Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO CONSTITUÍDO PELO DOCENTE BACHAREL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES ARQUITETOS

Autor(es):
LUZ, CAROLINA NÓBREGA SABÓIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Este trabalho apresenta investigação sobre a formação pedagógica do professor bacharel arquiteto. Este profissional, durante sua formação inicial, não obtém formação pedagógica formal necessária para o exercício da docência no ensino superior, problemática que se encontra no cerne desta pesquisa, que tem como objetivo principal analisar como os docentes arquitetos bacharéis dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da cidade de Fortaleza constroem seus conhecimentos pedagógicos para o exercício da docência nesses cursos de graduação. Assume, por conseguinte, os seguintes objetivos específicos: conhecer o perfil acadêmico e profissional dos professores arquitetos bacharéis; compreender como esses professores enfrentam/superam as dificuldades encontradas para ensinar; identificar experiências e situações vivenciadas que favoreceram a aquisição de conhecimentos pedagógicos necessários para ensinar; e, caracterizar como constituíram seus conhecimentos pedagógicos. O fundamento teórico está ancorado nas formulações de Anastasiou e Pimenta (2002), Almeida (2012) e Pimenta e Almeida (2011) sobre formação pedagógica; de Shulman (1986, 1987, 2017) sobre conhecimento pedagógico do conteúdo; e de Tardif (2000, 2002) sobre saberes experienciais. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que se orienta pelo paradigma interpretativo e utiliza o estudo de caso único como método. O contexto da investigação abrangeu doze (12) instituições de Educação Superior que oferecem cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na cidade de Fortaleza, sendo os sujeitos da pesquisa professores arquitetos desses cursos. Utilizou como procedimentos de produção de dados o questionário estruturado, respondido por 59 docentes, e entrevista semiestruturada, da qual participaram quatro desses professores. Os dados foram analisados e interpretados por meio da análise qualitativa temática (MINAYO, 1994). O exame dos dados revelou a predominância de mulheres entre os professores arquitetos, que estão entre 36 a 45 anos de idade, com tempo de atuação como docente entre 4 a 10 anos, possuem principalmente mestrado e o regime de trabalho mais recorrente é o de horista. Trabalham com arquitetura concomitantemente com a docência de forma integral ou esporadicamente. O interesse próprio foi principal motivo para terem se tornado professores. Fizeram disciplina pedagógica na pós-graduação, cursos de formação continuada ofertados pelas IES em que atuam, leram livros de Didática, mas reconhecem que aprenderam a ensinar seguindo o exemplo dos bons professores que tiveram na vida acadêmica. Valorizam o saber do conteúdo disciplinar e, mesmo secundarizando as experiências pedagógicas formais e informais na constituição do seu saber ensinar, reconhecem
que elas contribuíram, com maior ou menor intensidade, para constituírem pouco a pouco os seus conhecimentos pedagógicos. Concluímos que a aquisição do saber ensinar pelo docente bacharel arquiteto é fragmentada, em grande parte individualizada, solitária e baseada na auto formação, fundamentada principalmente no saber experiencial (adquirido no dia a dia), na socialização com os pares e na formação continuada.
Palavras-chave: Professor bacharel. Professor arquiteto. Formação pedagógica. Conhecimento pedagógico. Saber experiencial.

Abstract:
ABSTRACT
This work presents research on the pedagogical training of architecture undergraduate teachers. During his initial training, these professionals do not obtain the necessary pedagogical training for teaching in higher education. This problem is at the heart of the research, which main goal is to analyze how architecture teachers of architecture and urbanism undergraduate courses in Fortaleza build their pedagogical knowledge for teaching in these undergraduate courses. These teachers have their undergraduate degree in architecture, and are professional architects, but do not have any formal pedagogical training. It assumes, as secondary goals, the followings: to know the academic and professional profile of the architecture undergraduate teachers; to understand how these teachers face and overcome the difficulties they found in their teaching activities; to identify experiences and facts that favored the acquisition of pedagogical knowledge needed for teaching; and, to feature how they built their pedagogical knowledge over the years. The theoretical basis is based on the formulations of Anastasiou and Pimenta (2002), Almeida (2012) and Pimenta e Almeida (2011) about pedagogical training; on the work of Shulman (1986, 1987, 2017) on pedagogical knowledge of content; and the study of Tardif (2000, 2002) concerning experiential knowledge. In the methodological field, this is a qualitative research that is guided by the interpretive paradigm and that uses the single case study as its main method. The research context covered twelve (12) Universities and Colleges that offer undergraduate courses in Architecture and Urbanism in the city of Fortaleza. The subjects of the research were Architecture teaches of these courses, with their undergraduate degrees in Architecture. The structured questionnaire was used as data production procedure. The forms were answered by 59 teachers. Further, semi-structured interviews were carried out with four of these teachers. The data was analyzed and interpreted through qualitative thematic analysis (MINAYO, 1994). The data analysis revealed the predominance of women among the architecture teachers, who were between 36 and 45 years of age, with teaching experience between 4 and 10 years, owns a master's degree, and work at an hour-basis agreement. The teachers analyzed work as architecture professionals, either as their main work activity or as non-permanent part-time jobs. Self-interest was the main reason they become teachers. They took pedagogical courses at their graduate studies, or at the University or College they teach as continuing training courses offered there. Some of them have read teaching textbooks. However, most of them recognize that they have learned how to teach by following the example of the good teachers they had. In general, they all think the teaching technical knowledge is
very important, and even though they have taken formal and informal pedagogical training as secondary goals, they recognize that these experiences have contributed, to a greater or lesser degree, to gradually building up their pedagogical knowledge. We have concluded that the teaching knowledge acquisition of the architecture teachers is fragmented, largely individualized, solitary and based on self-formation, based mainly on experiential knowledge, built stronger every day, discussing with peers and training continuously.
Keywords: Teacher bachelor. Architect teacher. Pedagogical training. Pedagogical knowledge. Experiential knowledge.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LUZ, CAROLINA NÓBREGA SABÓIA. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO CONSTITUÍDO PELO DOCENTE BACHAREL: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES ARQUITETOS. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1