RESUMO
Fábulas são narrativas breves que possuem uma estrutura fixa, apresentam em grande
maioria os animais como protagonistas com particularidades humanizadas. As fábulas
surgiram para denunciar e alertar os indivíduos sobre injustiça, a miséria e o
desequilíbrio presente numa determinada época. No decorrer dos séculos, sofreram
modificações e traduções e na contemporaneidade são utilizadas nas escolas, dedicadas
principalmente no ensino fundamental, como indica os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), no documento, essas narrativas fazem parte dos conteúdos gerais do
primeiro ciclo. Partindo deste cenário, tivemos como principal analisar as ideologias
presentes nas fábulas e de que modo contribuem para a formação humana integral ou
apenas reproduzindo os interesses do sistema de produção capitalista. Para
respondermos a tal, realizamos uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico e
documental, utilizando os PCNs e autores que aludem à temática, como: Vigotski,
Lukács, Caton, entre outros. Embasamos nossos estudos no materialismo histórico
dialético, que apresenta o trabalho como categoria que funda o ser social e os demais
complexos existentes. Dito isto, nos atentamos ao complexo do trabalho, que é a base
para compreendermos as categorias basilares acerca do objeto, que são: educação,
ideologia e linguagem. Para nos aproximarmos ao máximo da realidade objetiva, dentro
dos limites de uma dissertação, analisamos algumas fábulas de Esopo presentes nos
livros didáticos da Escola José Eneias Pinheiro, localizada em Milhã-CE. Ousamos
adiantar que as discussões estabelecidas nesse estudo podem contribuir com a formação
de professores, permitindo-lhes conhecer as fábulas por um viés crítico, para, dessa
forma, utilizarem-nas com maior segurança e propriedade em suas práticas educativas.
Palavras-chave: Fábula. Esopo. Trabalho. Educação.