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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
REDES SOCIAIS: POSTAGENS DE VIAGENS E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONSUMO DE PRODUTOS TURÍSTICOS

Autor(es):
ASSUNÇÃO, NATÁLIA LOPES MESQUITA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
As redes sociais possibilitam um redimensionamento da comunicação e impactam no segmento de turismo. Tal fato afeta a maneira comoas pessoas se manifestam nesses ambientes virtuais e como são suscetíveis às publicações de amigos, modificando seus hábitos de consumo e de busca de informações online sobre viagens, como onde se hospedar, quais passeios realizar e onde comer. Nesse contexto, este estudo objetiva compreender como as postagens de viagens nas redes sociais influenciam o consumo de produtos turísticos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo processou-se por meio de dezessete entrevistas narrativas, orientadas por roteiro, com uso de tópicos-guia. A pesquisa foi realizada com homens e mulheres entre 27 a34 anos,por ser a faixa etária que mais acessa as redes sociais no Brasil. A técnica de amostragem foi por acessibilidade e por bola de neve. Utilizou-se a técnica da análise dos núcleos de sentido para compreensão das narrativas. As entrevistas foram tratadas como uma narrativa totalizante sobre o objeto.Concluiu-se que a dinâmica da busca de informações turísticas ocorre no ambiente online, por meio de pesquisas nos perfis de amigos, que funcionam como difusores de informações a respeito do destino, bem como pelo uso de hashtag para procurar e aprimorar esses mecanismos de buscas. Os tipos de postagens sobre viagens nas redes sociais que influenciam no consumo de produtos turísticos são as fotos românticas e culturais. Por fim, categorizaram-se os aspectos influenciados por meio de postagens de amigos nas redes sociais como aqueles que retratam hospedagens, atrações turísticas e restaurantes.
Palavras-chave: Redes sociais. Produtos turísticos. Influência. Consumo.

Abstract:
ABSTRACT Social networks enable a rescaling of communication and influence the tourism sector. This affects the way people express themselves in those virtual environments and the way in which they are susceptible to posts from friends, changing their consumer habits and the way they search online for information about traveling, such as where to stay, what to visit and where to eat. In this context, this study aims to understand how social networkposts about traveling influence the consumption of tourism products. Methodologically, it is a qualitative research.The field research took place through seventeen script-oriented narrative interviews, with the use of guiding topics.Men and women between 27 and 34 years of age were interviewed, since that is the demographic that uses social networks more frequently in Brazil.The sampling methods used were accessibility and snowball.We used the analysis of core senses technique to understand the narratives.The interviews were considered a holistic narrative of the object.We concluded that the search for touristic information happens in an online environment, by researching friends’ profiles, which function as information broadcasters about the destination, as well as using hashtags to search and enhance those search engines.The types of social network posts about traveling that influence the consumption of tourism products are romantic and cultural pictures.Lastly, we identified the aspects influenced by friends’ posts on social networks as the ones that portray accommodations, touristic attractions and restaurants. Keywords: Social networks. Tourism products. Influence. Consumption.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ASSUNÇÃO, NATÁLIA LOPES MESQUITA. REDES SOCIAIS: POSTAGENS DE VIAGENS E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONSUMO DE PRODUTOS TURÍSTICOS. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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