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Repositório Institucional - UECE
Título:
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: CRÍTICA E JUSTIFICAÇÃO NO NOVO ESPÍRITO DO CAPITALISMO

Autor(es):
UCHOA, CAROLINA DO VALE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O objetivo desse estudo é investigar como se dá a construção discursiva do empreendedorismo social como um segmento específico, que se destaca das demais práticas empreendedoras por ter como atividade principal a oferta de produtos ou serviços que se apresentam como soluções inovadoras para problemas sociais. Buscamos identificar, por meio da análise dos discursos de seus diversos agentes – instituições de apoio ao empreendedorismo social e criadores de negócios sociais - quais são as estratégias desenvolvidas para dotar esse campo de reconhecimento e legitimidade e para apresentá-lo como o espaço onde as inovações tecnológicas, os novos métodos de gestão empresarial e as novas formas de trabalho são criados, testados e colocados a serviço de um ideal de bem comum. Para isso, nos baseamos na ideia de espírito do capitalismo, de Max Weber, e na nova sociologia do capitalismo desenvolvida por autores da escola pragmática francesa, como Luc Boltanski, Laurent Thévenot e Ève Chiapello, buscando compreender como o empreendedorismo social se apresenta, simultaneamente, como crítica às práticas empresariais tradicionais e como justificação do capitalismo como um sistema capaz de produzir soluções para os mais variados problemas sociais. Utilizamos o referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough para analisar os discursos de agentes (individuais e institucionais) que ocupam posições destacadas no campo do empreendedorismo social, com o propósito de perceber como as mudanças discursivas trazidas por esses participam dos processos de reprodução e de transformação social. Os textos analisados foram retirados dos sites das instituições Endeavor Brasil, Artemisia e Ashoka Brasil e de falas de empreendedores sociais durante o evento de inovação Festival Social Good Brasil, ocorrido em 2016, na cidade de Florianópolis-SC.
Palavras-chave: Empreendedorismo social. Inovação social. Capitalismo. Trabalho. Novas tecnologias.

Abstract:
ABSTRACT
The objective of this study is to investigate how the discursive construction of social entrepreneurship as a specific segment, which stands out from the other entrepreneurial practices by having as main activity the offer of products or services that present themselves as innovative solutions to social problems. We seek to identify, through the analysis of the discourses of its various agents - institutions supporting social entrepreneurship and social entrepreneurs - what are the strategies developed to endow this field with recognition and legitimacy and to present it as the space where innovations technologies, new business management methods and new ways of working are created, tested and placed at the service of an ideal of common good. To that end, we are based on Max Weber's idea of the spirit of capitalism and the new sociology of capitalism developed by authors of the French pragmatic school, such as Luc Boltanski, Laurent Thévenot and Ève Chiapello, seeking to understand how social entrepreneurship presents itself simultaneously as a critique of traditional business practices and as justification of capitalism as a system capable of producing solutions to the most varied social problems. We use the theoretical-methodological framework of Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis to analyze the discourses of agents (individual and institutional) that occupy prominent positions in the field of social entrepreneurship, with the purpose of perceiving how the discursive changes brought about by them participate in the processes of reproduction and social transformation. The texts analyzed were taken from the websites of Endeavor Brasil, Artemisia and Ashoka Brasil and from social entrepreneurs’ speeches during the Social Good Brazil innovation event, held in 2016 in the city of Florianópolis, SC.
Keywords: Social Entrepreneurship. Social innovation. Capitalism. Job. New technologies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
UCHOA, CAROLINA DO VALE. A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL: CRÍTICA E JUSTIFICAÇÃO NO NOVO ESPÍRITO DO CAPITALISMO. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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