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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID EM AÇÃO: APROXIMAÇÕES À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autor(es):
ALVES, ROBERLÚCIA RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A presente dissertação, intitulada ‘Professores iniciantes egressos do PIBID em ação:
aproximações à sua prática profissional’, teve como propósito compreender como professores
iniciantes egressos do PIBID estão constituindo sua profissionalidade. De modo específico,
buscou: conhecer a perspectiva do professor iniciante egresso do PIBID acerca da sua atuação
profissional; identificar a relação que o professor iniciante estabelece entre a experiência
formativa no PIBID Pedagogia e a prática profissional nos primeiros anos de ensino na escola
pública; e, caracterizar as experiências significativas vivenciadas no início da docência que
consideram importante para o aprendizado profissional. O pano de fundo da pesquisa é o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, implementado no Brasil
em 2007. Sabe-se que a inserção profissional é um período complexo e delicado na vida de
qualquer profissional, especificamente na área da educação e, em especial, para o professor
iniciante no ambiente plurifacetado que é a escola. Os primeiros anos do ensino são marcados
por sentimentos de medo e insegurança. O estudo parte da percepção de que a participação em
programas de iniciação à docência proporciona vivências com o trabalho docente na escola
que contribuem positivamente para a aprendizagem da docência e o desenvolvimento da
profissionalidade do professor iniciante. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa,
com dados coletados por meio de grupo focal e narrativas escritas com sete professores
iniciantes, egressos do PIBID de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará – UECE que
atuam na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. A fundamentação teórica apóia-se em
autores como Garcia (1999), Huberman (1995), Contreras (2012), Vaillant e Marcelo (2012),
Nóvoa (1999, 2009 e 2012), Gonçalves (1995), Cavaco (1999), Nono (2011), entre outros, e
permitiu conhecer as diversas nuanças que permeiam o início da docência e o
desenvolvimento da profissionalidade de professores no começo da atuação profissional. Para
identificação dos participantes foi utilizado questionário online. A análise dos dados baseouse
em quatro categorias temáticas pré-definidas: ser um professor iniciante; atuação
profissional; a relação entre a experiência vivida no PIBID e a prática profissional; e as
experiências significativas para a aprendizagem da docência. Os dados revelaram que ser
professor iniciante é uma fase difícil, mesmo para um professor iniciante que participou de
um programa de iniciação à docência, e que a atuação profissional é pautada no
enfrentamento de desafios. Constatou-se que a participação no PIBID é um diferencial na vida
dos graduados participantes deste estudo, visto que oportunizou uma aproximação ao contexto
escolar e que este programa de iniciação a docência se sobrepôs à formação inicial no que diz
respeito à preparação do profissional para atuação como docente. As experiências
significativas para o aprendizado profissional desses iniciantes relacionaram-se,
prioritariamente, as vivências oferecidas pelo PIBID.
Palavras-chave: Professores iniciantes. PIBID. Profissionalidade. Prática profissional.

Abstract:
ABSTRACT
The present dissertation, entitled 'Beginner teachers egress from PIBID in action: approaches
to their professional practice', it had as a purpose to understand how beginner teachers egress
from PIBID are building their professionality. In a specific way, it sought: to know the
perspective of the beginner teacher egress from PIBID about his/her professional
performance; to identify the relation that the beginner teacher establishes between the
formative experience in PIBID Pedagogy and the professional practice in the first years of
teaching in the public school and to characterize the significant experiences witnessed at the
start of the teaching that they consider important for the professional learning. The
background of the research is the Institutional Program of scholarship of Initiation to
Teaching – “PIBID”, implemented in Brazil in 2007. It is known that the professional
insertion is a complex and delicate period in the life of any professional, specifically around
education and especially the beginner teacher with the multi-faceted environment that is the
school. The early years of teaching are marked by feelings of fear and insecurity. The study
starts from the perception that the participation in programs of initiation to teaching provides
experiences with the teaching work in the school that contribute positively to the learning of
the teaching and the development of the professionalism of the beginner teacher. The
investigation was based on the qualitative approach, with data collected through a focus group
and written narratives with seven beginner teachers from the PIBID of the Pedagogy course of
the State University of Ceará – “UECE”, that work in the municipal education network of
Fortaleza. The theoretical foundation is supported in authors like Garcia (1999), Huberman
(1995), Contreras (2012), Vaillant and Marcelo (2012), Nóvoa (1999, 2009 and 2012),
Gonçalves (1995), Cavaco (1999), Nono (2011), among others, which discuss how the first
years of teaching and the development of professionalism occur, which allowed to know the
different nuances that permeate the beginner of teaching and the development of the
professionalism of teachers at the beginner of the professional activity. For the data analysis,
it was adopted the thematic analysis proposed by Gomes (2013), understood as a method of
interpretation of meanings, that seeks to articulate the hermeneutic and dialectical
perspectives. The analysis was based on four pre-defined thematic categories: being a
beginner teacher; professional performance; the relationship between the experience lived in
PIBID and the professional practice; significant experiences for teaching learning. The data
revealed that being a beginner teacher is a difficult phase, even for a beginner teacher who
participated in a teaching initiation program and that professional performance is based on
facing challenges. It was verified that the participation in the PIBID is a differential in the life
of the graduation student who are participants in this study, seeing that, it gives an
approximation to the school context and that the program of initiation to teaching overlaps
with the initial formation with respect to the preparation of the professional to act like teacher.
The significant experiences of these beginners for the professional learning were related,
primarily, the experiences offered by the PIBID.
Key words: Beginner teachers. PIBID. Professionality. Professional practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALVES, ROBERLÚCIA RODRIGUES. PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DO PIBID EM AÇÃO: APROXIMAÇÕES À SUA PRÁTICA PROFISSIONAL. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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