Contar, cantar e compartilhar histórias no Programa Viva a Palavra: cartografia de letramentos não escolares na Comunidade Garibaldi
Autor(es):
Abondancia, Mirian
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Esta dissertação de mestrado, situada no campo da Linguística Aplicada, teve o
objetivo de investigar as práticas de letramentos não escolares (em contações de
histórias e cirandas de leituras) realizadas por meio do Programa de Extensão Viva a
Palavra, da Universidade Estadual do Ceará, na Comunidade Garibaldi (periferia de
Fortaleza–CE), tendo como base teórico-metodológica a Pragmática Cultural
(ALENCAR, 2014, 2015) aliada à teoria da narrativa (CABRAL, 2008; BASTOS;
BIAR, 2015). De modo específico, cartografou-se as práticas de linguagem de duas
crianças e de seus familiares, a fim de demonstrar como esses usos linguísticos
podem ser vistos como letramentos de reexistência. Como metodologia, adotou-se a
cartografia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015; PASSOS; KASTRUP;
TEDESCO, 2014), acompanhando os fluxos na medida em que se produziram, junto
com as crianças, as contações de história. A partir dos resultados das entrevistas
etnográficas com as famílias dessas crianças, bem como da análise das narrativas
de histórias de vida das crianças nos momentos de interação, percebeu-se que a
contação de histórias tem fomentado a motivação pela leitura e as consequentes
mudanças nas práticas de letramento do cotidiano infantil da comunidade Garibaldi,
sendo consideradas como letramentos de reexistência.
Palavras-chave: Letramentos não escolares. Contação de histórias. Narrativa.
Pesquisa cartográfica. Reexistência.
Abstract:
This master's dissertation situated in the field of Applied Linguistics had the objective
of investigating non-school literacy practices (in storytelling and reading circuits)
carried out through the Viva a Palavra Extension Program of the Universidade
Estadual do Ceará in the Garibaldi Community (located on the periphery of Fortaleza
CE), based on the theoretical and methodological basis of the Cultural Pragmatics
(ALENCAR, 2014, 2015), allied to narrative theory (CABRAL, 2008; BASTOS; BIAR,
2015). Specifically, we mapped the language practices of two children and their
families in order to demonstrate how these linguistic uses can be viewed as
reexistence literacies. As a methodology we adopted cartography (STEPS,
KASTRUP, ESCÓSSIA, 2015, STEPS, KASTRUP, TEDESCO, 2014), following the
flows as we produced, together with the children and the storytelling. Based on the
results of the ethnographic interviews with the families of these children as well as
the analysis of the narratives of children's life histories in moments of interaction, we
noticed that storytelling has fostered motivation for reading and consequent changes
in daily literacy practices of the Garibaldi community, and can be considered as
reexistence.
Abondancia, Mirian. Contar, cantar e compartilhar histórias no Programa Viva a Palavra: cartografia de letramentos não escolares na Comunidade Garibaldi. 2018. 334 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de julho de 2025
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