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Repositório Institucional - UECE
Título:
TECENDO SABERES COM OS ADOLESCENTES SOBRE GRAVIDEZ MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: ESPAÇO DE REFLEXÃO NO CENÁRIO ESCOLAR.

Autor(es):
MARTINS, FRANCISCA JULIANA GRANGEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A  adolescência  é  considerada  em  várias  literaturas  uma  etapa  de  vida  humana 
caracterizada  por  modificações  físicas,  psíquicas  e  comportamentais  e  afirmação  da 
identidade.  Tais  mudanças  são  determinantes  para  vulnerabilidades  e  riscos  à  saúde,
motivando os profissionais estudarem tais aspectos no contexto da saúde. Reportando-se 
ao  aspecto  da  saúde  sexual  e  reprodutiva  do  adolescente  é  importante  ressaltar  que  a 
gravidez  na  adolescência  constitui  desafio  para  as  políticas  públicas  e  traz  à  tona 
questões relevantes sobre esse problema, no momento em que há o desafio de fornecer 
aos  adolescentes  subsídios  para  viver  sua  sexualidade  de  forma  plena  e  com 
planejamento  de  anticoncepção  ou  concepção,  no  âmbito  da  promoção  da  saúde.  O 
objetivo  da  pesquisa  identificar  junto  aos  adolescentes  saberes  e  experiências  sobre 
gravidez  e  métodos  contraceptivos;  promover  reflexões  e  troca  de  saberes  com  os 
adolescentes  sobre  gravidez  e  contracepção;  descrever  experiências  construídas  junto 
aos  adolescentes  sobre  a  contracepção,  identificando  as  dificuldades  enfrentadas  por 
eles  no  uso  dos  métodos.  Estudo  descritivo  com  pressupostos  da  pesquisa-ação 
desenvolvida na ecola municipal Projeto Nascente em Fortaleza-Ceará. Participaram 30
adolescentes  de 15 a 19 anos em atividades educativas  sobre gravidez na adolescência e 
os meios de prevenção.  Na análise os  achados foram agrupados  a partir  das construções 
coletivas  com os participantes  permitindo  reflexões  sobre  a prevenção da  gravidez  na 
adolescência e os métodos contraceptivos, as quais  formaram as  categorias  empíricas: 
Representação  sobre  a  gravidez  na  adolescencia  e  métodos  contraceptivos.  Nesta 
categoria os adolescentes trazem as temáticas a saber:  Relacionamentos amorosos  dos 
adolescentes;  Orientações  como  meio  de  prevenção  da  gravidez;  Rejeições  dos 
familiares,  amigos  e  namorado  em  relação  a  adolescente  grávida;  Relação  entre  a 
evasão  escolar  e  a  gravidez  na  adolescência;  Prevenção  da  gravidez  na  adolescência: 
convivendo com adolescentes grávidas. Na categoria sobre “Prevenção da gravidez e os 
métodos  contraceptivos” foram construidas as seguintes temáticas: Dialogando sobre os
métodos  contraceptivos  com  os  adolescentes;  Relatos  dos  adolescêntes  sobre  os 
métodos contraceptivos;  Compartilhando  saberes sobre  métodos  contraceptivos:  a  voz 
dos adolescentes.  Os adolescentes consideram a prevenção da  gravidez na adolescência 
como  algo  importante  e  expressam  seus  conhecimentos  prévios  sobre  os  métodos 
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contraceptivos,  tiraram  dúvidas  e  obteram  esclarecimentos  sobre  a  prevenção  da 
gravidez. 
Palavras-chave:  Adolescência. Contracepção.  Gravidez na adolescência.  Educação em
saúde. 

Abstract:
ABSTRACT
Adolescence is considered in several literatures a stage of human life characterized by 
physical,  psychic  and  behavioral  modifications  and  affirmation  of  identity.  Such 
changes are determinant for vulnerabilities and health risks, motivating professionals to 
study  these  aspects  in  the  context  of  health.  Referring  to  the  adolescent's  sexual  and 
reproductive  health  aspect,  it  is  important  to  emphasize  that  teenage  pregnancy  is  a 
challenge for public policies and raises relevant questions about this problem, at a time 
when  there  is  the  challenge  of  providing  adolescents  with  subsidies  to  live  Their 
sexuality fully and with planning of contraception or conception, in the scope  of health 
promotion. The objective of this research is to identify with teenagers knowledge and 
experiences  about  pregnancy  and  contraceptive  methods;  Promote  reflections  and 
exchange of knowledge with adolescents about pregnancy and contraception; Describe 
experiences  built  with  adolescents  on  contraception,  identifying  the  difficulties  they 
face  in  using  the  methods.  A descriptive  study  with  the  presuppositions  of  the  action 
research developed in the municipal ecola Nascente Project in Fortaleza-Ceará. Thirty 
adolescents  aged  15  to 19  participated  in  educational  activities  on  teenage  pregnancy 
and  the  means  of  prevention.  In  the  analysis  the  findings  were  grouped  from  the 
collective constructions with the participants allowing reflections on the prevention of 
teenage pregnancy and contraceptive methods, which formed the empirical categories: 
Representation  about  teenage  pregnancy  and  contraceptive  methods.  In  this  category 
adolescents  bring  the  themes  to:  Love  relationships  of  adolescents;  Guidelines  as  a 
means  of preventing  pregnancy;  Rejections  of  family  members,  friends  and boyfriend 
regarding  pregnant  teenager;  Relationship  between  school  dropout  and  teenage 
pregnancy;  Prevention  of  teenage  pregnancy:  living  with  pregnant  adolescents.  In  the 
category on "Prevention of pregnancy and contraceptive methods" the following topics 
were built:  Discussing contraceptive methods with adolescents;  Reports of adolescents 
on contraceptive methods;  Sharing  knowledge about contraceptive methods: the  voice 
of adolescents. Adolescents consider prevention of teenage pregnancy as important and 
express  their  prior  knowledge  about  contraceptive  methods,  questioning  and 
clarification about pregnancy prevention.
Keywords:  Adolescence. Contraception. Teenage pregnancy. Health education. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MARTINS, FRANCISCA JULIANA GRANGEIRO. TECENDO SABERES COM OS ADOLESCENTES SOBRE GRAVIDEZ MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: ESPAÇO DE REFLEXÃO NO CENÁRIO ESCOLAR.. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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