Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A DINÂMICA DE ADOÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM REDES.

Autor(es):
BARROS, THIAGO AYRES BARREIRA DE CAMPOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo analisar como a dinâmica de adoção de produtos
inovadores é afetada pelo comportamento do consumidor em redes. Foi feita uma
revisão de literatura buscando traçar a evolução do campo teórico da adoção da
inovação e do campo teórico do comportamento do consumidor, buscando ainda
correlacionar suas principais construções teóricas a fim de gerar um framework
teórico que pudesse correlacionar o comportamento em rede com a adoção. A
contribuição buscada por este trabalho vem da adaptação de construtos que
pudessem unir ambos campos teóricos e a operacionalização quantitativa através
de uma coleta de dados por meio de questionários (tipo survey) auto aplicados.
Os dados foram analisados a partir do uso de técnicas de modelagem de
equações estruturais utilizando-se do Partial Least Squares (PLS). Os resultados
apontam que mecanismos atitudinais relacionados ao risco impactam no
comportamento do consumidor em redes e estes, influem, a aceitação de
inovações.
Palavras-chave: Comportamento em rede. Aceitação de inovações. Modelagem
de equações estruturais.

Abstract:
ABSTRACT
This work aimed to analyze how the dynamics of adoption of innovative products is
affected by consumer behavior in networks. The literature was reviewed tracing the
evolution of both theoretical fields of innovation adoption and consumer behavior
seeking to correlate their main theoretical constructs, thus generating a theoretical
framework that associates the behavior in networks with adoption. The contribution
sought by this work is of the adaptation of constructs that could unite both
theoretical fields and quantitative operations through data collection from selfapplied
questionnaires (surveys). The data was analyzed using structural equation
modeling techniques, such as, Partial Least Squares (PLS). Results show how
attitudinal mechanisms related to risk impact consumer behavior in networks, while
the latter influence innovation acceptance.
Keywords: Network behavior. Acceptance of innovations. Modeling of structural
equations

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROS, THIAGO AYRES BARREIRA DE CAMPOS. A DINÂMICA DE ADOÇÃO DE PRODUTOS INOVADORES E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM REDES.. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1