Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DA GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM FORTALEZA-CE

Autor(es):
SOUZA, ANDERSON ISMAEL BESERRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
A formação do nutricionista é regulada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
para o Curso de Nutrição propostas em 2001, que preconizam a formação generalista,
humanista, crítica e reflexiva, que permita ao nutricionista desenvolver competências
para integrar as equipes multiprofissionais de saúde. Este estudo teve por objetivo
analisar o processo formativo da graduação em Nutrição em uma Instituição de Ensino
Superior privada em Fortaleza-CE, na perspectiva da atuação na área da Saúde
Coletiva. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo de caso, com abordagem
qualitativa, no período de março a setembro de 2018. Foram sujeitos da pesquisa 24
docentes que ministram disciplinas do campo da Saúde Coletiva. As informações
foram coletadas a partir de fontes documentais: Projeto Pedagógico do Curso e planos
de ensino das disciplinas e por meio de entrevistas. Os dados foram analisados pela
análise temática tendo como parâmetros de análise as DCN e a Resolução 600/201
do Conselho Federal de Nutrição. Os resultados revelam que: predominam os
conteúdos biologicistas nas disciplinas relacionadas à nutrição em Saúde Coletiva,
embora de maneira geral estas sejam coerentes com as DCN; o Projeto Pedagógico
do Curso está conforme as DCN, entretanto, foram identificadas algumas fragilidades
no processo formativo dentre eles tendência do curso para a área da nutrição clínica;
O desconhecimento de docentes sobre os principais documentos que norteiam a
formação do nutricionista; o foco do Curso nos determinantes biológicos da doença.
Concluímos que há fragilidades no processo formativo quando se analisa na
perspectiva da formação para a área da Saúde Coletiva, resultado comum a outros
estudos que contemplaram este mesmo objeto. Sendo portanto a formação de
nutricionistas com competências e habilidades para atuação nesta área um desafio
posto para a formação desta categoria profissional.
Palavras-chave: Nutricionista. Processo Formativo. Saúde Coletiva.

Abstract:
ABSTRACT
The training of the nutritionist is regulated by the National Curriculum Guidelines (DCN)
for the Nutrition Course proposed in 2001, which advocates generalist, humanistic,
critical and reflexive training that allows the nutritionist to develop skills to integrate
multiprofessional health teams. This study aimed at analyzing the formative process of
graduation in Nutrition in a Private Higher Education Institution in Fortaleza-CE, from
the perspective of acting in the Public Health area. The research was developed
through a case study, with a qualitative approach, from March to September, 2018.
The research subjects were teachers who minister in the fields of Public Health. The
information was collected from documentary sources: Pedagogical Project of the
Course and plans of teaching of the disciplines and through interviews. The data were
analyzed by the thematic analysis having as parameters of analysis the NCDs and
Resolution 600/201 of the Federal Council of Nutrition. The results reveal that: the
biological contents predominate in the disciplines related to Nutrition in Collective
Health, although in general these are consistent with the NCDs; the Pedagogical
Project of the Course is in accordance with the DCN, however, some weaknesses were
identified in the training process, among them the course trend for the clinical nutrition
area; The lack of knowledge of teachers about the main documents that guide the
formation of the nutritionist; the focus of the course on the biological determinants of
the disease. We conclude that there are weaknesses in the formative process when it
is analyzed in the perspective of the formation for the Collective Health area, common
result to other studies that contemplated this same object. Being therefore the training
of nutritionists with skills and abilities to act in this area a challenge put to the formation
of this professional category.
Keywords: Nutritionist. Formative Process. Public health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, ANDERSON ISMAEL BESERRA DE. ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO DA GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA PERSPECTIVA DA ATUAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA EM FORTALEZA-CE. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1