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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROJOVEM URBANO: AVANÇOS E LIMITES DE UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA EJA EM TABULEIRO DO NORTE - CE

Autor(es):
COSTA, MARIA ELIONEIDE DE SOUZA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal, surgiu como política de 
juventude e atualmente como modalidade EJA, vincula-se ao Ministério da Educação e 
é realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação, que oferecem o 
programa nos municípios. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a experiência do 
Projovem Urbano na escola Antônio Alves Maia em Tabuleiro do Norte – CE, 
verificando os desafios de sua implantação e desenvolvimento bem como suas 
possibilidades e avanços enquanto programa da EJA de responder os anseios da 
juventude participante. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para a realização 
das discussões no decorrer dos capítulos, recorremos a diversos teóricos como: Abramo 
(2003 e 2008), Barbosa & Carvalho (2009), Carrano (2000), Carvalho (2006), Haddad 
& Di Pierro (2000), Mendes Segundo (2006), Mészáros (2007 e 2011), Santos (2009), 
Saviani (2008), Silveira (2005), Sposito & Carrano (2003), Tardif (2002, 2012), entre 
outros. Concluímos que mesmo com desafios na implantação do Projovem Urbano em 
Tabuleiro do Norte – CE e apesar do seu desenvolvimento na cidade ter sido limitado
por acontecimentos negativos, como falta de transporte para levar os/as jovens até a 
escola provocando grande evasão, o atraso da bolsa de 100 reais, mudança de escola, 
falta de verbas para aulas de campo, etc. O mesmo contribuiu sim, para uma melhoria 
na vida educacional dos/as educandos/as atendendo seus anseios principalmente dos/as 
que concluíram o curso. Observamos também que o Projovem Urbano como um 
programa inserido na modalidade EJA, carrega características próprias dos programas 
dessa modalidade de ensino como a descontinuidade e evasão. Destarte, avanços como a 
sala de acolhimento infantil asseguram principalmente as jovens mães a concluírem 
seus estudos. Sabemos que o programa objetiva também cumprir metas para o 
desenvolvimento do milênio lançadas pelos organismos internacionais, mais isso não 
justifica a rejeição que ocorreu com o programa na escola onde o mesmo funcionou, 
principalmente por parte da gestão escolar. 
Palavras-chave: Projovem Urbano. EJA. Juventude.

Abstract:
ABSTRACT
The Projovem Urbano is a program of the Federal Government, emerged as youth 
policy and currently as an EJA modality, is linked to the Ministry of Education and is 
carried out in partnership with the state Secretariats of Education, which offer the 
program in the municipalities. This research had the objective of analyzing the 
experience of Projovem Urbano in the Antônio Alves Maia school in Tabuleiro do 
Norte - CE, verifying the challenges of its implementation and development as well as 
its possibilities and advances as an EJA program to respond to the wishes of the 
participating youth. This is a qualitative research. In order to carry out the discussions 
during the chapters, we have used several theorists as: Abramo (2003 and 2008), 
Barbosa & Carvalho (2009), Carrano (2000), Carvalho (2006), Haddad & Di Pierro 
(2006), Mészáros (2007 and 2011), Santos (2009), Saviani (2008), Silveira (2005), 
Sposito & Carrano (2003), Tardif (2002, 2012), among others. We conclude that even 
with challenges in the implementation of Projovem Urbano in Tabuleiro do Norte - CE, 
and although its development in the city has been limited by negative events, such as a 
lack of transportation to bring young people to school causing great evasion, bag of 100 
reais, change of school, lack of funds for field lessons, etc. The same did contribute to
an improvement in the educational life of the students attending their wishes, especially 
those who finished the course. We also note that the Urban Projovem as a program 
inserted in the EJA modality, carries characteristic of the programs of this modality of 
teaching as the discontinuity and evasion. Thus, advances such as the childcare room 
mainly ensure the young mothers to complete their studies. We know that the program 
also aims to meet the millennium development goals set by the international 
organizations, but this does not justify the rejection that occurred with the program at 
the school where it worked, especially from school management.
Key words: Projovem Urbano. EJA. Youth.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
COSTA, MARIA ELIONEIDE DE SOUZA. PROJOVEM URBANO: AVANÇOS E LIMITES DE UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA EJA EM TABULEIRO DO NORTE - CE . 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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