RESUMO
A formação do nutricionista é regulada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
para o Curso de Nutrição propostas em 2001, que preconizam a formação generalista,
humanista, crítica e reflexiva, que permita ao nutricionista desenvolver competências
para integrar as equipes multiprofissionais de saúde. Este estudo teve por objetivo
analisar o processo formativo da graduação em Nutrição em uma Instituição de Ensino
Superior privada em Fortaleza-CE, na perspectiva da atuação na área da Saúde
Coletiva. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso, com abordagem
qualitativa, no período de março a setembro de 2018. Foram sujeitos da pesquisa 24
docentes que ministram disciplinas do campo da Saúde Coletiva. As informações
foram coletadas a partir de fontes documentais: Projeto Pedagógico do Curso e planos
de ensino das disciplinas e por meio de entrevistas. Os dados foram analisados pela
análise temática tendo como parâmetros de análise as DCN e a Resolução 600/201
do Conselho Federal de Nutrição. Os resultados revelam que: predominam os
conteúdos biologicistas nas disciplinas relacionadas à nutrição em Saúde Coletiva,
embora de maneira geral estas sejam coerentes com as DCN; o Projeto Pedagógico
do Curso está conforme as DCN, entretanto, foram identificadas algumas fragilidades
no processo formativo dentre eles tendência do curso para a área da nutrição clínica;
O desconhecimento de docentes sobre os principais documentos que norteiam a
formação do nutricionista; o foco do Curso nos determinantes biológicos da doença.
Concluímos que há fragilidades no processo formativo quando se analisa na
perspectiva da formação para a área da Saúde Coletiva, resultado comum a outros
estudos que contemplaram este mesmo objeto. Sendo portanto a formação de
nutricionistas com competências e habilidades para atuação nesta área um desafio
posto para a formação desta categoria profissional.
Palavras-chave: Nutricionista. Processo Formativo. Saúde Coletiva.