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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM

Autor(es):
ALBUQUERQUE, MAYARA CRUZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
A produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina
como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma
luta superada, autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e
bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença ou não
presença da autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do
município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264
questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais
lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores
lidos, como também professores e professoras que nunca tinham parado para pensar
na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos
textos trabalhados ao longo do ano. Para empoderar a escrita, dialogamos com as
“vozes-mulheres” de Regina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé
Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoras.
Palavras-chave: Autoria feminina. Crítica feminista. Campo literário. Educação
feminist. Escola pública.

Abstract:
ABSTRACT
Literary production was an achievement of women and the legitimation of female
writing as a writing that is also capable of being part of the literary field is not a struggle
overcome, authors are still less recognized and seen in textbooks and school libraries.
Based on this, this research investigated the presence or absence of female authorship
in literature lessons in state public schools in the Quixeramobim town, located in the
Central backwoods of Ceará. The methodology used was the bibliographical and field
survey, culminating in the application of 264 questionnaires. The data collection noticed
that women writers are being read more, but there is still a significant disparity in the
number of female and male authors read, as well as teachers who have never stopped
to think about the invisibility of women writers in textbooks, which reflects the choice of
texts used throughout the year. To empower writing, we dialogue with the voiceswomen
of Regina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé Lupinacci Muzart
(2003), among other female researchers and writers.
Keywords: Female authorship. Feminist criticism. Literary field. Feminist education.
Public school

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALBUQUERQUE, MAYARA CRUZ. PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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