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Repositório Institucional - UECE
Título:
CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, REFORMAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE DA REALIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SOBRAL - CE

Autor(es):
LIMA, ANA JOZA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A pesquisa, apresentada na forma de dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Marxismo e Formação do Educador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O trabalho toma como referencial teórico-metodológico a abordagem ontológica do ser social desenvolvida por Karl Marx e recuperada por Lukács. Partindo dessa perspectiva, a educação escolar contemporânea foi percebida enquanto complexo fundado nas contradições latentes da atual forma de sociabilidade: o trabalho explorado e a propriedade privada. A pesquisa teve por objetivo geral compreender os impactos das reformas educacionais no trabalho docente no ensino médio. Para atender ao objetivo traçado, a investigação analisou a realidade de professores da rede pública de ensino em Sobral - Ceará, buscando averiguar as condições de trabalho vivenciadas por estes profissionais. A metodologia consistiu em um estudo teórico acerca das reformas educacionais, as quais foram apreendidas a partir das suas mediações com o capital; e investigação empírica, realizada mediante entrevistas com professores, em busca de elucidar as implicações das reformas no âmbito do trabalho docente no cotidiano da escola. A pesquisa evidencia que as reformas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, sob o comando dos organismos internacionais, têm reformado a educação para atender as exigências do capital no contexto da crise estrutural. Neste contexto, o trabalho docente tem se notabilizado por mudanças que corroboram com a precarização e intensificação do trabalho dos professores da educação básica, especialmente no ensino médio, etapa do ensino que apresenta um quadro crítico ainda mais severo. Ao se debruçar sobre a realidade dos professores do ensino médio da rede pública em Sobral - Ceará constatou-se que estes docentes vivenciam uma série de dificuldades na realização do seu trabalho e que as mesmas refletem as mudanças proporcionadas pelas reformas através de medidas no âmbito da formação, da gestão e das condições objetivas de trabalho. De modo mais específico a análise mostra que as precárias condições de trabalho com que lidam os professores contribuem com a fragmentação e desarticulação da categoria, criando obstáculos à organização e luta por direitos da classe.
Palavras-chave: Crise Estrutural do capital. Reformas educacionais. Trabalho docente. Ensino Médio.

Abstract:
ABSTRACT
This study, presented in the form of a dissertation, is linked to the line of research on Marxism and Training for the Educator of the Post-Graduation Program in Education at the State University of Ceará - UECE. The study has the ontological approach of the social being developed by Karl Marx and recovered by Lukács as theoretical-methodological reference. Starting from this perspective, contemporary school education was perceived as a complex based on the latent contradictions of the current form of sociability: exploited labor and private property. The objective of the study was to understand the impact of educational reforms on teaching work in high school. To reach this goal, the study analyzed the reality of teachers from the public school system in Sobral, Ceará, seeking to ascertain the working conditions experienced by these professionals. The methodology consisted of a theoretical study on the educational reforms, which were apprehended from their mediations with capital; and empirical investigation, conducted through interviews with teachers, in order to elucidate the implications of the reforms in the scope of the teaching work in the daily life of the school. The study shows that the educational reforms implemented in Brazil since the 1990s, under the leadership of international organizations, have reformed education to meet the demands of capital in the context of the structural crisis. In this context, teaching work has been notable for changes that corroborate the precariousness and intensification of the teaching work in basic education, especially in secondary education, a stage of education that presents an even more severe critical scenario. When looking at the reality of high school teachers in the public schools in Sobral, Ceará, it was observed that these teachers experience a series of difficulties in the performance of their work and that they reflect the changes provided by the reforms through measures in the area of training, management and objective working conditions. More specifically, the analysis shows that the precarious working conditions faced by teachers contribute to the fragmentation and disarticulation of the category, creating obstacles to the organization and struggle for class rights.
Keywords: Structural crisis of capital. Educational reforms. Teaching work. High school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, ANA JOZA DE. CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, REFORMAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE DA REALIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM SOBRAL - CE. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 3 de março de 2021

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