RESUMO
Esta é uma pesquisa exploratória que se propôs a analisar criticamente as relações
existentes entre a reestruturação produtiva e a expansão da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como a influência dessa relação
na identidade institucional e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFCE), campus Fortaleza. Com tal finalidade, foram eleitos como objetivos
específicos: compreender os impactos da restruturação produtiva no setor público
educacional brasileiro e suas implicações nas reformas educacionais; analisar os
impactos das reformas educativas da década de 1990 na expansão dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); compreender os impactos da
expansão na identidade institucional e dos docentes do IFCE, campus Fortaleza.
Adotou-se como referencial teórico-metodológico base o materialismo histórico
dialético proposto por Marx e Engels, que possibilitou perceber e compreender que a
evolução das forças produtivas implica em mudanças nas relações de produção e
todos os complexos sociais a ela inerentes, inclusive a educação. Partindo dessa
premissa, analisou-se o fenômeno da reestruturação produtiva e suas implicações nas
reformas do estado brasileiro, dialogando com as análises de Antunes (1995), Borges
(2004), Silva (2005) e Teixeira (1996). Discutiu-se as reformas educacionais da
década de 1990 e a expansão da Rede Federal, apoiando-se nas análises em Almeida
(2012), Colombo (2008), Frigotto (2005), Libâneo (2005), Jimenez e Maia Filho (2013),
Manfredi (2002), Pacheco (2010), Ritti (2011). Recorreu-se à Antropologia Cultural, à
Sociologia e à Psicologia Social com Dubar (1997 e 2005), Hall (2000) e Ciampa (1987
e 1994) para o desenvolvimento da categoria identidade. Dialogou-se com Iza (2014)
sobre identidade docente. E consultamos Manfredi (2002), o Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFCE (2014-2018) e Santos (2017), sobre o
histórico institucional do IFCE campus Fortaleza. A primeira parte da pesquisa foi de
natureza bibliográfica e documental, explorando fontes direta e indireta, em especial
os documentos e publicações oficiais disponíveis no site da Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). Em um
segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo utilizando como técnica de
coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados professores do
IFCE campus Fortaleza e os dados foram interpretados utilizando a técnica de análise
de discurso. A análise dos discursos dos docentes flagrou a crise do processo
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identitário por que passa a instituição. Em meio à fragmentação de finalidades e
objetivos, resguarda-se o orgulho do histórico institucional, que é reposto no discurso
docente. Porém, percebe-se, também, que a retomada do investimento público no
IFCE, a manutenção do caráter da oferta pública de cursos e a ampliação da atuação
no ensino superior, favoreceram a adesão docente às pressuposições das políticas
identitárias implementadas pela expansão da Rede Federal, mesmo essa
conservando boa parte das recomendações educacionais dos organismos
multilaterais de desenvolvimento que foram rechaçadas pela própria comunidade
acadêmica nos movimentos de resistência frente às reformas da década de 1990. A
crítica atual se centra na ineficiência gerencial da implementação das novas políticas,
não mais nas suas implicações mais amplas ao projeto emancipatório da humanidade.
Palavras-chave: Reestruturação Produtiva. Expansão da Rede Federal. Identidade
Docente. IFCE.