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Repositório Institucional - UECE
Título:
FAIR TRADE COMO UMA INOVAÇÃO SOCIAL, DA TEORIA À PRÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS ORGANIZAÇÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autor(es):
SILVA, FÁBIO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
O desenvolvimento de estratégias e novas formas de integração social delineia-se a partir de propostas e novas ações voltadas para resolução dos problemas sociais e promoção do bem-estar da população. Entre essas propostas, está o fair trade, uma alternativa fundamentada na conservação ambiental e emancipação de pequenos produtores pelo pagamento de “preços justos” dos produtos numa relação ética entre consumidor-produtor, sendo considerado como uma inovação social. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo buscou descrever a dinâmica do fair trade nas organizações que aderiram ao sistema Fair Trade Internacional, com base nos princípios do comércio justo e das dimensões da inovação social e identificar porque houve o rompimento das transações comercias. O referencial teórico abordou os temas inovação social, fair trade e comércio justo e solidário. Foram analisadas quatro organizações do Estado do Rio Grande do Norte que conquistaram o selo fair trade. A coleta dos dados primários ocorreu junto aos produtores das organizações e consultor do SEBRAE por meio e entrevistas semiestruturadas e de anotações simultâneas e, posteriormente, foram coletados dados secundários em documentos oficiais, artigos, trabalhos acadêmicos e websites. O método de análise dos dados foi o qualitativo através da técnica de análise do conteúdo. Os resultados mostram que as experiências das organizações com o Fair Trade Internacional apresentam inúmeros propriedades das dimensões de inovação social. Os produtores passavam por um período de crise e descontinuidade. Houve o surgimento de um modelo de desenvolvimento emergente com a oportunidade de trabalhar em cooperação de forma coletiva. Essas modificações exigiram adaptação e novas práticas, uma vez que os produtores passaram por um período de mudanças em sua forma de trabalho e produção. Com isso as relações sociais tornaram mais fortes entre os membros de cada grupo e destes com outros atores externos às organizações. O processo de formação das cooperativas e de certificação fair trade contou com a mobilização e a participação de vários atores, os quais também proporcionaram uma aprendizagem coletiva, tanto em termos técnicos como em ternos de gestão, cívico e interpessoal principalmente para os agricultores. A solução proposta exigiu a formalização dos grupos que passaram a atuar segundo os princípios do associativismo, cooperativismo e da Economia Social ou Solidária. As experiências das organizações com o fair trade podem ser consideradas uma inovação de processos, produtos e organizacional, bem como uma inovação social local, pois buscou atender os interesses geral e coletivos e o bem comum dos produtores. Trabalhar com a exportação da produção gerou incerteza e resistência o que impediu o completo empoderamento por parte de alguns agricultores. A complexidade do processo aliado a cultura
local também acarretou em tensão e impulsionou o rompimento das relações comerciais. Outras restrições como a falta de capital de giro e capital para investimento; custos de produção elevados; mercado interno fortalecido; e falta de infraestrutura são colocados como motivações que justificam o fim das negociações com o fair trade. Houve tentativas de retomar as negociações por parte dos compradores, no entanto, não foi possível renovar os contratos comerciais.
Palavras-chave: Fair Trade Internacional. Inovação social. Dimensões da inovação social. Pequenos produtores. Cooperativa.

Abstract:
ABSTRACT
The development of strategies and new forms of social integration is based on proposals and new actions aimed at solving social problems and promoting the well-being of the population. Among these proposals are fair trade, an alternative based on environmental conservation and empowerment of small farmers to pay "fair prices" of products in an ethical relationship between consumer-producer, it is considered as a social innovation. Thus, the aim of this study was to describe the dynamics of fair trade in organizations that have joined the International Fair Trade system, based on the principles of fair trade and social dimensions of innovation and identify why there was the disruption of commercial transactions. The theoretical framework addressed the themes fair trade and social innovation. Four organizations from the State of Rio Grande do Norte that were awarded the Fair Trade Seal were analyzed. The primary data collection took place with producer’s organizations and SEBRAE consultant through interviews and semi-structured and simultaneous notes and later were collected secondary data on official documents, articles, academic papers and websites. The method of data analysis was qualitative through the technique of content analysis. The results show that the experiences of the organizations with Fair Trade International present numerous properties of the dimensions of social innovation. The producers went through a period of crisis and discontinuity. There was the emergence of an emerging development model with the opportunity to work cooperatively in a collective way. These changes required adaptation and new practices as producers underwent a period of changes in their work and production patterns. With this, social relations became stronger among the members of each group and of these with other external actors to the organizations. The process of formation of cooperatives and certification in fair trade involved the mobilization and participation of several actors, which also provided a collective learning, both in technical terms and in terms of management, civic and interpersonal, mainly for farmers. The proposed solution required the formalization of the groups that started to act according to the principles of associativism, cooperativism and the Social Economy or Solidarity. The experiences of organizations with fair trade can be considered an innovation of processes, products and organizational, as well as a local social innovation as it sought to meet the general and collective interests and the common good of the producers. Working with the export of production generated uncertainty and resistance, which prevented the full empowerment of some farmers. The complexity of the process allied with the local culture also brought on tension and impelled the rupture of the commercial relations. Other constraints such as lack of working capital and capital for investment; High production costs; Strengthened
domestic market; and lack of infrastructure are put as motivations that justify the end of the negotiations with the fair trade. There have been some attempts to resume commercial relations by buyers, however, it was not possible to renew commercial contracts.
Keywords: International Trade Fair. Social innovation. Dimensions of social innovation. Small producers. Cooperative.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, FÁBIO DA. FAIR TRADE COMO UMA INOVAÇÃO SOCIAL, DA TEORIA À PRÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS ORGANIZAÇÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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