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Repositório Institucional - UECE
Título:
AUTONOMIA DO PROFESSOR FORMADOR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE

Autor(es):
FREITAS, MARIA LEANI DANTAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Esta dissertação tem como objeto de estudo a autonomia do professor formador que trabalha na formação continuada de professores dos anos iniciais do município de Fortaleza. Teve como principal objetivo compreender os aspectos da prática docente de professores formadores em que se revele a possibilidade de constituição de autonomia desse professor mediante as orientações do plano de formação. Visou também analisar as orientações de formação das instituições responsáveis pelo processo formativo, identificar a relação entre essas orientações e a prática dos professores formadores, e explicitar o significado que cada formador partícipe da pesquisa tinha sobre autonomia. A pesquisa pode ser caracterizada como um estudo teórico-empírico e adotou como método o hermenêutico dialético associado ao paradigma interpretativista. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o Círculo Hermenêutico Dialético constituído por dois momentos. No primeiro momento, denominado Círculo Hermenêutico Dialético 1, foi realizada entrevista semiestruturada com cada formador participante da pesquisa.O segundo momento constituiu-se de um encontro com todos os formadores envolvidos para uma discussão reflexiva mediada pela professora pesquisadora. Para uma análise detalhada e interpretativa dos dados, utilizou-se a técnica da Análise Hermenêutica Dialética. Mediante os resultados alcançados, foi possível concluir que os professores formadores apresentam certo grau de autonomia referente ao aspecto metodológico de ensino. O desenvolvimento autônomo está relacionado ao tempo de experiência na docência. Os formadores mais experientes sentem-se mais seguros em realizar mudanças no plano de formação prescritivo, devido ao nível de conhecimento que se tem e ao envolvimento profissional. A autonomia também tem relação com a modalidade formativa, ou seja, uma formação transmissiva e com certo caráter autoritário inibe a liberdade de expressão e tomada de decisões por parte dos formadores. Uma formação dialógica, crítica e colaborativa contribui para o desenvolvimento de ações autônomas e tomada de decisões de forma refletida e coletiva, sendo a escola o espaço privilegiado de formação.
Palavras-chaves: Autonomia. Formação continuada de professores. Prática docente.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation aims to study the autonomy of the teacher trainer who works in the continuous teacher training of the initial years of the Fortaleza. Its main objective was to understand the aspects of the teaching practice of teacher trainers in which the possibility of establishing autonomy of this teacher through the guidelines of the training plan is revealed. It also aimed to analyze the training guidelines of the institutions responsible for the training process, to identify the relationship between these guidelines and the practice of the training teachers, and to explain the meaning that each participant trainer had on autonomy. The research can be characterized as a theoretical-empirical study and adopted as a method the dialectical hermeneutic associated to the interpretative paradigm. As a research instrument, the Dialectic Hermeneutical Circle was used, consisting of two moments. At the first moment, called Dialectic Hermeneutic Circle 1, a semi-structured interview was conducted with each trainer participating in the research. The second moment consisted of a meeting with all the trainers involved for a reflexive discussion mediated by the researcher professor. For a detailed and interpretative analysis of the data, the technique of Dialectic Hermeneutic Analysis was used. Based on the results achieved, it was possible to conclude that teacher trainers present some degree of autonomy regarding the methodological aspect of teaching. The autonomous development is related to the time of experience in teaching. The more experienced trainers feel more confident in making changes in the prescriptive training plan, due to the level of knowledge and professional involvement. Autonomy is also related to the formative modality, thatis, a transmissiveformationwith a certain authoritarian character inhibits the freedom of expression and decision making on the part of the trainers. A dialogic, critical and collaborative formation contributes to the development of autonomous actions and decision making in a reflexive and collective way, being the school the privileged space of formation
Key words: Autonomy. Continuous teacher training. Teaching practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, MARIA LEANI DANTAS. AUTONOMIA DO PROFESSOR FORMADOR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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