Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O TEXTO TEATRAL DE ARIANO SUASSUNA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: O CORPO DO TEXTO NO CORPO DO LEITOR

Autor(es):
BEZERRA, ANTONIA ALICE QUEIROZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa debruça-se sobre a formação de leitores no ensino médio através da leitura do texto teatral de Ariano Suassuna e do uso dos Jogos Teatrais de Viola Spolin (2008). De forma mais ampla, buscamos criar uma possibilidade de ler em sala de aula através do trabalho com o corpo. A investigação analisou algumas influências culturais que circundam e compõem o texto teatral de Suassuna, focalizando O santo e a porca (1957). Trata-se de um estudo qualitativo, pois a investigação ocorre sobre a análise da formação de leitores na sala de aula. Para isto, utilizamos o método de pesquisa bibliográfico, analisando inicialmente conceitos como os de leitura e letramento, em especial o literário. Posteriormente investigamos as influências históricas e a cultura popular na obra de Ariano Suassuna, suporte teórico para a elaboração de uma proposta metodológica de leitura com o texto teatral para uma turma de segundo ano do ensino médio. Sendo assim, a pesquisa é de natureza aplicada. Como resultados, podemos observar que o uso dos jogos teatrais na sala de aula pode contribuir para a formação de leitores, desafiando o leitor a um trabalho com o corpo ao utilizá-lo na motivação para a leitura e interpretação do texto. Além disso, constatamos que o texto teatral de Ariano Suassuna pode ser efetivo no trabalho sobre a identidade cultural, política e social do povo Nordestino, favorecendo a implementação do projeto político das escolas do campo.
Palavras-Chaves: Formação de leitores. Ariano Suassuna. Jogos Teatrais.

Abstract:
ABSTRACT
The present research addresses secondary school readers’ development through the reading of theatrical text by Ariano Suassuna and the use of Theater Games by Viola Spolin (2008). In a broader way, we seek to create a possibility of reading in the classroom through bodywork. The investigation analyzed some cultural influences, which surround and compose Suassuna’s theatrical text, focusing on O santo e a porca (1957). It is a qualitative study as the investigation occurs under the analysis of readers’ development in the classroom. For this purpose, we used the bibliographical research method, analyzing initially concepts as the ones of reading, literacy and literary literacy. Afterwards, we investigated the historical influences and the popular culture in the work of Ariano Suassuna, which provides theoretical support to elaborate a methodological proposal of reading with the theatrical text mentioned and we applied it in a second grade class in a secondary school. Thus, we characterize the form of investigation as applied research. As a result, we can observe that the use of theater games in the classroom can contribute to the readers’ development as it challenges the reader with bodywork as it is used in motivation for reading and for text interpretation. Besides, we noted that the theatrical text by Ariano Suassuna could be effective in the work about Northeastern people’s cultural, political and social identity of the Northeast people, favoring the implementation of the rural schools political project.
Keywords: Readers’ development. Ariano Suassuna. Theater games.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BEZERRA, ANTONIA ALICE QUEIROZ. O TEXTO TEATRAL DE ARIANO SUASSUNA NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO: O CORPO DO TEXTO NO CORPO DO LEITOR. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1