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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PADRE JOSÉ AUGUSTO REGIS ALVES

Autor(es):
MAIA, MÁDJA DIÓGENES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação apresenta um estudo sobre Educação do Campo, bem como avanços e desafios na construção da proposta pedagógica da Escola Padre José Augusto Régis Alves em Jaguaretama – CE. Nosso objetivo é analisar como tem se dado o processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Currículo da Escola do Campo Padre José Augusto Regis Alves do Assentamento Pedra e Cal em Jaguaretama - CE. Para isso, utilizamos como referencial teórico um estudo das categorias: Educação do Campo, na luz de Carvalho (2006), Caldart (2008), Furtado (2003), Fonseca (2012); Currículo, Arroyo (2011); e Formação Continuada, Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Tardife (2002). Realizamos como procedimento metodológico um dos tipos de pesquisa qualitativa, a pesquisa participativa em que observei os resultados das formações continuadas dos professores, da qual fiz parte como membro das equipes de formadores, e entrevistas com os moradores do assentamento, membros da associação, secretários municipais de educação e agricultura, militantes do MST, representantes da CODEA/SEDUC, educadores e o gestor da escola. Como resultado, percebemos que a formação continuada tem relevância impar e singular para as escolas do campo por este ser um ambiente diferenciado, com particularidades históricas, culturais, econômicas e sociais próprias que exigem um olhar que foque nesses aspectos identitários e que os fortaleça.
Palavras-chave: Educação do Campo. Currículo. Formação Continuada.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation presents a study on Field Education, as well as advances and challenges in the construction of the pedagogical proposal of the Escola José Augusto Régis Alves in Jaguaretama - CE. Our objective is to analyze how the process of construction of the Pedagogical Political Project and of the School Curriculum of the Campo José José Ríos Alves of the Pedra and Cal Settlement in Jaguaretama - CE has been given. (2006), Caldart (2008), Furtado (2003), Fonseca (2012); Curriculum, Arroyo (2011); And Continuing Education, Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Tardife (2002). As a methodological procedure in a type of qualitative research, a participatory research in which it observes the results of the continued formation of the teachers, of which it is part as a member of teams of trainers, and interviews with the residents of the settlement, members of the association, secretaries Municipalities of education and agriculture, militants of the MST, representatives of CODEA / SEDUC, educators and the school manager. As a result, we realize that continuing education has singular and unique relevance for the rural schools to be a differentiated environment, with historical, cultural, economic and social particularities that demand a look that focuses on these identities and that the only ones.
Keywords: Field Education. Curriculum. Continuing Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MAIA, MÁDJA DIÓGENES. EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PADRE JOSÉ AUGUSTO REGIS ALVES. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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