Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTITUINTES DE UMA PRÁXIS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA

Autor(es):
MACHADO, EMANUEL KAÚLA SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O estudo teve por objeto o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) desenvolvido pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), sendo que o objetivo da pesquisa se restringiu em compreender os constituintes da prática do Professor Diretor de Turma (PDT) na perspectiva de uma práxis de mediação pedagógica, em uma escola estadual de ensino médio regular e uma escola estadual de educação profissional. Ao longo da pesquisa foram utilizadas as seguintes categorias de análise: formação na práxis, saberes docentes da experiência, práticas pedagógicas, mediação pedagógica e reflexividade. O trabalho com estas categorias está fundamentado em autores como Maurice Tardif (2012), Jacques Therrien (2000, 2006, 2011, 2015, 2016), Paulo Freire (1974, 1981, 1983, 1996, 1997, 2001, 2004), Alain Coulon (1995), José Pedro Boufleuer (2001), dentre outros. No campo metodológico a pesquisa procedeu com um enfoque qualitativo tipificado como estudo de caso, desenvolvida numa abordagem etnometodológica através de entrevistas e depoimentos realizados junto a oito PDTs das referidas escolas. O estudo se inicia com um histórico da função de diretor de turma, desde sua gênese, em Portugal, até o desenvolvimento e implantação do PPDT no Ceará. Os resultados da pesquisa indicam que: o perfil do Professor Diretor de Turma e os saberes necessários ao desempenho da função não estão claramente definidos no material de divulgação do projeto, sendo desconhecido por parte dos professores, que atribuem esse desconhecimento à falta de capacitações ao projeto; com base em seus saberes experienciais e através de um processo de formação na práxis, os PDTs elaboram saberes e desenvolvem competências que o auxiliam na prática pedagógica diária; os PDTs constituem-se como sujeitos de práxis, pois, conduzidos por racionalidade pedagógica fundada na razão comunicativa, refletem coletivamente sobre seu fazer pedagógico, articulando teoria e prática; o Professor Diretor de Turma é um mediador pedagógico que atua entre os vários segmentos do ambiente escolar, destacando-se a mediação entre família-escola e entre aluno-professor.
Palavras-chave: Mediação pedagógica. Saberes docentes. Saberes da experiência. Formação na práxis. Práxis pedagógica. Reflexividade.

Abstract:
ABSTRACT
The object of the study was the Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) (Project Teacher as a Class Director) developed by the Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) (Secretariat of Basic Education of the State of Ceará), being the objective of the research restricted in understanding the constituents of the practice of the Professor Diretor de Turma (PDT) (Teacher as a Class Director) in the perspective of a praxis of pedagogical mediation, in a state’s regular high school and a state school of professional education. Throughout the research the following categories of analysis were used: training in praxis, knowledge of teachers acquired through experience, pedagogical practices, pedagogical mediation and reflexivity. The choice to work with these categories was based on authors such as Maurice Tardif (2012), Jacques Therrien (2000, 2006, 2011, 2015, 2016), Paulo Freire (1974, 1981, 1983, 1996, 1997, 2001, 2004), Alain Coulon (1995), José Pedro Boufleuer (2001), among others. In the methodological field, the research proceeded with a qualitative approach typified as a case study, developed in an ethnomethodological approach through interviews and statements made with eight PDTs of the said schools. The study begins with a history of the role of the teacher as a class director, from its genesis in Portugal to the development and implementation of the PPDT in Ceará. The results of the research indicate that: the profile of the Teacher as a Class Director and the necessary knowledge to perform this function are not clearly defined in the disclosure material of the project, being unknown by the teachers, who attribute this lack of knowledge to the lack of capacitation for the project; based on their experiential knowledge and through a process of formation in praxis, the PDTs elaborate knowledge and develop skills that assist in daily pedagogical practice; the PDTs are constituted as subjects of praxis, because, led by pedagogical rationality based on communicative reason, they collectively reflect on their pedagogical work, articulating theory and practice; the Teacher as a Class Director is a pedagogical mediator who acts among the several segments of the school environment, especially in the mediation between school-family and student-teacher.
Keywords: Pedagogical mediation. Knowledge of teachers. Knowledge acquired through experience. Formation in praxis. Pedagogical praxis. Reflexivity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MACHADO, EMANUEL KAÚLA SANTOS. CONSTITUINTES DE UMA PRÁXIS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1