Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS JOVENS

Autor(es):
OLIVEIRA, MARIA ELYARA LIMA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Este estudo versa  sobre a problemática da Filosofia e seu Ensino, com  ênfase  no papel que 
esta  disciplina  tem  desempenhado  na  formação  dos  jovens  no  Ensino  Médio,  enquanto 
elemento de formação humana, crítica e investigativa da realidade.  O desenvolvimento desta 
reflexão  se  tornou  fundamental,  ao  passo  que  nos  permitiu  compreender  os  limites  e 
possibilidades  da  formação  filosófica  a  partir  da  ótica  destes  sujeitos.  A  pesquisa  foi 
desenvolvida  tendo  por  base  o  materialismo  histórico-dialético,  visto  como  direcionamento 
metodológico  que  nos  viabilizou  a  realização  de  um  processo  investigativo,  que  buscou 
entender  o  objeto  em  questão,  confrontando-o  sob  a  análise  das  várias  dimensões  que  o 
configuram. Para tanto,  realizamos revisão bibliográfica fundamentada a partir dos escritos de 
autores  como:  Rodrigues  (2002),  Ghedin  (2002),  Paviani  (2002),  Kohan  (2002),  Schneider 
(2002),  Severino  (2002),  Gallo  (2012),  Aspis  (2004),  dentre  outros.  Em  concomitância, 
empreendeu-se  pesquisa  documental,  direcionada  à  observância  dos  delineamentos  legais  e 
político-estruturais  dispostos  para  a  etapa  do  ensino  médio,  em  especial  para  o  ensino  da 
Filosofia  no  âmago  do  cenário  histórico  e  educacional  brasileiro.  A  pesquisa  de  campo 
caracterizou-se  por  meio  de  aplicação  de  questionários  semiabertos,  aplicados  junto  aos 
alunos  do  3º  ano  do  Ensino  Médio  em  uma  escola  estadual,  localizada  no  município  de 
Crato/CE.  A  escolha  da  instituição  tomou  como  critérios  sua  disponibilidade  para  o 
desenvolvimento da investigação e  a realização de ocupações de estudantes no ano de 2016, 
destacando-se como elemento diferenciador em relação  às demais escolas.  De nosso diálogo 
com  a  juventude  foi  possível  confrontar  seu  posicionamento  referente  a  seu  processo 
educativo,  à  instituição  na  qual  estiveram  inseridos,  concepções  concernentes  ao  referido 
movimento de ocupação, projetos de futuro, bem como sua percepção sobre a Filosofia, sua 
importância  e  possíveis  contribuições  a  seu  trajeto  formativo  e  identitário.  Foi  possível 
perceber  que  o  campo  de  conhecimentos  filosóficos  se  encontra  dimensionado  em  uma 
estrutura educacional que dificulta em grande medida a realização de uma formação que os 
instigue na profundidade de compreensão requerida ao  exercício de pensar filosoficamente. 
Porém, mesmo diante de muitos  entraves observados, é perceptível que estes educandos têm 
conseguido,  ao  menos  em  parte,  aproximar-se  da  Filosofia,  atribuindo  importância  a  esta 
disciplina  em  seu  processo  formativo  como,  também,  percebendo  as  contribuições  deste 
campo na modificação de suas formas de conceber o mundo e a si mesmos. 
Palavras-chave: Filosofia. Ensino. Nível Médio. Juventudes. 

Abstract:
ABSTRACT
This study deals with the problematic of Philosophy and its Teaching, with emphasis on the 
role that this discipline has played in the  formation of  young people in High School, as an 
element  of  human  formation,  critical  and  investigative  reality.  The  development  of  this 
reflection became fundamental while allowing us to understand the limits and possibilities of 
philosophical formation from the perspective of these subjects. The research was developed 
based on historical-dialectical materialism, seen as methodological guidance that enabled us 
to  carry  out  an  investigative  process  that  seeks  to  understand  the  object  in  question, 
confronting  it  under  the  analysis  of  the  various  dimensions  that  configure  it.  For  this,  we 
perform a literature review based on the writings of authors such as Rodrigues (2002), Ghedin 
(2002),  Paviani  (2002),  Kohan  (2002),  Schneider  (2002),  Severino  (2012),  Aspis  (2004) 
among others. At the same time, documentary research was undertaken, aimed at observing 
legal  and  political-structural  delineations  for  the  high  school  stage,  and  especially  for  the 
teaching of philosophy at the heart of the Brazilian historical and educational scenario. The 
field research was characterized by the application of semi-open questionnaires, applied to the 
students of the 3rd year of high school, in a state school, located in the city of Crato / CE. The 
choice of the institution took as criteria the availability of the same for the development of the 
research and the accomplishment of occupations of students in the year 2016, standing out as 
a differentiating element in relation to the other schools. From our dialogue with the youths, it 
was possible to confront their positions regarding their educational process, the institution in 
which  they  were  inserted,  conceptions  concerning  the  referred  movement  of  occupation, 
future  projects,  as  well  as  their  perception  about  philosophy,  its  importance  and  possible 
contributions to their formative and identity path. It was possible to perceive that the field of 
philosophical  knowledge  is  dimensioned  to  an  educational  structure  that  hinders  to  a  great 
extent the accomplishment of a formation that instills the depth of understanding required to 
the  exercise  of  thinking  philosophically.  However,  even  in  the  face  of  many  observed 
obstacles,  it  is  noticeable  that  these  students  have  been  able,  at  least  in  part,  to  approach 
philosophy,  attributing  importance  to  this  discipline  in  their  formative  process,  as  well  as 
perceiving the contributions of this field in modifying their ways of conceiving the world and 
themselves.
Keywords: Philosophy. Teaching. High school. Youth.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
OLIVEIRA, MARIA ELYARA LIMA DE. ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A PERSPECTIVA DOS JOVENS. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1