RESUMO
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, surgiu como política de
juventude e atualmente como modalidade EJA, vincula-se ao Ministério da Educação e
é realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação, que oferecem o
programa nos municípios. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a experiência do
Projovem Urbano na escola Antônio Alves Maia em Tabuleiro do Norte – CE,
verificando os desafios de sua implantação e desenvolvimento bem como suas
possibilidades e avanços enquanto programa da EJA de responder os anseios da
juventude participante. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para a realização
das discussões no decorrer dos capítulos, recorremos a diversos teóricos como: Abramo
(2003 e 2008), Barbosa & Carvalho (2009), Carrano (2000), Carvalho (2006), Haddad
& Di Pierro (2000), Mendes Segundo (2006), Mészáros (2007 e 2011), Santos (2009),
Saviani (2008), Silveira (2005), Sposito & Carrano (2003), Tardif (2002, 2012), entre
outros. Concluímos que mesmo com desafios na implantação do Projovem Urbano em
Tabuleiro do Norte – CE e apesar do seu desenvolvimento na cidade ter sido limitado
por acontecimentos negativos, como falta de transporte para levar os/as jovens até a
escola provocando grande evasão, o atraso da bolsa de 100 reais, mudança de escola,
falta de verbas para aulas de campo, etc. O mesmo contribuiu sim, para uma melhoria
na vida educacional dos/as educandos/as atendendo seus anseios principalmente dos/as
que concluíram o curso. Observamos também que o Projovem Urbano como um
programa inserido na modalidade EJA, carrega características próprias dos programas
dessa modalidade de ensino como a descontinuidade e evasão. Destarte, avanços como a
sala de acolhimento infantil asseguram principalmente as jovens mães a concluírem
seus estudos. Sabemos que o programa objetiva também cumprir metas para o
desenvolvimento do milênio lançadas pelos organismos internacionais, mais isso não
justifica a rejeição que ocorreu com o programa na escola onde o mesmo funcionou,
principalmente por parte da gestão escolar.
Palavras-chave: Projovem Urbano. EJA. Juventude.