Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A COLHEITA DA LUTA: QUATRO JANELAS PARA OS SABERES CONSTRUÍDOS NA ATUAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CRATEÚS

Autor(es):
França, Adriana Calaça de Paiva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
O presente estudo, intitulado A colheita da luta: quatro janelas para os saberes construídos
na atuação do Sindicato dos Professores de Crateús, busca filtrar, na atuação dos
profissionais do magistério municipal, os saberes desenvolvidos por meio da luta perpetrada
por esta categoria, pontuando as dimensões político educativas de construção dos sujeitos em
combatente, ávida e necessária defesa de melhorias na profissão docente, nas condições de
trabalho para o exercício do magistério, nos projetos pedagógicos e, por fim, na qualidade da
educação de caráter emancipatório, comprometida com a classe trabalhadora. A pesquisa nas
ciências humanas e sociais tem assumido papel imprescindível, em momento histórico e
social tão excludente da humanidade, em que a crise estrutural do capital atua não apenas no
processo produtivo e de consumo, mas permeia todos os espaços subjetivos da humanidade,
buscando atrelar os sujeitos ao pleno isolamento e alienação, a fim de garantir a exploração e
controle social. É na perspectiva de reavivar os valores subjetivos e humanitários como
patrimônio inviolável dos seres, difundindo as ações emancipatórias dos grupos sociais em
pleno exercício de transformação da realidade posta, que esta pesquisa se localiza, a fim de
contribuir com a classe trabalhadora. A perspectiva teórico-metodológica está embasada no
materialismo histórico e dialético da humanidade. Encontramos na etnografia a orientação
necessária para pesquisar os sujeitos inseridos no seu universo social. Nesta, escolhemos a
narrativa como elemento de ressignificação das vivências grupais e individuais dos sujeitos, a
fim de compreender os significados e aprendizagens que a luta social escreve na formação dos
seres. Destacamos quatro sujeitos (dois homens e duas mulheres) para compor suas narrativas,
tendo como fundo a dimensão educativa da luta dos professores da rede pública municipal de
Crateús, através da atuação em seu Sindicato, espaço que chamamos de janelas, onde cada um
nos permite um olhar. Para dialogar com as concepções trazidas pelos pesquisados, utilizamonos
dos estudos de MÉSZÁROS (2011), MARX (1975), FREIRE (1996;1997), GENTILI
(2008), GOHN(2011), PIMENTA (2008), GIROUX (1997) E NÒVOA (1992), dentre outros
ancorados na teoria marxista. Temos por certo que toda pesquisa científica almeja, planeja e
pressupõe, mas nunca encerra ou controla seus desdobramentos, dados os aspectos de
historicidade que lhes são inerentes, donde advém o inusitado, o novo que o caracteriza no seu
devir social, pelo desenvolvimento do processo criativo do trabalho. A pesquisa ora proposta
é de grande interesse para o coletivo dos professores, pois percebemos a oportunidade de
multiplicação de ações, valorização da luta em atuações coletivas, compreensão, reflexão e
aprimoramento dos instrumentos de defesa dos profissionais do magistério, alargados à classe
trabalhadora por serem parte dela, difusão e fortalecimento dos espaços, ações e intervenções
da luta por um mundo mais justo e igualitário através da educação.
Palavras-chave: Luta. Saberes. Conscientização.

Abstract:
ABSTRACT
This study, entitled The harvest of the struggle: four windows for the knowledge built in the
work of the Union of Teachers of Crateús, seeks to filter, in the work of the professionals of
the municipal magisterium, the knowledge developed through the struggle perpetrated by this
category, educational political dimensions of the construction of the subjects in combatant,
avid and necessary defense of improvements in the teaching profession, in the working
conditions for the exercise of teaching, in pedagogical projects and, finally, in the quality of
emancipatory education, committed to the class worker. Research in the human and social
sciences has assumed an indispensable role, in a historical and social moment so exclusive of
humanity, in which the structural crisis of capital acts not only in the productive process and
consumption, but permeates all the subjective spaces of humanity, seeking to link subject to
full isolation and alienation, in order to guarantee exploitation and social control. It is with the
prospect of reviving subjective and humanitarian values as inviolable patrimony of beings,
spreading the emancipatory actions of social groups in full exercise of transformation of the
reality put, that this research is located, in order to contribute to the working class. The
theoretical-methodological perspective is based on the historical and dialectical materialism
of humanity. We find in the ethnography the necessary orientation to research the subjects
inserted in their social universe. In this, we choose the narrative as an element of resignification
of the group and individual experiences of the subjects, in order to understand
the meanings and learning that the social struggle writes in the formation of beings. We
highlight four subjects (two men and two women) to compose their narratives, having as
background the educational dimension of the struggle of the teachers of the municipal public
network of Crateús, acting through their Union, space that we call windows, where each one
allows us a look. In order to have a dialogue with the conceptions brought by the respondents,
we use the studies of MÉSZÁROS (2011), MARX (1975), FREIRE (1996; 1997), GENTILI
(2008), GOHN (2011), PIMENTA (2008), GIROUX (1997) AND NÒVOA (1992), among
others anchored in Marxist theory. We are sure that all scientific research aims, plans and
presupposes, but never closes or controls its unfolding, given the aspects of historicity that are
inherent to them, from which comes the unusual, the new that characterizes it in its social
development, by the development of the process creative work. The research proposed here is
of great interest to the teachers' collective, since we perceive the opportunity to multiply
actions, valorization of the struggle in collective actions, understanding, reflection and
improvement of the instruments of defense of the teaching profession, extended to the
working class because they are part of it, the diffusion and strengthening of the spaces, actions
and interventions of the struggle for a more just and egalitarian world through education.
Keywords: Fight. Knowledge. Awareness.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
França, Adriana Calaça de Paiva. A COLHEITA DA LUTA: QUATRO JANELAS PARA OS SABERES CONSTRUÍDOS NA ATUAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CRATEÚS. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1