Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A EDUCAÇÃO COMO UM COMPLEXO SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL DE LUKÁCS

Autor(es):
CAVALCANTE, LORENA PINHEIRO BRAGA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa objetiva proporcionar uma visão ampla acerca da natureza, da função 
social e das características do complexo educação, no seu duplo sentido: lato e estrito. A partir 
desta compreensão, fizemos um balanço desse complexo ao longo da história, percebendo os 
conflitos, contradições, limites e possibilidades, especialmente, no que se refere ao contexto 
atual, mostrando os problemas vividos nas escolas, universidades e diversas instituições de 
ensino. A pesquisa é respaldada nos fundamentos ontológicos de Marx e Lukács em busca de 
compreender a relação da educação com o trabalho, com a reprodução social e com a 
ideologia. Percebemos que o trabalho funda a educação que juntamente aos outros complexos 
e categorias sociais como a linguagem e a consciência são fundamentais para o 
desenvolvimento e reprodução dos seres sociais através de suas funções específicas. No caso 
da educação, sua função específica consiste na apropriação e no repasse dos conhecimentos, 
valores, atitudes, habilidades acumulados historicamente pelo conjunto da humanidade. Essa 
transmissão ocorre de geração a geração, não de forma linear, homogênea, mas heterogênea e 
complexa. Assim, a educação possibilita a continuidade dos conhecimentos adquiridos 
historicamente pelo gênero humano. Por meio disso, não temos necessidade, por exemplo, de 
“inventar a roda” todo dia, isso ocorre com diversas outras objetivações sociais, pelo fato de 
os conhecimentos se estenderem ao conjunto da humanidade. Neste sentido, a atividade 
educativa contribui para o progresso dos seres humanos. Não obstante, essa transmissão dos 
conhecimentos não acontece sempre de forma igualitária, a exemplo da sociedade de classes. 
Nestas, os conhecimentos são repassados de modo desigual, expressando-se de forma ainda 
mais acirrada na sociedade capitalista cuja desigualdade cresce de forma assustadora, 
especialmente, em momentos de crise. Atualmente, vivenciamos uma crise estrutural em larga 
escala que se iniciou no ano de 1970. Todavia, a educação, mesmo na sociedade capitalista, 
possibilita o progresso do ser humano, não de maneira integral, omnilateral, mas de forma 
contraditória, conflituosa, com limites, como também, com inúmeras possibilidades “criativas 
e emancipatórias”, conforme aponta Mészáros (2008). Isso ocorre pelo fato de a educação 
ser sempre um “formar e ser- formado puramente social”. Neste aspecto, o gênero humano 
está em constante processo de formação, isto é, os indivíduos estão constantemente sendo 
educados, independente se essa formação aconteça de forma natural ou planejada. Por fim, 
apresentaremos as contribuições e limites do pensamento de três autores marxistas Ivo Tonet, 
István Mészáros e Dermeval Saviani no que se refere ao complexo educação. Em seguida,faremos uma comparação da concepção ontológica desenvolvida por Gyorgy Lukács com a 
perspectiva educacional em Saviani.
Palavras-chave: Complexo Educação. Ontologia do ser social. Gyorgy Lukács.

Abstract:
ABSTRACT
The present research aims to provide a broad view of the nature, social function and 
characteristics of the complex education, in its double meaning: broad and strict. From 
this understanding, we have made a balance of this complex throughout history, 
perceiving the conflicts, contradictions, limits and possibilities, especially in the current 
context, showing the problems experienced in schools, universities and various 
educational institutions. The research is support by the ontological foundations of Marx 
and Lukács in an attempt to understand the relationship between education and work, 
social reproduction, and ideology. We perceive that the work founds education that 
together with other complexes and social categories such as language and consciousness 
are fundamental for the development and reproduction of social beings through their 
specific functions. In the case of education, its specific function consists in the 
appropriation and transfer of knowledge, values, attitudes, skills, etc. accumulated 
historically by the whole of humanity. This transmission occurs from generation to 
generation, not in a linear, homogeneous, more heterogeneous and complex way. Thus, 
education enables the continuity of the knowledge acquired historically by the human 
race. For example, we do not need to invent the wheel every day, this happens with 
several other social objectifications, because the knowledge extends to the whole of 
humanity. In this sense, educational activity contributes to the progress of human beings. 
Nevertheless, this transmission of knowledge does not always happen in an egalitarian 
way, as in the case of class society. In these, knowledge is passed on unequally, 
expressing itself even more fiercely in capitalist society whose inequality grows in a 
frightening way, especially in moments of crisis. Today, we are experiencing a large-scale 
structural crisis that began in the year 1970. However, education, even in capitalist 
society, enables human progress, not in an integral, omnilateral way, but in a way 
contradictory, conflictive way, with limits, but also, as Mészáros (2008) points out, with 
innumerable "creative and emancipatory" possibilities. This is because education is 
always a "socially formed and formed". In this respect, the human race is in constant 
process of formation, is that, individuals are constantly being educated, regardless of 
whether this formation happens in a natural or planned way. Finally, we will present the 
contributions and limits of the thought of three Marxist authors Ivo Tonet, István Mészáros and Dermeval Saviani with regard to the complex education. Next, we will 
make a comparison of the ontological conception developed by Gyorgy Lukács with the 
perspective of education in Saviani.
Keywords: Education Complex. Ontology of the social being. Gyorgy Lukács.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAVALCANTE, LORENA PINHEIRO BRAGA. A EDUCAÇÃO COMO UM COMPLEXO SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL DE LUKÁCS . 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1