RESUMO
Pesquisas apontam a profissão de professor como um dos ofícios com maior vulnerabilidade
ao adoecimento. Há alguns aspectos comuns a este contexto laboral, como o grande volume
de atividades e de responsabilidades, a elevada carga horária de trabalho, as constantes
cobranças por produtividade e a atualização na formação, que contribuem para a precarização
das condições do trabalho e para o desenvolvimento do sofrimento psíquico. Tal problemática
contribui para o aumento da insatisfação profissional e do nível de absenteísmo, além do
rebaixamento do rendimento laboral. Frente a esse contexto, os professores necessitam de
recursos breves e eficazes, que possibilitem mudanças positivas. Assim, esta pesquisa busca
identificar as contribuições da Avaliação Terapêutica (AT) como recurso ao processo de
promoção da saúde mental em professores. A AT é um modelo de avaliação psicológica
colaborativa e semiestruturada, que une os aspectos avaliativos e interventivos em um único
processo, buscando favorecer mudanças positivas ao cliente. O modelo é composto por seis
passos semiestruturados, no qual o psicólogo deve estimular uma postura participativa do
cliente. Para alcançar o objetivo deste estudo, foi desenvolvido uma pesquisa de natureza
qualitativa e exploratória, tendo como método de investigação o estudo de casos múltiplos.
Neste estudo foram desenvolvidos atendimentos, seguindo o modelo de Avaliação
Terapêutica, com duas clientes, sendo uma professora aposentada e a outra, professora em
atuação, que se encontravam em sofrimento psíquico. As análises dos dados se deram a partir
da técnica de síntese cruzada, pois constituiu-se como uma pesquisa com casos múltiplos
individuais e com mais de uma fonte de dados. Foi possível constatar que o modelo de AT é
adaptável ao contexto brasileiro, sendo produzido uma série de documentos que poderão
auxiliar na execução do modelo de AT por outros profissionais da psicologia. Ambos os casos
atendidos alcaçaram redução dos sintomas iniciais e mudanças no modo de lidar com
situações difíceis. A partir dos resultados, compreendeu-se que a AT pode ser um recurso
utilizado à promoção da saúde mental de professores.
Palavras-chave: Avaliação Terapêutica. Avaliação Psicológica. Sofrimento Psíquico.
Formação de Professores.