Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE HISTÓRIA NO CEARÁ DURANTE A DITADURA MILITAR: ENTRE O PRESCRITO E AS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES

Autor(es):
PINHEIRO, FRANCISCO FELIPE DE AGUIAR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A  investigação,  recorrendo  a  uma  ampla  revisão  bibliográfica,  legislação  e  as  fontes  orais, 
analisa como professores de História da educação básica no Ceará, que lecionaram durante a 
Ditadura Militar, resistiram aos currículos prescritos para o ensino dessa disciplina. O golpe 
Civil-Militar  de  1964  e  seus  fundamentos  ideológicos  orientam  a  reforma  educacional  de 
1971, expressa na letra da Lei n° 5692, que sintetizava o projeto educacional do Estado. Esse 
projeto  elitista  se  apoiava  no  Privatismo,  Segurança  Nacional,  Desenvolvimentismo, 
Tecnicismo  e  na  Teoria  do  Capital  Humano.  No  Ceará,  após  o  golpe,  os  governos  dos 
coronéis Virgílio Távora e César Cals tentaram, sem sucesso, em especial este último, impor 
ao Ceará os fundamentos do projeto educacional do Estado. O nacional buscou impor-se  ao 
local.  Fundamentados  no  paradigma  da  História  Social  Inglesa  e  nos  estudos  de  E.P 
Thompson  que  sustenta  a  ―História  vista  de  baixo‖  e  reafirma  a  tradição  marxista  e  o 
Materialismo  Dialético,  adotamos  a  História  Oral  como  metodologia,  em  sua  modalidade 
temática,  explorando  as  relações  entre  História  e  Memória.  O  campo  de  estudos  da 
epistemologia  da  prática  que  investiga  a  natureza  dos  saberes  docentes,  estudos  sobre 
experiência  em  E.P  Thompson  que  resgata  o  agir  do  sujeito  na  História,  considerando  as 
relações entre estrutura e consciência social, sem com tudo, conceber a segunda como mero 
apêndice  da  primeira,  afastando-se  de  um  equivoco  reducionista  dos  estruturalistas  e  da 
ortodoxia economicista, nos dão a certeza que pessoas vivem situações semelhantes, mas não 
reagem  as  mesmas  de  forma  automática  ou  mecanizada.  Antes,  refletem  sobre  estas 
experiências e essas reflexões se manifestam em suas consciências. Em síntese, as análises, 
apesar  das  diferenças  de  posição  dos  professores,  e  dos  diversos  modos  de  resistência, 
reforçam a assertiva de que professores resistiriam ao que lhes era posto, construindo brechas, 
espaços  de  manobra  e  ruptura  diante  do  que  lhes  era  posto.  Houve  vigilância,  temor, 
obediência, prisões, sequestro, tortura, demissões, contudo sempre houve resistência. 
Palavras-chave:  Ditadura  Militar.  Ensino  de  História.  Resistência.  Experiência.  Saberes 
Docentes. 

Abstract:
ABSTRACT
The research, using a wide bibliographical review, legislation and oral sources, analyzes how 
teachers of History of basic education in Ceará, who taught during the Military Dictatorship, 
resisted the prescribed curriculum for the teaching of this discipline. The Civil-Military coup 
of 1964 and its ideological foundations guide the educational reform of 1971, expressed in the 
letter of Law 5692, which summarized the educational project of the State. This elitist project 
was based on Privatism, National Security, Developmentalism, Tecnicism and Human Capital 
Theory. In Ceará, after the coup, the governments of the colonels  Virgílio Távora and César 
Cals  tried  unsuccessfully,  especially  the  last  one,  to  impose  Ceará  the  foundations  of  the 
educational  project  of  the  State.  The  national  tried  to  impose  to  the  location.  Based  on  the 
paradigm of English Social History and the studies of EP Thompson that supports "History 
seen from below" and reaffirms the Marxist tradition and Dialectical Materialism, we adopt 
Oral  History  as  a  methodology,  in  its  thematic  modality,  exploring  the  relations  between 
History and Memory. The field of  study of the epistemology of practice that investigates the 
nature  of  teaching  knowledge,  studies  on  experience  in  EP  Thompson  that  rescues  the 
subject's  action  in  History,  considering  the  relations  between  structure  and  social 
consciousness, without however conceiving the last one as a mere appendix of the first one, 
depart on a reductionist mistake of structuralists and economist orthodoxy, make us sure that 
people  live  similar  situations,  but  they  don´t  react  in  an  automatic  or  mechanized  way. 
Previously,  they  reflect  on  these  experiences  and  these  reflections  are  manifested  in  their 
consciousness.  In summary, the analyzes, in spite of the different positions of the teachers, 
and of the different modes of resistance, reinforce the assertion that teachers would resist what 
was put to them, building gaps, spaces of maneuver and rupture before what was put to them. 
There was vigilance, fear, obedience,  arrests, kidnapping, torture,  dismissals, however there 
was always resistance.
Keywords:  Military  Dictatorship.  Teaching  History.  Resistance.  Experience.  Teaching 
knowledge.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, FRANCISCO FELIPE DE AGUIAR. O ENSINO DE HISTÓRIA NO CEARÁ DURANTE A DITADURA MILITAR: ENTRE O PRESCRITO E AS MEMÓRIAS DE PRÁTICAS DOCENTES. 2017. 171 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1