Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O CONCEITO DE ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autor(es):
SOUSA, CLEÂNGELA OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO
Os conhecimentos geométricos são de suma importância para a formação humana e
é  um  fator  de  inclusão  na  vida  moderna.  Contudo,  as  escolas  brasileiras  ainda 
passam  por  dificuldades  para  desenvolver  as  capacidades  geométricas  dos 
educandos.  Os  resultados  desta  pesquisa  indicam  que  os  professores  necessitam 
ampliar os seus conhecimentos conceituais sobre a Geometria e que a formação de 
professores  é  um  ambiente  propício  para  desencadear  reflexões  e  saberes  que 
visam o desenvolvimento  docente, tanto  em termos pessoais  quanto profissionais, o 
que  poderá  resultar  em  um  melhor  ensino.  Este  estudo  objetivou  analisar  as 
contribuições  da  Teoria  da  Aprendizagem  Significativa  (TAS)  na  formação 
continuada de professoras pedagogas que ensinam Matemática no 1º ano do Ensino 
Fundamental. Trabalhamos com a hipótese de que a teoria ausubeliana favorece um 
trabalho docente com conceitos relativos ao espaço em geometria, com  elementos 
para  uma  aprendizagem  mais  significativa.  A  pesquisa  é  de  cunho  qualitativo  e
envolveu  duas  professoras  de  duas  escolas  municipais  de  Jijoca  de 
Jericoacoara/Ceará.  Adotou-se  como  metodologia  a  pesquisa-ação  formativa, 
organizada  em  momentos  de  observação  de  aulas  e  sessões  reflexivas  antes  e 
depois  dos  encontros  formativos  e  a  própria  formação  continuada  em  si.  Para  a 
análise de dados coletados, optou-se como aporte teórico os princípios da TAS, com
base  nos  estudos  de  Ausubel,  cujas  categorias  foram:  o  aprendiz  deve  ter 
intencionalidade para aprender;  só se aprende significativamente a partir do que já 
se  sabe  (subsunçores  -  conhecimento  prévio  espaço  e  TAS);  material  de  ensino 
deve ser potencialmente significativo; organizadores prévios como pontes cognitivas 
se  utilizando  a  TAS;  e  diferenciação  progressiva  e  reconciliação  integradora.  Os 
resultados  indicaram  que  a  formação  possibilitou  conhecimento  sobre  a  TAS  e 
mobilizou  saberes  já  existente  das  professoras  sobre  o  conteúdo  do  espaço  em 
Geometria.  Aprofundou e desencadeou reflexões sobre o ensino, contribuindo para 
uma  aprendizagem  significativa.  Vislumbrou-se,  ainda,  indícios  de  mudanças  no 
planejamento  das  aulas  e  na  prática  das  professoras,  pautadas  nas  discussões  e 
nos  novos  conhecimentos  construídos  no  decorrer  das  atividades  formativas, 
destacando  o  desejo  e  a  necessidade  de  continuidade  dos  estudos  sobre  os 
assuntos  abordados.  Evidenciou-se  na  pesquisa  o  envolvimento  voluntário,  a 
colaboração  e  o  respeito  entre  as  docentes,  o  potencial  de  trabalho  e  a  reflexão 
9
coletiva. Destacou-se que o trabalho pode contribuir para a formação matemática de 
professores  que  ensinam  nos  anos  iniciais  e  enriquecer  o  debate  acerca  das 
contribuições  que  a  TAS  Significativa  pode  trazer  para  o  ensino  do  espaço  em 
Matemática.
Palavras-chave:  Conceito de Espaço. Formação continuada de professores.  Teoria 
da Aprendizagem Significativa.

Abstract:
ABSTRACT
Geometric knowledge is of utmost importance for human formation  and is a factor of 
inclusion in modern life, however, Brazilian  schools still have difficulties to develop 
the  geometric  abilities  of  learners.  The  research  indicates  that  teachers  need  to 
broaden their conceptual knowledge about Geometry and that teacher  training is an 
environment  conducive  to  triggering  reflections  and  knowledge  that  aim  at  teacher 
development  in  personal  as  well  as  professional  terms,  which  may  result  in  better 
teaching.  This  study  aimed  to  analyze  the  contributions  of  Significant  Learni ng 
Theory  in  the  continuing  education  of  teachers  who  teach  mathematics  in  the  1st 
year of Elementary School. We work with the hypothesis that the ausubelian theory 
favors a teaching work with concepts related to space in geometry plus elements for 
a  more  meaningful  learning.  The  research  is  qualitative  and  involved  two  teachers 
from  two  municipal  schools  in  Jijoca  de  Jericoacoara  /  Ceará.  It  was  adopted  a 
methodology  of  formative  research-action,  organized  in  moments  of  observation  of 
classes  and  reflexive  sessions  before  and  after  the  formative  meetings  and  the 
continuous  formation  itself.  For  the  analysis  of  data  collected  in  the  research,  the 
principles of Significant Learning Theory were based on the Ausubel studies, whose 
categories  were:  the  learner  must  have  intentionality  to  learn;  One  only  learns 
significantly from what is already known (subsumptions  -  prior space knowledge and 
SAT);  Teaching  material  should  be  potentially  meaningful;  Previous  organizers  as 
cognitive  bridges  using  SAD  and  progressive  differentiation  and  integrative 
reconciliation.  The  results  indicated  that  the  formation  made  possible  knowledge 
about the TAS and mobilized the already existing knowledge of the teachers about 
the  content of  space  in  geometry,  deepened  and  triggered  ref lections  on  teaching, 
contributing to a meaningful learning. There were also indications of changes in class 
planning and in the practice of teachers, based on discussions and new knowledge 
built during the formative activities, highlighting the desire and  the need for continuity 
of  studies  on  the  subjects  addressed.  Voluntary  involvement,  collaboration  and 
respect among teachers, work potential and collective reflection were shown in the 
research. It was highlighted that the work can contribute to the math ematical training 
of teachers who teach in the early years and enrich the debate about the 
11
contributions  that  the  Theory  of  Significant  Learning  can  bring  to  the  teaching  of 
space in Mathematics.
Keywords:  Continuing  training  of  teachers.  Meaningful  learning  theory.Space 
concept.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, CLEÂNGELA OLIVEIRA. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O CONCEITO DE ESPAÇO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1