RESUMO
A produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina
como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma
luta superada, autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e
bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença ou não
presença da autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do
município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264
questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais
lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores
lidos, como também professores e professoras que nunca tinham parado para pensar
na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos
textos trabalhados ao longo do ano. Para empoderar a escrita, dialogamos com as
“vozes-mulheres” de Regina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé
Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoras.
Palavras-chave: Autoria feminina. Crítica feminista. Campo literário. Educação
feminist. Escola pública.