RESUMO
A investigação, recorrendo a uma ampla revisão bibliográfica, legislação e as fontes orais,
analisa como professores de História da educação básica no Ceará, que lecionaram durante a
Ditadura Militar, resistiram aos currículos prescritos para o ensino dessa disciplina. O golpe
Civil-Militar de 1964 e seus fundamentos ideológicos orientam a reforma educacional de
1971, expressa na letra da Lei n° 5692, que sintetizava o projeto educacional do Estado. Esse
projeto elitista se apoiava no Privatismo, Segurança Nacional, Desenvolvimentismo,
Tecnicismo e na Teoria do Capital Humano. No Ceará, após o golpe, os governos dos
coronéis Virgílio Távora e César Cals tentaram, sem sucesso, em especial este último, impor
ao Ceará os fundamentos do projeto educacional do Estado. O nacional buscou impor-se ao
local. Fundamentados no paradigma da História Social Inglesa e nos estudos de E.P
Thompson que sustenta a ―História vista de baixo‖ e reafirma a tradição marxista e o
Materialismo Dialético, adotamos a História Oral como metodologia, em sua modalidade
temática, explorando as relações entre História e Memória. O campo de estudos da
epistemologia da prática que investiga a natureza dos saberes docentes, estudos sobre
experiência em E.P Thompson que resgata o agir do sujeito na História, considerando as
relações entre estrutura e consciência social, sem com tudo, conceber a segunda como mero
apêndice da primeira, afastando-se de um equivoco reducionista dos estruturalistas e da
ortodoxia economicista, nos dão a certeza que pessoas vivem situações semelhantes, mas não
reagem as mesmas de forma automática ou mecanizada. Antes, refletem sobre estas
experiências e essas reflexões se manifestam em suas consciências. Em síntese, as análises,
apesar das diferenças de posição dos professores, e dos diversos modos de resistência,
reforçam a assertiva de que professores resistiriam ao que lhes era posto, construindo brechas,
espaços de manobra e ruptura diante do que lhes era posto. Houve vigilância, temor,
obediência, prisões, sequestro, tortura, demissões, contudo sempre houve resistência.
Palavras-chave: Ditadura Militar. Ensino de História. Resistência. Experiência. Saberes
Docentes.