RESUMO
Os conhecimentos geométricos são de suma importância para a formação humana e
é um fator de inclusão na vida moderna. Contudo, as escolas brasileiras ainda
passam por dificuldades para desenvolver as capacidades geométricas dos
educandos. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores necessitam
ampliar os seus conhecimentos conceituais sobre a Geometria e que a formação de
professores é um ambiente propício para desencadear reflexões e saberes que
visam o desenvolvimento docente, tanto em termos pessoais quanto profissionais, o
que poderá resultar em um melhor ensino. Este estudo objetivou analisar as
contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) na formação
continuada de professoras pedagogas que ensinam Matemática no 1º ano do Ensino
Fundamental. Trabalhamos com a hipótese de que a teoria ausubeliana favorece um
trabalho docente com conceitos relativos ao espaço em geometria, com elementos
para uma aprendizagem mais significativa. A pesquisa é de cunho qualitativo e
envolveu duas professoras de duas escolas municipais de Jijoca de
Jericoacoara/Ceará. Adotou-se como metodologia a pesquisa-ação formativa,
organizada em momentos de observação de aulas e sessões reflexivas antes e
depois dos encontros formativos e a própria formação continuada em si. Para a
análise de dados coletados, optou-se como aporte teórico os princípios da TAS, com
base nos estudos de Ausubel, cujas categorias foram: o aprendiz deve ter
intencionalidade para aprender; só se aprende significativamente a partir do que já
se sabe (subsunçores - conhecimento prévio espaço e TAS); material de ensino
deve ser potencialmente significativo; organizadores prévios como pontes cognitivas
se utilizando a TAS; e diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Os
resultados indicaram que a formação possibilitou conhecimento sobre a TAS e
mobilizou saberes já existente das professoras sobre o conteúdo do espaço em
Geometria. Aprofundou e desencadeou reflexões sobre o ensino, contribuindo para
uma aprendizagem significativa. Vislumbrou-se, ainda, indícios de mudanças no
planejamento das aulas e na prática das professoras, pautadas nas discussões e
nos novos conhecimentos construídos no decorrer das atividades formativas,
destacando o desejo e a necessidade de continuidade dos estudos sobre os
assuntos abordados. Evidenciou-se na pesquisa o envolvimento voluntário, a
colaboração e o respeito entre as docentes, o potencial de trabalho e a reflexão
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coletiva. Destacou-se que o trabalho pode contribuir para a formação matemática de
professores que ensinam nos anos iniciais e enriquecer o debate acerca das
contribuições que a TAS Significativa pode trazer para o ensino do espaço em
Matemática.
Palavras-chave: Conceito de Espaço. Formação continuada de professores. Teoria
da Aprendizagem Significativa.