RESUMO
O objetivo desta pesquisa é investigar o processo histórico da Ditadura Civil-Militar
(1964-1985) e sua relação com a memória coletiva, tendo como base o Livro Didático
de História do Ensino Médio. Considerando o período histórico dos anos 1960 como
fruto de uma época marcada por antagonismos políticos e ideológicos que se
inscreveram na memória coletiva de amplos setores sociais de nosso país, fizemos uma
escolha coerente com os acontecimentos que (re) lembram os 50 anos do Golpe de
Estado de 1964, cujas consequências de múltiplos efeitos ainda se fazem sentir no
cotidiano e na memória coletiva de determinados grupos sociais contemporâneos. A
perspectiva teórico-metodológica de análise se fundamenta no materialismo dialético
histórico-social e em teóricos como: Le Goff (2003), Ricoeur (2007), Pollak (1989),
Nora (1993), Halbwachs (2011), Rossi (2010), Jelin (2002), os quais refletiram sobre a
história, a memória e o esquecimento. Em diálogo com Marc Bloch (2001), para quem é
importante conhecer o passado; Maurice Halbwachs e a memória coletiva; Pierre Nora e
os lugares de memória; cotejamos o passado histórico-social da ditadura civil-militar na
perspectiva dos Livros Didáticos de História como suportes e lugares de memórias
socialmente compartilhadas. Na caracterização das experiências do ser social
historicamente atuante, travamos diálogo com Thompson (1981) e relacionamos essas
experiências ao processo de análise de nossas investigações sobre o regime militar e
suas contradições na perspectiva dos lugares de memórias expressos no Livro Didático
de História do Ensino Médio. Assim, discutiremos a importância que o livro didático
alcançou como instrumento de ensino bastante útil e indispensável aos estudantes do
ensino médio e do papel da escola no âmbito da sociedade capitalista brasileira. Ao
cabo de nossas análises, verificaremos que a história do regime civil-militar se relaciona
à memória coletiva à medida que os textos didáticos se utilizam de vários recursos
(hipertextos) didático-pedagógicos que fazem lembrar as marcas da memória em
determinados grupos sociais. Em relação aos alunos do ensino médio, discutiremos
suas dificuldades em se identificar com o passado repleto de memórias, dado que o seu
cotidiano histórico-social se expressa no tempo presente, sem quase ligação com o
passado e a memória histórica seletivamente compartilhada por outros grupos sociais.
Palavras-chave: Livro Didático. Ensino Médio. Memória. Ditadura Militar.