Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EXPANSÃO DA REDE FEDERAL E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DOCENTE DO IFCE CAMPUS FORTALEZA

Autor(es):
ALMEIDA, BRUNO FERNANDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Esta é uma pesquisa exploratória que se propôs a analisar criticamente as relações
existentes entre a reestruturação produtiva e a expansão da Rede Federal de
Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como a influência dessa relação
na identidade institucional e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFCE), campus Fortaleza. Com tal finalidade, foram eleitos como objetivos
específicos: compreender os impactos da restruturação produtiva no setor público
educacional brasileiro e suas implicações nas reformas educacionais; analisar os
impactos das reformas educativas da década de 1990 na expansão dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs); compreender os impactos da
expansão na identidade institucional e dos docentes do IFCE, campus Fortaleza.
Adotou-se como referencial teórico-metodológico base o materialismo histórico
dialético proposto por Marx e Engels, que possibilitou perceber e compreender que a
evolução das forças produtivas implica em mudanças nas relações de produção e
todos os complexos sociais a ela inerentes, inclusive a educação. Partindo dessa
premissa, analisou-se o fenômeno da reestruturação produtiva e suas implicações nas
reformas do estado brasileiro, dialogando com as análises de Antunes (1995), Borges
(2004), Silva (2005) e Teixeira (1996). Discutiu-se as reformas educacionais da
década de 1990 e a expansão da Rede Federal, apoiando-se nas análises em Almeida
(2012), Colombo (2008), Frigotto (2005), Libâneo (2005), Jimenez e Maia Filho (2013),
Manfredi (2002), Pacheco (2010), Ritti (2011). Recorreu-se à Antropologia Cultural, à
Sociologia e à Psicologia Social com Dubar (1997 e 2005), Hall (2000) e Ciampa (1987
e 1994) para o desenvolvimento da categoria identidade. Dialogou-se com Iza (2014)
sobre identidade docente. E consultamos Manfredi (2002), o Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFCE (2014-2018) e Santos (2017), sobre o
histórico institucional do IFCE campus Fortaleza. A primeira parte da pesquisa foi de
natureza bibliográfica e documental, explorando fontes direta e indireta, em especial
os documentos e publicações oficiais disponíveis no site da Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). Em um
segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo utilizando como técnica de
coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados professores do
IFCE campus Fortaleza e os dados foram interpretados utilizando a técnica de análise
de discurso. A análise dos discursos dos docentes flagrou a crise do processo
5
identitário por que passa a instituição. Em meio à fragmentação de finalidades e
objetivos, resguarda-se o orgulho do histórico institucional, que é reposto no discurso
docente. Porém, percebe-se, também, que a retomada do investimento público no
IFCE, a manutenção do caráter da oferta pública de cursos e a ampliação da atuação
no ensino superior, favoreceram a adesão docente às pressuposições das políticas
identitárias implementadas pela expansão da Rede Federal, mesmo essa
conservando boa parte das recomendações educacionais dos organismos
multilaterais de desenvolvimento que foram rechaçadas pela própria comunidade
acadêmica nos movimentos de resistência frente às reformas da década de 1990. A
crítica atual se centra na ineficiência gerencial da implementação das novas políticas,
não mais nas suas implicações mais amplas ao projeto emancipatório da humanidade.
Palavras-chave: Reestruturação Produtiva. Expansão da Rede Federal. Identidade
Docente. IFCE.

Abstract:
ABSTRACT
This is an exploratory research that is aimed at critically analyzing the existing relations
between the productive restructuring and the expansion of the Professional, Scientific
and Technological Education of the Federal Network, as well as the influence of this
relationship over the institutional and faculty’s identity of the Federal Institute of
Education, Science and Technology (IFCE), Fortaleza campus. Having this objective
in mind the following specific objectives were elected: comprehending the impacts of
productive restructuring on the Brazilian educational public sector and its implications
on educational reforms; analyze the impacts of educational reforms during the 1990’s
on the expansion of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs);
comprehend the impacts of the expansion over IFCE’s institutional and faculty identity,
Fortaleza campus. It has been adopted as a fundamental theoretical framework of
reference the historic dialectic materialism proposed by Marx e Engels, which enabled
to perceive and comprehend that the evolution of the productive forces implicate in
changes in the relations of production and all the social complexes inherited to it,
including education. Taking this premise in account it has been analyzed the
phenomenon of productive restructuring and its implications on the reforms of the
Brazilian State, interacting with the analysis of Antunes(1995), Borges (2004), Silva
(2005) e Teixeira (1996). Educational reforms have been discussed during the 1990’s
and the expansion of the Federal Network supported by the analysis in Almeida (2012),
Colômbom (2008), Frigotto (2005), Libâneo (2005), Jimenez e Maia Filho (2013),
Manfredi (2002), Pacheco (2010), Ritti (2011). It has relied upon cultural anthropology,
sociology and social psychology with Dubar (1997 e 2005), Hall (2000) e Ciampa (1987
e 1994) for the development of the identity concept. It has interactions Iza (2014)
concerning faculty identity. And we have consulted Manfredi (2002), the Institutional
Plan for Development (PDI) of IFCE (2014-2018) and Santos (2017) over the
institutional history of IFCE campus Fortaleza. The first part of this research was the
bibliographical and documental nature, exploring direct and indirect fonts, in particular
the official documents and publications available on the website of the Secretariat of
Professional and Technological Education (SETEC) from the Ministry of Education
(MEC). In a second stage we have performed a field research using a data collection
technique the semi-structured interview. IFCE campus Fortaleza professors were
interviewed and the data was interpreted using discourse analysis. The analysis of the
7
faculty members discourses uncovered a crisis of the identity processes which the
institution is enduring. Amidst the fragmentation of finality and objectives, the historic
and institutional pride is shielded, which is replaced in the faculty discourse.
Nonetheless, it is noticeable as well the renewal of the public investment on IFCE, the
conservation of the nature of the public offering of courses and the amplification of
higher learning services offering, favoring the adhesion of the assumptions of the
identity policies implemented by the Federal Network, even the same is conserving a
considerable share of the educational recommendations from multilateral
development organisms which were rejected by the very academic community within
the resistance movements while facing the 1990’s reforms. The present criticism is
centered on the managerial inefficiency concerning the implementation of new policies,
no longer over its broader implications to the humanity emancipation project.
Keywords: Productive Restructuring. Expansion of Federal Network. Faculty Identity.
IFCE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, BRUNO FERNANDES. EXPANSÃO DA REDE FEDERAL E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E DOCENTE DO IFCE CAMPUS FORTALEZA. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1