Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HISTÓRIAS EM EVIDÊNCIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A MEMÓRIA COLETIVA

Autor(es):
SILVA, ANTONIO EDSONS SALES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é investigar o processo histórico da Ditadura Civil-Militar
(1964-1985) e sua relação com a memória coletiva, tendo como base o Livro Didático
de História do Ensino Médio. Considerando o período histórico dos anos 1960 como
fruto de uma época marcada por antagonismos políticos e ideológicos que se
inscreveram na memória coletiva de amplos setores sociais de nosso país, fizemos uma
escolha coerente com os acontecimentos que (re) lembram os 50 anos do Golpe de
Estado de 1964, cujas consequências de múltiplos efeitos ainda se fazem sentir no
cotidiano e na memória coletiva de determinados grupos sociais contemporâneos. A
perspectiva teórico-metodológica de análise se fundamenta no materialismo dialético
histórico-social e em teóricos como: Le Goff (2003), Ricoeur (2007), Pollak (1989),
Nora (1993), Halbwachs (2011), Rossi (2010), Jelin (2002), os quais refletiram sobre a
história, a memória e o esquecimento. Em diálogo com Marc Bloch (2001), para quem é
importante conhecer o passado; Maurice Halbwachs e a memória coletiva; Pierre Nora e
os lugares de memória; cotejamos o passado histórico-social da ditadura civil-militar na
perspectiva dos Livros Didáticos de História como suportes e lugares de memórias
socialmente compartilhadas. Na caracterização das experiências do ser social
historicamente atuante, travamos diálogo com Thompson (1981) e relacionamos essas
experiências ao processo de análise de nossas investigações sobre o regime militar e
suas contradições na perspectiva dos lugares de memórias expressos no Livro Didático
de História do Ensino Médio. Assim, discutiremos a importância que o livro didático
alcançou como instrumento de ensino bastante útil e indispensável aos estudantes do
ensino médio e do papel da escola no âmbito da sociedade capitalista brasileira. Ao
cabo de nossas análises, verificaremos que a história do regime civil-militar se relaciona
à memória coletiva à medida que os textos didáticos se utilizam de vários recursos
(hipertextos) didático-pedagógicos que fazem lembrar as marcas da memória em
determinados grupos sociais. Em relação aos alunos do ensino médio, discutiremos
suas dificuldades em se identificar com o passado repleto de memórias, dado que o seu
cotidiano histórico-social se expressa no tempo presente, sem quase ligação com o
passado e a memória histórica seletivamente compartilhada por outros grupos sociais.
Palavras-chave: Livro Didático. Ensino Médio. Memória. Ditadura Militar.

Abstract:
ABSTRACT
The purpose of this publication is to investigate the historical process of the Civil-
Military Dictatorship (1964-1985) and its relationship with a collective agenda, based
on the Didactic Book of History of High School. Considering the historical period of the
year 1960 as a result of a marked period of political and ideological antagonisms that
were inscribed in the collective memory of the broad social sectors of our country, we
made a coherent choice with the events that remember of 1964, the consequences of a
series of negative effects on everyday life and a collectivity of certain social groups.
The theoretical-methodological perspective of our research analysis is based on the
historical-social dialectic materialism and on theorists such as Le Goff (2003), Ricoeur
(2007), Pollak (1989), Nora (1993), Halbwachs, Rossi (2010), Jelin (2002), who
reflected on history, a memory and forgetfulness. In dialogue with Marc Bloch (2001),
for whom it is important to know the past; Maurice Halbwachs and a collective
memory; Pierre Nora and the places of memory; we compare the historic history of
social and military memories in the future of books. In the characterization of the
experiences of the historically active social being, the dialogue with Thompson (1981)
his investigations about the regime and its contradictions in the students' memory. Thus,
we argue the importance of the textbook as a model of teaching that is very useful and
indispensable for high school and the role of school within the framework of brazilian
capitalist society. At the end of our analyzes, we will verify that the history of the civilmilitary
regime is related to the collective memory as the didactic texts use several
didactic-pedagogical resources (hypertexts) that remind memory marks in certain social
groups. Regarding high school students, we will discuss that they hardly identify with
the memory-filled past, since their historical-social daily life is expressed in the present
time with almost no connection with the past and with the historical memory selectively
shared by other groups social policies.
Keywords: History. Memory. Textbook. Military dictatorship. High school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, ANTONIO EDSONS SALES DA. HISTÓRIAS EM EVIDÊNCIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A MEMÓRIA COLETIVA. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1