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Repositório Institucional - UECE
Título:
“ONDE VOCÊ COMPROU ESSA ROUPA, TINHA PRA HOMEM?”: O VESTUÁRIO MASCULINO E RESSIGNIFICAÇÕES DOS MODELOS DE MASCULINIDADE

Autor(es):
BRANCO, CAMILA VIEIRA CASTELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
ESUMO
Com o advento da modernidade, em um mundo cada vez mais globalizado, aprende-se que
as configurações sociais vão transformando-se tão rapidamente quanto as novidades que as
mudanças trazem. No campo das relações sociais que perpassam as discussões de gênero, o
debate torna-se ainda mais flexível por saber-se que cada vez menos se pode classificar,
hierarquizar ou generalizar identidades, papéis sociais/sexuais ou até grupos sociais. No
universo masculino, ainda pouco estudado, entende-se que o homem vem ressignificando
sua forma de mostrar-se para o mundo e a maneira como ele se veste é uma das principais
formas pelas quais ele diz quem é. Tomando como referência a mudança nos estilos de
vestuário masculino, como a introdução da roupa mais apertada, colorida ou decotada, antes
mais comum somente no guarda-roupa feminino, este trabalho propõe-se a compreender
como se situa a condição masculina dos homens consumidores dos novos estilos de moda.
Além disso, busca entender como esses homens adeptos da “nova moda” se veem diante das
divergências com relação ao padrão heteronormativo do homem macho/viril que lhes é
imposto, pois acredita-se que ainda há um tipo socialmente imposto do que ele deve ou não
usar, do que é próprio do “homem de verdade” e do que não é. Através de uma pesquisa
qualitativa com entrevistas semiestruturadas com 8 (oito) homens que se encaixavam no
perfil analisado, pôde-se perceber que os homens sentem-se mais donos de si, ou seja, mais
ousados no sentido de inovar com peças no seu vestuário, porém por mais que haja uma
consciência de que o que eles vestem não os define, eles ainda são julgados e sofrem
preconceitos, o que faz com que sua posição enquanto homem seja questionada por outros
homens e por outras mulheres na sociedade. Isso os faz imaginar que existe um limite sobre
que tipo de roupa usar. Esse limite, porém, acabou mostrando-se muito individual. É
importante deixar claro que este estudo ainda é muito inicial e deve servir de base para outras
pesquisas, pois a sensação que fica é a de que o universo masculino, sobretudo diante do
deslocamento dos papéis de gênero característico da sociedade contemporânea, constitui um
campo bastante promissor ainda pouco explorado nas pesquisas que enveredam por esta
temática.
Palavras-chave: Gênero. Masculinidade. Vestuário.

Abstract:
ABSTRACT
With the advent of modernity in an increasingly globalized world one learns that social
configurations are changing as rapidly as the changes brought about by changes. In the field
of social relations that permeate gender discussions, the debate becomes even more flexible
because it is known that identities, social/sexual roles or even social groups can be classified,
hierarchized or generalized. In the masculine universe, still little studied, it is understood that
the man comes resignifying his way of showing itself to the world and the way in which he
dresses is one of the main ways in which he says who he is. Taking as a reference the change
in the styles of men's clothing, such as the introduction of the tightest clothes, colored or cut,
which is more common only in the women's wardrobe, this work intends to understand how
the masculine condition of the consumers of the new fashion styles In addition, he seeks to
understand how these "new fashion" adherents find themselves faced with divergences from
the heteronormative pattern of male / male man imposed upon them, since it is believed that
there is still a socially imposed type of what he owes or not to use, of what is proper to the
"real man" and of what is not. Through a qualitative research with semi-structured interviews
with 8 men that fit the profile analyzed, it was possible to perceive that the men feel more
owners of themselves, that is, more daring to innovate with new pieces in their clothing, but
for but there is an awareness that what they wear does not define them, they are still judged
and suffer prejudices, which causes their position as a man to be questioned by other men
and other women in society. This makes them imagine that there is a limit on what type of
clothing to wear. This limit, however, turned out to be very individual. It is important to
make clear that this study is still very initial and should serve as a basis for other research,
because the feeling is that the masculine universe, especially in view of the displacement of
the gender roles characteristic of contemporary society, constitutes a rather promising that
has not yet been explored in the researches that follow this theme.
Keywords: Gender. Masculinity. Clothing.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRANCO, CAMILA VIEIRA CASTELO. “ONDE VOCÊ COMPROU ESSA ROUPA, TINHA PRA HOMEM?”: O VESTUÁRIO MASCULINO E RESSIGNIFICAÇÕES DOS MODELOS DE MASCULINIDADE. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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