Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOCENTES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autor(es):
OLIVEIRA, ARTUR BRUNO FONSECA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O estudo tem como objetivo investigar quais são os sentidos e significados docentes sobre o fracasso escolar. Busca-se dar ênfase à voz dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem e sobre seu papel quanto profissional da educação. A formação de professores é discutida com vistas a compreender sua contribuição para o enfrentamento do fracasso escolar. O trabalho é desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa e sob o referencial teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural, a qual entende que o problema deve ser estudado tomando como referência não somente como se encontra no presente momento, mas em seu histórico de desenvolvimento, partindo da gênese do processo. Além disso, todas as categorias do estudo – fracasso escolar, formação de professores, aprendizagem - são analisadas sob essa perspectiva, que leva em consideração a dialética entre o meio e o indivíduo na compreensão dos fenômenos sociais e humanos. Os sujeitos da pesquisa são professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Fortaleza que possui baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou seja, onde supostamente o fracasso escolar estaria emergindo. Para que se chegue à essência da questão colocada, foi utilizado um instrumento de complementação de frases, instrumento de fotolinguagem e entrevista semi-estruturada. O fenômeno do fracasso escolar é discutido como uma produção sócio-política da educação brasileira fazendo uma crítica às perspectivas que o compreendem como um defeito particular dos atores que compõem o cenário educacional ou do contexto social do qual fazem parte os alunos das escolas públicas. Além disso, é realizada uma discussão sobre como a formação de professores tem sido configurada para evidenciar a inadequação desta formação para a demanda escolar e para o enfrentamento dos possíveis problemas que porventura surjam, incluindo aqueles relacionados às dificuldades de ensino e aprendizagem. A formação de professores é entendida como lugar precípuo para a ressignificação de sentidos e significados, dando movimento ao processo de constituição subjetiva e identitária do professor. Um dado importante na presente pesquisa é o paradoxo encontrado na expressão das professoras participantes da pesquisas, as quais ora reduzem o problema do fracasso escolar à dimensão individual e intraescolar, ora compreendem que há um contexto político e econômico que leva à produção do fracasso escolar.
Palavras-chave: fracasso escolar, formação de professores, subjetividade docente

Abstract:
RESÚMEN
El objetivo del estudio es investigar cuáles son los sentidos y significados de los maestros acerca del fracaso escolar. Se busca enfatizar la voz de los docentes sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje y su trabajo como profesionales de la educación. Se problematiza la formación del profesorado con el fin de comprender su contribución a la lucha contra el fracaso escolar. El trabajo se desarrolló siguiendo un enfoque cualitativo con base en la teoría histórico-cultural, la cual entiende que el problema debe ser estudiado tomando como referencia no solamente cómo se encuentra en el presente momento, sino también, su historia de desarrollo. Además de eso, las categorías del estudio – fracaso escolar, formación del profesorado, aprendizaje – son analizadas bajo esta perspectiva, que considera la dialéctica entre el medio y el individuo, en la comprensión de los fenómenos sociales y humanos. Los sujetos de la investigación son maestros de enseñanza básica de una escuela pública con bajo IDEB en Fortaleza, o sea, donde se supone que el fracaso escolar estaria emergiendo. Se utilizaron algunos instrumentos de recolección de datos como complementación de frases, instrumento de fotolenguaje y entrevista semiestructurada. El fenómeno del fracaso escolar es entendido como una producción socio-política de la educación brasileña, criticando así, a las perspectivas que lo comprenden como un defecto particular de los actores que componen el escenario educativo o del contexto social del cual forman parte los alumnos de escuelas públicas. También se realiza una discusión sobre cómo la formación del profesores evidencia su inadecuación frente, a la demanda escolar y afrontamiento de problemas posibles que surjan; incluyendo los relacionados a dificultades de enseñanza y aprendizaje. La formación del profesorado es entendida como un lugar esencial para la resignificación de los sentidos y significados en el proceso de construcción subjetiva e identitaria del maestro. Un aspecto importante en este estudio, es la paradoja que se encuentra en la expresión de las profesoras participantes de la investigación. Ellas o reducen el problema del fracaso escolar a la dimensión individual e intraescolar, o entienden que hay un contexto político y económico que conduce a la producción de fracaso escolar. Palabras claves: sentido y significados, fracaso escolar, formación de profesores.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, ARTUR BRUNO FONSECA DE. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DOCENTES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1