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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFCE: DILEMAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

Autor(es):
SANTOS, RENATA EUSEBIO DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa tem o intuito de investigar até que ponto a Assistência Estudantil possibilita o direito à educação junto aos discentes dos chamados cursos técnicos do IFCE, com recorte para o campus Limoeiro do Norte. Para tanto, pretendemos compreender a funcionalidade da política de Assistência Estudantil, que o capital, em sua crise estrutural, oferta aos estudantes da classe trabalhadora; analisar a política de Assistência Estudantil na Educação Profissional, bem como o que ela proporciona para os discentes dos ditos cursos técnicos do campus Limoeiro do Norte; e averiguar a percepção que os profissionais da assistência estudantil e os discentes dos cursos técnicos do IFCE do campus Limoeiro do Norte possui em relação ao PNAES e a assistência estudantil como um todo. Com o interesse de ir para além da aparência do objeto de estudo, nossa investigação se caracteriza como quanti-qualitativa: realizamos uma pesquisa exploratória a fim de colher dados da AE no período de Junho de 2014 a Maio 2016 (referente aos semestres letivos 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2), com recorte para os discentes de cursos técnicos do IFCE Limoeiro do Norte; desenvolvemos, ainda, grupo focal com a equipe de Assistência Estudantil do IFCE do mesmo campus e Morada Nova; e aplicamos questionário com os discentes dos cursos ditos técnicos a fim de compreender o que estes entendem como AE. Para uma discussão teórica bibliográfica, recorremos a autores críticos do marxismo: Marx (1996); Marx e Engels (1999); bem como marxistas contemporâneos: Mészaros (2001) e Netto e Braz (2006); Lessa (2008); Lima e Jimenez (2011); Santos e Costa (2015); dentre outros. Percebemos, durante a pesquisa, que a AE, caracterizando-se como política pública, ao mesmo tempo que surge como demanda da classe trabalhadora cada vez mais empobrecida para conseguir permanecer nas instituições de ensino, também é funcional ao modo de produção capitalista, pois o capital necessita que o trabalhador se qualifique por meio da oferta da Educação Profissional. Garantir o direito à Educação não é suficiente para assegurar que todos tenham acesso ao ensino em iguais condições, pois a proposta de escola para os trabalhadores se caracteriza por uma qualificação precária e aligeirada, apenas para adestrar os trabalhadores para a produção.
Palavras-chave: Assistência estudantil. Educação profissional. Crise estrutural. Permanência.

Abstract:
ABSTRACT
This research aims to investigate the extent to which Student Assistance makes possible the right to education with students of so-called IFCE technical courses, with a cut-off for the Limoeiro do Norte campus. With this, we intend to understand the functionality of the Student Assistance policy that the capital in structural crisis offer to the students of the working class, analyze the policy of Student Assistance in Professional Education, as well as what it provides for the students of said technical courses of the campus Northern Limoeiro; And to verify the perception that the professionals of the student assistance and the students of the technical courses of the IFCE of the campus Limoeiro do Norte possess in relation to the PNAES and the student assistance as a whole. With the interest of going beyond the appearance of the object of study, our research is characterized as quanti-qualitative: we conducted an exploratory research to collect data from the AE in the period from June 2014 to May 2016 (referring to the academic semesters 2014.1, 2014.2, 2015.1 and 2015.2), with a cut for the students of technical courses of the IFCE Limoeiro do Norte; We also developed a focus group with the IFCE Student Assistance team from the same campus and Morada Nova; And we apply a questionnaire with the students of the so-called technical courses in order to understand what they understand as AE. For a theoretical bibliographical discussion, we appeal to critics of Marxism: Marx (1996); Marx and Engels (1999); As well as contemporary Marxists: Mészaros (2001) and Netto and Braz (2006); Lessa (2008); Lima and Jimenez (2011); Santos and Costa (2015); among others. During the research, we perceive that the AE, characterizing itself as public policy, at the same time that it appears as a demand of the working class that is increasingly impoverished to be able to remain in the educational institutions, is also functional to the capitalist mode of production, since the Capital needs the worker to qualify through the offer of Vocational Education. Guaranteeing the right to education is not enough to ensure that everyone has access to education under equal conditions, since the proposal of school for workers is characterized by a precarious and light qualification, only to train workers for production.
Keywords: Student assistance. Professional education. Structural crisis. Permanence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, RENATA EUSEBIO DOS. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFCE: DILEMAS E DESAFIOS NO CONTEXTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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