ESUMO
Com o advento da modernidade, em um mundo cada vez mais globalizado, aprende-se que
as configurações sociais vão transformando-se tão rapidamente quanto as novidades que as
mudanças trazem. No campo das relações sociais que perpassam as discussões de gênero, o
debate torna-se ainda mais flexível por saber-se que cada vez menos se pode classificar,
hierarquizar ou generalizar identidades, papéis sociais/sexuais ou até grupos sociais. No
universo masculino, ainda pouco estudado, entende-se que o homem vem ressignificando
sua forma de mostrar-se para o mundo e a maneira como ele se veste é uma das principais
formas pelas quais ele diz quem é. Tomando como referência a mudança nos estilos de
vestuário masculino, como a introdução da roupa mais apertada, colorida ou decotada, antes
mais comum somente no guarda-roupa feminino, este trabalho propõe-se a compreender
como se situa a condição masculina dos homens consumidores dos novos estilos de moda.
Além disso, busca entender como esses homens adeptos da “nova moda” se veem diante das
divergências com relação ao padrão heteronormativo do homem macho/viril que lhes é
imposto, pois acredita-se que ainda há um tipo socialmente imposto do que ele deve ou não
usar, do que é próprio do “homem de verdade” e do que não é. Através de uma pesquisa
qualitativa com entrevistas semiestruturadas com 8 (oito) homens que se encaixavam no
perfil analisado, pôde-se perceber que os homens sentem-se mais donos de si, ou seja, mais
ousados no sentido de inovar com peças no seu vestuário, porém por mais que haja uma
consciência de que o que eles vestem não os define, eles ainda são julgados e sofrem
preconceitos, o que faz com que sua posição enquanto homem seja questionada por outros
homens e por outras mulheres na sociedade. Isso os faz imaginar que existe um limite sobre
que tipo de roupa usar. Esse limite, porém, acabou mostrando-se muito individual. É
importante deixar claro que este estudo ainda é muito inicial e deve servir de base para outras
pesquisas, pois a sensação que fica é a de que o universo masculino, sobretudo diante do
deslocamento dos papéis de gênero característico da sociedade contemporânea, constitui um
campo bastante promissor ainda pouco explorado nas pesquisas que enveredam por esta
temática.
Palavras-chave: Gênero. Masculinidade. Vestuário.