RESUMO
Este trabalho teve como objetivo analisar como a dinâmica de adoção de produtos
inovadores é afetada pelo comportamento do consumidor em redes. Foi feita uma
revisão de literatura buscando traçar a evolução do campo teórico da adoção da
inovação e do campo teórico do comportamento do consumidor, buscando ainda
correlacionar suas principais construções teóricas a fim de gerar um framework
teórico que pudesse correlacionar o comportamento em rede com a adoção. A
contribuição buscada por este trabalho vem da adaptação de construtos que
pudessem unir ambos campos teóricos e a operacionalização quantitativa através
de uma coleta de dados por meio de questionários (tipo survey) auto aplicados.
Os dados foram analisados a partir do uso de técnicas de modelagem de
equações estruturais utilizando-se do Partial Least Squares (PLS). Os resultados
apontam que mecanismos atitudinais relacionados ao risco impactam no
comportamento do consumidor em redes e estes, influem, a aceitação de
inovações.
Palavras-chave: Comportamento em rede. Aceitação de inovações. Modelagem
de equações estruturais.