RESUMO
Este estudo versa sobre a problemática da Filosofia e seu Ensino, com ênfase no papel que
esta disciplina tem desempenhado na formação dos jovens no Ensino Médio, enquanto
elemento de formação humana, crítica e investigativa da realidade. O desenvolvimento desta
reflexão se tornou fundamental, ao passo que nos permitiu compreender os limites e
possibilidades da formação filosófica a partir da ótica destes sujeitos. A pesquisa foi
desenvolvida tendo por base o materialismo histórico-dialético, visto como direcionamento
metodológico que nos viabilizou a realização de um processo investigativo, que buscou
entender o objeto em questão, confrontando-o sob a análise das várias dimensões que o
configuram. Para tanto, realizamos revisão bibliográfica fundamentada a partir dos escritos de
autores como: Rodrigues (2002), Ghedin (2002), Paviani (2002), Kohan (2002), Schneider
(2002), Severino (2002), Gallo (2012), Aspis (2004), dentre outros. Em concomitância,
empreendeu-se pesquisa documental, direcionada à observância dos delineamentos legais e
político-estruturais dispostos para a etapa do ensino médio, em especial para o ensino da
Filosofia no âmago do cenário histórico e educacional brasileiro. A pesquisa de campo
caracterizou-se por meio de aplicação de questionários semiabertos, aplicados junto aos
alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual, localizada no município de
Crato/CE. A escolha da instituição tomou como critérios sua disponibilidade para o
desenvolvimento da investigação e a realização de ocupações de estudantes no ano de 2016,
destacando-se como elemento diferenciador em relação às demais escolas. De nosso diálogo
com a juventude foi possível confrontar seu posicionamento referente a seu processo
educativo, à instituição na qual estiveram inseridos, concepções concernentes ao referido
movimento de ocupação, projetos de futuro, bem como sua percepção sobre a Filosofia, sua
importância e possíveis contribuições a seu trajeto formativo e identitário. Foi possível
perceber que o campo de conhecimentos filosóficos se encontra dimensionado em uma
estrutura educacional que dificulta em grande medida a realização de uma formação que os
instigue na profundidade de compreensão requerida ao exercício de pensar filosoficamente.
Porém, mesmo diante de muitos entraves observados, é perceptível que estes educandos têm
conseguido, ao menos em parte, aproximar-se da Filosofia, atribuindo importância a esta
disciplina em seu processo formativo como, também, percebendo as contribuições deste
campo na modificação de suas formas de conceber o mundo e a si mesmos.
Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Nível Médio. Juventudes.