Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESCALA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE ENTREVISTA COGNITIVA

Autor(es):
DINIZ, RENATA BELIZÁRIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Dados da Organização das Nações Unidas estimam que 723 milhões de pessoas vivem em condição de insegurança alimentar e nutricional. No Brasil, um dos grupos populacionais que apresentam maior chance de apresentarem insegurança alimentar são os adolescentes, que possuem características próprias do ciclo de vida que os tornam mais expostos a comportamentos de risco em relação a alimentação. O objetivo deste estudo foi o entender os mecanismos internos subjacentes ao processo cognitivo de resposta à Escala de Segurança Alimentar e Nutricional para Adolescentes (ESANa). A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de entrevista cognitiva no período de maio a outubro de 2018, com 26 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, em Fortaleza - Ceará, Brasil. Os participantes tinham média de idade de 14,5±0,9 anos, predominando o sexo feminino (69,2%). A maioria (80,8%) estudava em um bairro com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O tempo de duração das entrevistas cognitivas teve média de 20 minutos. Os participantes compreenderam a maioria dos itens (21) como previsto pelos pesquisadores, com exceção de oito itens. Em relação ao tempo de recordação estabelecido no instrumento, identificou-se que alguns estudantes tiveram dificuldade em recordar dos eventos ocorridos nos últimos três meses. Todos os itens do instrumento tiveram o tempo verbal modificado para o passado. Quatro itens apresentaram problemas no julgamento das afirmações e quatro tiveram problemas de compreensão. Após revisão das falas dos adolescentes e sugestões de mudança, os itens foram alterados para possibilitar melhor julgamento e compreensão. Relativo ao domínio de resposta, ocorreram constrangimentos com dois itens da escala. Como o instrumento foi elaborado para ser aplicado individualmente, sem o acompanhamento de um pesquisador, espera-se que esses sentimentos negativos ocorram em menor frequência. Conclui-se que com a aplicação das entrevistas cognitivas, foi possível aperfeiçoar oito itens da ESANa e compreender com maior clareza as experiências de Segurança Alimentar e Nutricional entre adolescentes.
Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional. Adolescentes. Escalas. Entrevista Cognitiva.

Abstract:
ABSTRACT
Data from WHO estimate that 723 million people live in food and nutritional insecurity. In Brazil, one of the population groups that present the greatest chance of presenting food insecurity are adolescents, who have life cycle characteristics that make them more exposed to food risk behaviors. The objective of this study was to understand the cognitive process of response to Food and Nutrition Security Scale for Adolescents (ESANa), using cognitive interviews as a method. The research was developed from may to october of 2018, with 26 students from the 9th grade of elementary education, from public and private schools, in Fortaleza - Ceará, Brazil. Participants had a mean age of 14.5 ± 0.9 years, predominantly female (69.2%). The majority (80.8%) studied in a neighborhood with a low Human Development Index. The duration of the cognitive interviews had an average of 20 minutes. Participants understood most of the items (21) as predicted by researchers, with the exception of eight items. Regarding the recall time established in the instrument, it was identified that some students had difficulty remembering the events occurred in the last three months. Therefore, all the items had the verbal time modified for the past. Four items presented problems in the judgment of the statements and four had problems of understanding. After reviewing the adolescent speeches and suggestions of change, the items were modified to allow better judgment and understanding. Regarding the response domain, there were constraints with two items in the scale. As the instrument was designed to be applied individually, without the follow-up of a researcher, these negative feelings are expected to occur less frequently. It was concluded that with the application of cognitive interviews, it was possible to improve eight items of ESANa and to understand with greater clarity the experiences of Food and Nutrition Security among adolescents.
Descriptors: Food security. Adolescentes. Scales. Cognitive interviewing.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DINIZ, RENATA BELIZÁRIO. ESCALA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE ENTREVISTA COGNITIVA. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1