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Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO TERAPÊUTICA COMO RECURSO À SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES

Autor(es):
FERNANDES, SCARLETT BORGES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Pesquisas apontam a profissão de professor como um dos ofícios com maior vulnerabilidade
ao adoecimento. Há alguns aspectos comuns a este contexto laboral, como o grande volume
de atividades e de responsabilidades, a elevada carga horária de trabalho, as constantes
cobranças por produtividade e a atualização na formação, que contribuem para a precarização
das condições do trabalho e para o desenvolvimento do sofrimento psíquico. Tal problemática
contribui para o aumento da insatisfação profissional e do nível de absenteísmo, além do
rebaixamento do rendimento laboral. Frente a esse contexto, os professores necessitam de
recursos breves e eficazes, que possibilitem mudanças positivas. Assim, esta pesquisa busca
identificar as contribuições da Avaliação Terapêutica (AT) como recurso ao processo de
promoção da saúde mental em professores. A AT é um modelo de avaliação psicológica
colaborativa e semiestruturada, que une os aspectos avaliativos e interventivos em um único
processo, buscando favorecer mudanças positivas ao cliente. O modelo é composto por seis
passos semiestruturados, no qual o psicólogo deve estimular uma postura participativa do
cliente. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi desenvolvido uma pesquisa de natureza
qualitativa e exploratória, tendo como método de investigação o estudo de casos múltiplos.
Neste estudo foram desenvolvidos atendimentos, seguindo o modelo de Avaliação
Terapêutica, com duas clientes, sendo uma professora aposentada e a outra, professora em
atuação, que se encontravam em sofrimento psíquico. As análises dos dados se deram a partir
da técnica de síntese cruzada, pois constituiu-se como uma pesquisa com casos múltiplos
individuais e com mais de uma fonte de dados. Foi possível constatar que o modelo de AT é
adaptável ao contexto brasileiro, sendo produzido uma série de documentos que poderão
auxiliar na execução do modelo de AT por outros profissionais da psicologia. Ambos os casos
atendidos alcaçaram redução dos sintomas iniciais e mudanças no modo de lidar com
situações difíceis. A partir dos resultados, compreendeu-se que a AT pode ser um recurso
utilizado à promoção da saúde mental de professores.
Palavras-chave: Avaliação Terapêutica. Avaliação Psicológica. Sofrimento Psíquico.
Formação de Professores.

Abstract:
ABSTRACT
Researches point to the profession of teacher as one of the jobs with the greatest vulnerability
to illness. Some aspects common to this work context, such as the large volume of activities
and responsibilities, high workloads, constant demands for productivity and updating in
training, contribute to the precariousness of working conditions and the development of
psychic suffering. This problem contributes to an increase in professional dissatisfaction, a
lowering of work income and an increase in the level of absenteeism. Faced with this context,
teachers need short and effective resources that enable positive change. Thus, this research
seeks to identify the contributions of Therapeutic Assessment (TA) as a resource to the
process of promoting mental health for teachers. TA is a collaborative and semi-structured
psychological evaluation model that combines evaluation and intervention aspects in a single
process, seeking to promote positive changes to the client. The model is composed of six
semi-structured steps, in which the psychologist should stimulate a participatory client's
posture. To reach the objective of this study, a qualitative and exploratory research was
developed, having as a research method the study of multiple cases. This study was developed
following the Therapeutic Evaluation model, with two clients, one retired teacher and the
other, an acting teacher, who were in psychological distress. The analysis of the data was
based on the cross-synthesis technique, since it consisted of a multiple-case survey with more
than one data source. It was possible to verify that the TA model is adaptable to the Brazilian
context, producing a series of documents that may help in the execution of the TA model by
other psychology professionals. In both cases they reduced reduction of the initial symptoms
and changes in the way of dealing with difficult situations. From the results, it was understood
that TA may be a resource used to promote the mental health of teachers.
Keywords: Therapeutic Assessment. Psychological Evaluation. Psychic Suffering. Teacher
Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, SCARLETT BORGES. AVALIAÇÃO TERAPÊUTICA COMO RECURSO À SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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