Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO.

Autor(es):
SOUZA, SARLENE GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Este estudo buscou analisar as implicações da formação diferenciada em pesquisa obtida por meio da participação dos discentes da graduação em programas de iniciação científica, ao ingressarem em cursos de pós-graduação stricto sensu no patamar de mestrado. Com este objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo documental, de abordagem quantitativa, no ano de 2015, nos 15 cursos de mestrado acadêmico da Universidade Estadual do Ceará sediados em Fortaleza. Buscou-se identificar diferenças entre discentes egressos e não egressos de iniciação científica nos quesitos - seleção, produção científica e conclusão do curso. Foram analisados na primeira etapa da pesquisa dados relacionados a 729 discentes (seleção); na segunda, a 215 (produção científica); e na terceira, a 142 (conclusão do curso). Os documentos analisados foram disponibilizados pelas coordenações dos cursos e correlacionados com o Currículo Lattes de cada discente. Como resultado, identificou-se que a composição da maior parte das turmas estudadas é formada por mais discentes não egressos de iniciação científica, o percentual de discentes egressos, no entanto, apresenta melhores taxas de aprovação em todos os cursos e em todas as etapas do processo seletivo. Na produção científica, discentes egressos têm mais produtos; com relação as áreas de origem, cursos da Saúde detém mais publicações que as demais. Na conclusão do curso, egressos de iniciação científica qualificaram e defenderam as dissertações em menor tempo que os não egressos. Evidenciou-se que a passagem do aluno pela iniciação científica implica positivamente no seu curso de pós-graduação. Nesse sentido, estratégias de melhorias da pós-graduação nacional se encontram também articuladas a investimentos na formação basilar de pesquisadores no âmbito da iniciação científica.
Palavras-chave: Formação Diferenciada. Formação para a Pesquisa. Iniciação Científica. Mestrado Acadêmico.

Abstract:
ABSTRACT
The aim of this research is to analyze the implications of special training in research, developed through the participation of undergraduate students in scientific research initiation programs, at the moment of their admission to graduate studies, particularly in academic master’s degree programs. For this purpose, in 2015, a documentary research with quantitative approach was carried out in the 15 academic master's degree courses at Ceará State University [Universidade Estadual do Ceará] offered in Fortaleza. The differences between students who participated in scientific research initiation and those who did not were investigated regarding the following aspects: selection, scientific production and course completion. Data concerning 729 students were analyzed in the first step of the research (selection); in the second step, data concerning 215 students were analyzed (scientific production); and, in the third one, data from 142 students were analyzed (course completion). The analyzed documents were provided by the courses’ coordination offices and correlated with each student’s Lattes Platform Curriculum Vitae. As a result, it was found that most of the groups studied are composed of students who did not participate in scientific research initiation; however, the percentage of those who completed scientific research initiation has better approval rates in all the courses and in all steps of the selective process. With respect to scientific production, students who completed initiation have a higher production; in regards to study fields, Health courses have more publications than the other fields. At course completion, students who participated in scientific research initiation finished their proposals and defended their thesis in a shorter period of time than those who did not. It was demonstrated that scientific research initiation has positive implications for students during their graduate studies course. Considering the foregoing, strategies for improving national graduate studies are also connected with investments in basic training for researchers within the scope of scientific research initiation.
Keywords: Special Training. Research Education. Scientific Research Initiation. Academic Master’s Degree.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, SARLENE GOMES DE. A FORMAÇÃO DIFERENCIADA EM EGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO.. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1