza pelo seu baixo custo e pela liberdade do
autor em expressar o seu pensamento por meio de diversas linguagens. A
pesquisa desenvolvida foi uma pesquisa–ação, de abordagem qualitativa, tendo
como campo de investigação uma escola de ensino básico e, como sujeitos
participantes, seis professores da referida escola. A pesquisa de campo
compreendeu cinco encontros dialógicos. Nesses foram realizadas as seguintes
atividades: Produção de crachás; Materialização de relatos; Produção de fanzine
coletivo; Produção de fanzine individual; Momento dialógico de leituras de
fanzines. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a entrevista
semiestruturada e os registros fotográficos e de áudios dos encontros. As
análises evidenciaram que, ao final dos encontros dialógicos, os professores
ampliaram a sua sensibilidade, desenvolvendo, desde então, um olhar mais
sensível em relação ao seu ambiente físico e social, passando, inclusive, a
utilizar essa sensibilidade em suas práticas pedagógicas. O estudo também
permitiu perceber que os professores ressignificaram suas concepções sobre
Estética, e que vislumbraram no fanzine uma prática inovadora, com potencial
suficiente para ser utilizado não apenas na Educação Estética, mas também nas
mais diversas áreas do conhecimento. É possível, então, concluir que as
produções de fanzines contribuíram para a compreensão, por parte dos
participantes, do conceito e importância da Estética na Educação e na vida. Além
disso, foi sinalizada, por meio das produções de fanzine, a possibilidade da
9
abordagem de temas bastante diversificados e interessantes, como é o caso da
dimensão política da Educação na conjuntura atual.
Palavras-chave: Fanzine. Estética. Dialogicidade.

Abstract:
ABSTRACT
The study of 'fanzine and the aesthetic formation of elementary school teachers:
dialogic constitution' - aimed to reveal the potential of this activity as a possibility
of aesthetic knowledge by primary school teachers based on the production of
fanzine in a dialogical perspective. It was sought, therefore, to know the
professors, in relation to aesthetics, their perspectives and their knowledge,
aiming always to broaden their sensitivity, supported in the dialogicity, with
support in the production of fanzines, so that this is reflected in their practices in
the school. This study had as central categories of analysis the formation of
teachers, pedagogical practice, Aesthetic Education, dialogicity and fanzine.
Fanzine is a kind of amateur magazine that is characterized by its low cost and
the freedom of the author to express his thinking through several languages. The
research developed was an action research, with qualitative approach, having as
research field a school of basic education and, as subjects participants, six
teachers of said school. Field research comprised five dialogic encounters. In
these the following activities were carried out: Production of badges;
Materialization of reports; Production of collective fanzine; Production of
individual fanzine; Dialogical moment of readings of fanzines. The instruments of
data collection used were the semi-structured interview and the photographic and
audio records of the meetings. The analyzes showed that, at the end of the
dialogic meetings, teachers increased their sensitivity, developing, since then, a
more sensitive view of their physical and social environment, even using this
sensitivity in their pedagogical practices. The study also allowed us to perceive
that teachers re-signified their conceptions on Aesthetics, and that they
envisioned in the fanzine an innovative practice with sufficient potential to be used
not only in Aesthetic Education but also in the most diverse areas of knowledge.
It is possible, then, to conclude that the productions of fanzines contributed to the
participants' understanding of the concept and importance of Aesthetics in
Education and in life. In addition, through fanzine productions, the possibility of
approaching quite diverse and interesting themes was signaled, as is the case of
the political dimension of Education in the current conjuncture.
Keywords: Fanzine. Aesthetics. Dialogicity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURA, ANDRÉA SALES BRAGA. O FANZINE E A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTITUIÇÃO DIALÓGICA. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1