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Repositório Institucional - UECE
Título:
PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS SOCIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA SOBRE O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD

Autor(es):
CRUZ, RAIMUNDA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Este estudo qualitativo apresenta reflexões críticas acerca das percepções dos sujeitos sociais
de uma escola pública do município de Fortaleza sobre o Programa Educacional de Resistência
às Drogas e à Violência – PROERD. Neste trabalho, adotei o método de estudo de caso,
conforme Yin (2001), utilizando como instrumentos para a construção dos dados: levantamento
bibliográfico e documental, observação direta, entrevista semiestruturada, fotografias,
questionário, atividade de escrita e desenho. Considerando todas as narrativas que emergiram
durante o processo de pesquisa, foi possível perceber que o PROERD consiste em um programa
cujo discurso de prevenção às drogas se aproxima da perspectiva proibicionista, conforme
Buchelle e Cruz (2008), Feffermann, Figueiredo e Adorno (2017) e Rodrigues (2017): o dizer
“não” às drogas se sobressai em detrimento de uma abordagem educativa que considere as
diversas facetas que permeiam a discussão sobre drogas, principalmente, quando se direciona
a um público infantil. A partir da pesquisa também foi possível perceber que a parceria entre
polícia, escola e família não ocorre de modo efetivo, visto que a família tem pouca participação
nas decisões sobre o processo de execução do programa e a escola não acompanha o processo
de aplicação do programa de forma sistemática, assim como também alguns profissionais da
educação desconhecem o currículo utilizado pelo programa para abordar o tema drogas e
violência.
Palavras-chave: PROERD. Prevenção. Drogas. Violência Escolar.

Abstract:
ABSTRACT
This qualitative study presents critical reflections about the perceptions of the social subjects
of a public school in a municipality of Fortaleza on the Educational Program of Resistance to
Drugs and Violence - PROERD. In this work, I adopted the case study method, according to
Yin (2001), using as tools for the data construction: bibliographic and documentary survey,
direct observation, semi-structured interview, photographs, questionnaires, writing and drawing
activities. Considering all the narratives that emerged during the research process, it was
possible to notice that PROERD consists of a program whose discourse on drug prevention
approaches to the prohibitionist perspective, according to Buchelle and Cruz (2008),
Feffermann, Figueiredo and Adorno (2017) and Rodrigues (2017): saying "no" to drugs stands
out to the detriment of an educational approach that considers the various facets that permeate
the discussion about drugs, especially when directed at a children's audience. From the research
it was also possible to notice that the partnership between the police, school and family does
not occur in an effective way, since the family has little participation in the decisions about the
process of implementation of the program and the school does not follow the process of
application of the program in a systematic way, as well as some education professionals are
unaware of the curriculum used by the program to address drugs and violence issues.
Keywords: PROERD. Prevention. Drugs. School Violence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CRUZ, RAIMUNDA COSTA. PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS SOCIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA SOBRE O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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