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Repositório Institucional - UECE
Título:
PARA ALÉM DE UM EVENTO DE ARTES: A ANTI-HISTORY DE UMA ORGANIZAÇÃO ARTÍSTICA

Autor(es):
BEZERRA, MARIANA MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Consideremos, nesse estudo, o Salão de Abril enquanto organização artística que se constitui a
partir de interações em rede, para além de um evento de artes. Nesse sentido, intercalamos os
debates sobre História e Estudos Organizacionais, além das noções de organizações artísticas,
arte e política, e da abordagem teórica-metodológica que optamos por seguir, a ANTi-History.
Entendendo essas imbricações, questionamos: como diferentes atores e práticas históricas
emergiram e se organizam em rede? A partir disso buscamos compreender o organizar dos
atores em rede e das múltiplas práticas históricas que influenciaram no tempo a organização
artística Salão de Abril. A metodologia utilizada foi de caráter histórico, tendo como fonte
documentos e arquivos históricos coletados e como construtos de análise os propostos pela
abordagem: os pontos de oscilação passado–história, ator–rede, humanos–não-humanos–
híbridos, pesquisador–traços do passado, e inscrição histórica–formação de leitura; e os
princípios de simetria, relacionismo e multiplicidade. Nos achados do trabalho evidenciamos
os atores que influenciaram a organização, articulando também aqueles que foram silenciados.
Ressaltamos o caráter político do Salão de Abril, que emerge nas associações e oscilações dos
atores em rede, revelando relacionais e múltiplas versões históricas e práticas no decorrer de
sua trajetória. Ademais, pluralizamos a organização e o entendimento dela ao apresentar
alternativas a versões de um passado, reverberando nas suas relações tecidas com a cidade e
nos mecanismos de políticas públicas.
Palavras-chave: ANTi-History. Historic Turn. Pontos de oscilação. Organização artística.
Salão de Abril.

Abstract:
ABSTRACT
Seeing it beyond an arts event, in this work, we considered the April Exhibition as an arts
organization formed from network interactions. In this context, we interweave debates on
History and Organizational Studies, in addition to notions of arts, public policies, and arts
organization, through the theoretical-methodological approach we chose to follow, ANTi-
History. From the understanding of these imbrications, we ask: how did different actors and
historical practices emerge and organize themselves in a network? From this, we seek to
understand the actors' organization network and the multiple historical practices that influenced
the arts organization April Exhibition over time. The employed methodology was based on
historical documents and archives. As constructs of analysis, we used those proposed by the
ANTi-History approach: the five sites of oscillation, past-history, actor-network, humannonhuman,
researcher-traces of the past, and historical inscription-reading formation; followed
by the principles of symmetry, relationalism, and multiplicity. In our findings we show multiple
actors that influenced the organization, articulating those who were silenced. We emphasize the
political character of the April Exhibition, which emerges in the associations and oscillations
of the actors’ network, revealing relational and multiple historical accounts and practices in the
course of its trajectory. In addition, we pluralized the organization and the understanding of it
by presenting alternatives to accounts of the past, reverberating in its relationships with the city
and in mechanisms for public policies.
Keywords: ANTi-History. Historic turn. Sites of oscillation. Arts Organization. April
Exhibition.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BEZERRA, MARIANA MAIA. PARA ALÉM DE UM EVENTO DE ARTES: A ANTI-HISTORY DE UMA ORGANIZAÇÃO ARTÍSTICA. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 27 de novembro de 2021

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