Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA VISÃO DE ALUNOS, PROFESSORA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EEF ANA XAVIER LOPES (RUSSAS-CE)

Autor(es):
SILVA, LÚCIA MARIA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Fruto da luta histórica do movimento negro brasileiro, pelo direito de serem reconhecidos na 
formação e contribuição da cultura nacional, no ano de 2003, promoveu-se, com a sanção da 
Lei 10.639/2003, importante alteração na LDB/1996. Para além dos afro-brasileiros, a medida 
acabou por favorecer os demais segmentos étnico-raciais que compõem a sociedade brasileira. 
Partindo, portanto, dessa realidade, nossa investigação tem por objetivo analisar a efetividade 
da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do Ensino da História e da Cultura afro￾brasileira e africana no currículo do Ensino Fundamental, como um processo de construção 
que envolve, no ambiente da escola, variados níveis de tensão, dada a diversidade cultural na 
qual, professores e alunos, principais atores de nossa pesquisa, se acham inseridos. O recorte 
espacial e empírico é demarcado pela Escola Municipal Ana Xavier Lopes, situada no Bairro 
Planalto da Bela Vista, na cidade de Russas-CE. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa 
tem seu desenvolvimento marcado pela abordagem qualitativa, através da realização de doze 
entrevistas, assim distribuídas: uma professora, um Coordenador Pedagógico e dez alunos do 
9º Ano. No que se refere aos pressupostos de natureza teórica, a pesquisa acolhe o diálogo 
com diversos autores que abordam/discutem a temática em questão, entre outros que lhes são 
transversais. A pesquisa, em sua fase de organização, obedeceu ao cruzamento e análise dos 
conteúdos/dados coletados nas entrevistas, cujos resultados nos evidenciaram duas 
problemáticas: 1) O currículo, apresentado no Projeto Político-Pedagógico da escola, não 
contempla as temáticas/problemáticas relacionadas à diversidade cultural como algo 
valorativo e indispensável dentro do processo de formação do jovem-cidadão; 2) De modo 
mais específico, não se identificou nenhuma atividade relativa ao estudo Lei 10.639/2003, de 
maneira a possibilitar, no ambiente escolar, a formação continuada dos docentes, culminando 
no não cumprimento das diretrizes norteadoras da referida lei.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Professor. Aluno. História. Cultura Afro-brasileira e 
Africana.

Abstract:
ABSTRACT
As a result of the historical struggle of the Brazilian black movement, for the right to be 
recognized in the formation and contribution of the national culture, in 2003, a major change 
in LDB / 1996 was promoted, with the enactment of Law 10.639 / 2003. In addition to Afro￾Brazilians, the measure ended up favoring the other ethnic-racial segments that make up 
Brazilian society. Based on this reality, our investigation aims to analyze the effectiveness of 
Law 10.639 / 2003, which deals with the obligation of Teaching History and Afro-Brazilian 
and African Culture in the curriculum of Primary Education, as a construction process that 
involves , in the school environment, varying levels of tension, given the cultural diversity in 
which teachers and students, the main actors of our research, are inserted. The spatial and 
empirical clipping is demarcated by the Ana Xavier Lopes Municipal School, located in the 
Planalto District of Bela Vista, in the city of Russas-CE. From the methodological point of 
view, the research has its development marked by the qualitative approach, through the 
accomplishment of twelve interviews, thus distributed: a teacher, a Pedagogical Coordinator 
and ten students of the 9th Year. With regard to theoretical assumptions, the research 
welcomes the dialogue with several authors who discuss / discuss the theme in question, 
among others that are transversal to them. The research, in its organizational phase, followed 
the analysis and analysis of the contents / data collected in the interviews, whose results 
showed us two problems: 1) The curriculum, presented in the School's Political-Pedagogical 
Project, does not contemplate the related themes / problems to cultural diversity as something 
valuable and indispensable within the young-citizen formation process; 2) More specifically, 
no activity related to Law 10.639 / 2003 was identified, in order to allow the continuing 
education of teachers in the school environment, culminating in non-compliance with the 
guiding directives of said law.
Keywords: Elementary School. Teacher. Student. History. Afro-Brazilian and African 
Culture.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, LÚCIA MARIA DA. O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA VISÃO DE ALUNOS, PROFESSORA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EEF ANA XAVIER LOPES (RUSSAS-CE) . 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1